como se forma a colelitiase?

2 respostas
como se forma a colelitiase?
Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Ocorre devido a um desbalanço dos sais biliares que formam a bile produzida pelo fígado, ocorrendo sua precipitação e formação de cálculos que podem se desde grande e único até pequenos e numerosos, ou mesmo uma bile mais espessa, chamada de barro biliar. As causas de sua formação costumam se multifatoriais, mas algumas condições aumentam às chances de desenvolver, como emagrecimento rápido, diabetes, sexo feminino, algumas medicações como os anticoncepcionais e tendência familiar, por exemplo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Clarissa Alster Vicente
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São Paulo
Essa pergunta foi questão da minha prova de residência há alguns anos atrás. Existem 3 componentes principais na bile: fosfolipídeos(lecitina é o principal), colesterol e sais biliares. Ora, a pedra na vesícula se forma porque concentra mais colesterol e sais biliares. Isso porque se concentra mais lecitina e sais biliares, estes solublizam a lecitina e nenhuma pedra se forma. O colesterol quando incorporado com as micelas de lecitina+sais biliares também é solúvel. A maior parte dos pacientes com pedras na vesícula tem baixo nível de sais biliares. As pedras podem aparecer com a idade, comum em mulheres, usuárias de anticoncepcional ou hormônios da menopausa, diabete, obesidade, hereditariedade, dieta gordurosa, cirurgia de retirada do íleo (intestino), remédio de colesterol (clofibrato), cirurgia de vagotomia e obesidade, rápida perda de peso, sendentarismo. O interessante é que café, nozes, estatinas e vitamina C diminuem o risco de pedras na vesícula.

Especialistas

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Generalista

Niterói

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

Cirurgião geral

Barreiras

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Porto Alegre

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Brusque

Pedro Luiz Bertevello

Pedro Luiz Bertevello

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 164 perguntas sobre Colelitíase
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.