Como saber o tipo de diabetes, se não existe sintomas da doença?
Olá. Existem 2 tipos, basicamente, de diabete, Tipo 1, que geralmente começa na infância e necessita de insulina e Tipo 2, que começa mais tarde principalmente em pessoas obesas. Há variações clínicas menos frequentes. Quanto a sua pergunta, se não existem sintomas da doença é provável que você não seja diabético ou está apresentando alguns exames de laboratório alterados e que podem indicar que você evoluirá para o Tipo 2. Procure seu médico se for isto, ele te orientará e será possível evitar que a doença se estabeleça.

Olá, boa tarde.
Chamamos o Diabetes de doença silenciosa pois inicialmente o paciente não sentirá nenhuma alteração, mas com o tempo os sintomas aparecem. Além de comprometer o coração, rins e a visão, o Diabetes muito descontrolado leva à perda de peso, sede e urina excessivas e aumenta a chance de infecções.
Hoje sabemos que existem vários tipos de diabetes. Diante de um paciente com exames alterados que confirmem o Diabetes, a história da evolução da doença , idade e história familiar nos levam a diagnistica-lo com um tipo específico de Diabetes.
Grosseiramente falando o tipo 1 acontece entidades mais jovens, geralmente com muitos sintomas e não tem cura. O tipo 2 geralmente acontece por ganho de peso, alimentação inadequada e sedentarismo. O tipo 2 inicialmente pode passar desapercebido (sem sintomas), mas já alterando os exames.
Procure seu médico.
Espero ter ajudado

Especialistas em Diabetes

Bianca Oliveira

Bianca Oliveira

Nutricionista, Terapeuta complementar

Nova Iguaçu

Manuela da Costa Ribeiro

Manuela da Costa Ribeiro

Nutricionista

Fortaleza

Priscilla Mussi

Priscilla Mussi

Geriatra

Brasília

Karina Maciel Zen Cunha

Karina Maciel Zen Cunha

Endocrinologista

Limeira

Nayara Karla

Nayara Karla

Nutricionista

Belo Horizonte

Zoraide Jacinto

Zoraide Jacinto

Nutricionista

Maceió

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Diabetes

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.