Como um professor pode identificar se o aluno possui agrafia ou não? qual deve ser o procedimento do

3 respostas
Como um professor pode identificar se o aluno possui agrafia ou não? qual deve ser o procedimento do docente perante o aluno e qual a função da escola para tal disfunção?
Em primeiro lugar deve-se fazer um diagnóstico correto. O que seria ! A consulta com um Neuropsicólogo, ou um Psiquiatra que são profissionais mais bem preparados para dar esse diagnóstico.

Em segundo lugar, saber que isso não comprometer a função cognitiva da criança por tanto não deve rotular.

Faça isso e vai dar tudo certo.

Abraço!!

Sayonara Machado

Antes de pensar em um diagnóstico, é importante observar quais são os significados que a criança atribui ao aprendizado e à escrita. Para isso é necessário que se realize um trabalho planejado entre vários profissionais, principalmente professor, orientador educacional e psicólogo. Pensar a questão apresentada pela criança como uma doença ou um distúrbio e o consequente diagnóstico é o último passo, depois de já terem sido analisadas todas as interfaces da criança com o aprender em suas relações escolares, familiares e de socialização com os pares.
Agrafia é uma incapacidade de transformar a ideia em escrita, pode acontecer sem comprometimento psicomotor de fala ou da compreensão. A linguagem escrita como uma das formas de expressão do pensamento, pode apresentar alterações significativas. Todo docente diante de um aluno com dificuldade de aprendizagem deve observar com mais atenção buscando apoio ao coordenador pedagógico que vai encaminhar o aluno para uma avaliação mais apurada, o que não pode é "rotular" o aluno.
A escola deve estar preparada para apoiar o aluno, com apoio psicopedagógico. A participação dos pais é fundamental participando da vida escolar dos filhos, bem como, buscando com o professor e o coordenador pedagógico condições para intervir da melhor forma.