Como tratar uma crise aguda de porfiria?

2 respostas
Como tratar uma crise aguda de porfiria?
A crise aguda de porfiria deve ser tratada em ambiente hospitalar para monitorização de complicações relacionadas à crise aguda como disautonomia (arritmias cardíacas, descontrole da pressão arterial), correção de distúrbios hidroeletroliticis, tratamento de dor e para a Porfiria Aguda Intermitente existe uma medicação específica para encerrar e tratar a crise aguda. O ideal é manter acompanhamento ambulatorial com um neurologista especializado em doenças neuromusculares e nas crises agudas seguir as orientações desse profissional para o manejo da crise e de suas complicações. Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem mais de um tipo de porfiria, no entanto a Porfiria Aguda Intermitente em crise deve ser tratada em ambiente hospitalar pois pode alterar algumas substâncias do sangue como as hemácias e o sódio, além da função de alguns nervos dos braços e pernas, levando a fraqueza muscular, associada a dor abdominal e urina escura, especialmente se exposta a luz solar. A dor não pode ser tratada com qualquer analgésico pois se forem administradas medicações não específicas para situação pode haver um agravamento do processo e o paciente piorar. É uma condição rara porém nós profissionais devemos sempre estar atentos a esse diagnóstico.

Especialistas

Mariana Schwab

Mariana Schwab

Endocrinologista

Nova Venécia

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Andre Luiz Neto Fontoura

Andre Luiz Neto Fontoura

Endocrinologista

Cabo Frio

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Porfiria Aguda Intermitente
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.