Como se pode tratar a dislexia?

6 respostas
Como se pode tratar a dislexia?
 Karina Petroli
Psicólogo
Bento Gonçalves
O tratamento para a dislexia exige a participação de vários especialistas em áreas como a psicologia, pedagogia, fonoaudiologia e assim por diante. Isso tudo para ajudar o paciente a superar na medida do possível o comprometimento no mecanismo da leitura, da expressão da escrita ou da matemática. Ainda não foi possível descobrir a cura para a dislexia, por tanto é importante manter o tratamento para evitar maiores prejuízos mesmo sendo um processo longo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 José Machado
Psicanalista
Blumenau
Existem várias quasificações de dislexia, uma da mais comuns no consultório é o de desordem da leitura e escrita. Ocorrendo contras por ex: b por d, ou pronuncia fonética, ( Disfonética ).
 Bruno Matos
Psicanalista, Psicólogo
Fortaleza
O diagnóstico da dislexia é tão delicado quanto o da hiperatividade, por exemplo, e a medida que o paciente vai se identificando a um rótulo como esse maiores os riscos de fixação num sintoma que pode não ter qualquer causa neurólogica.
No filme "Como Estrelas na Terra - Toda criança especial" , os dois extremos são abordados. Uma criança com comprometimento grave no espelhamento de consoantes (ou do tipo "contras" como dito por José Machado), que chega ao limite de um quadro de inibições beirando a melancolia, e que graças ao olhar atento de um verdadeiro educador, volta a brilhar em suas potencialidades, até mesmo impulsionado por sua "diferença".
Nesse filme você poderá ver a melhor forma de tratamento para a dislexia: criatividade no ensino (cores, formas, vivências), atenção, cuidado e afeto.
Dra. Rosane Goldenberg
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
O tratamento de Fonoaudiologia e feito com exercícios de Lateralidade,temporo-espacial,discriminaçao auditiva e visuale Leitura com interpretação de textos. Se o paciente emocionalmente necessitar terá ajuda de uma Psicologa .
 Frida Leão Moura Brito
Psicólogo
Barueri
Uma intervenção multidisciplinar, com fonoaudiólogo e psicopedagoga, tem apresentado ótimos avanços e consequentemente melhora na autoestima da criança.
 Tatiane Aparecida Mendes
Psicólogo
Montes Claros
A dislexia pode ser tratada através de um acompanhamento multidisciplinar de psicopedagogo e fonoaudiólogo, bem como adaptações escolares. A ludoterapia poderá ajudar nas questões de estima.

Especialistas

Shirley Tavares

Shirley Tavares

Psicopedagogo

Jacaré

Glaucia de Carvalho

Glaucia de Carvalho

Psicólogo

Belo Horizonte

Manoela Noronha

Manoela Noronha

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Cínthia Ribeiro

Cínthia Ribeiro

Fonoaudiólogo

Nova Iguaçu

Geniffer Pavan

Geniffer Pavan

Fonoaudiólogo

Catanduvas

Leandra Franco

Leandra Franco

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 54 perguntas sobre Dislexia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.