Como tratar uma crise aguda de porfiria?

2 respostas
Como tratar uma crise aguda de porfiria?
A crise aguda de porfiria deve ser tratada em ambiente hospitalar para monitorização de complicações relacionadas à crise aguda como disautonomia (arritmias cardíacas, descontrole da pressão arterial), correção de distúrbios hidroeletroliticis, tratamento de dor e para a Porfiria Aguda Intermitente existe uma medicação específica para encerrar e tratar a crise aguda. O ideal é manter acompanhamento ambulatorial com um neurologista especializado em doenças neuromusculares e nas crises agudas seguir as orientações desse profissional para o manejo da crise e de suas complicações. Atenciosamente

Existem mais de um tipo de porfiria, no entanto a Porfiria Aguda Intermitente em crise deve ser tratada em ambiente hospitalar pois pode alterar algumas substâncias do sangue como as hemácias e o sódio, além da função de alguns nervos dos braços e pernas, levando a fraqueza muscular, associada a dor abdominal e urina escura, especialmente se exposta a luz solar. A dor não pode ser tratada com qualquer analgésico pois se forem administradas medicações não específicas para situação pode haver um agravamento do processo e o paciente piorar. É uma condição rara porém nós profissionais devemos sempre estar atentos a esse diagnóstico.