Cortei o meu dedo na macaneta da porta. O corte não foi profundo, mas sangrou. Existe o risco de alg
4
respostas
Cortei o meu dedo na macaneta da porta. O corte não foi profundo, mas sangrou. Existe o risco de alguma doença perigosa? Eu lavei com água e sabão, mas como o local é movimentado fiquei com medo de outras pessoas terem se cortado no mesmo lugar.
O risco de alguma "doença perigosa" é ínfimo ! Se você lavou bem o corte com água e sabão as chances de infecção bacteriana são menores ainda. Mas é bom verificar se sua vacina anti-tetânica está em dia. Se você está pensando em doenças virais de transmissão sanguínea como as infecções sexualmente transmissíveis, esclareço que os vírus não resistem por muito tempo vivos em superfícies metálicas, em células mortas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sua vacina antitetânica está em dia? Procure uma unidade de saúde para tomar a vacina, caso não esteja.
Observe o local do corte, caso evolua com vermelhidão, pus ou outros sinais de inflamação/infecção, procure um médico para um tratamento adequado.
Observe o local do corte, caso evolua com vermelhidão, pus ou outros sinais de inflamação/infecção, procure um médico para um tratamento adequado.
Boa Tarde! sua conduta foi adequada em caso de cortes sempre lavar o local da lesão com água e sabão, verifica se sua vacina anti tétanica está em dia.
Agradeço por compartilhar sua preocupação! O risco de infecção por um corte superficial é baixo, especialmente após a limpeza adequada. Mantenha o ferimento limpo e protegido, observando sinais como aumento de dor ou secreção. Se necessário, posso esclarecer mais detalhes em uma consulta de telemedicina — prática, segura e com orientações personalizadas para seu caso. Fico feliz em ajudar!
Dr. Matheus Chagas Lima
CRM MG 110200
Dr. Matheus Chagas Lima
CRM MG 110200
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu neto furou o pe com prego enferrujado no caso a vacina que toma quanto pegueno contra tetano ta valendo ou precisa tomar outra? ele tem 12 anos
- Acabei de cortar minha mão em um ferro velho de construção isso causa algo grave?
- Sofri um ferimento bem pequeno e superficial na mão de um ferro enferrujado, nem sequer chegou a sair sangue, e logo depois eu já lavei com água e sabão, também passei até mesmo álcool em gel. Tenho a vacinação infantil contra o tétano completa, mas como já fazia 10 anos desde que eu tomei a vacina antitetanica…
- Olá, me furei no prego enferrujado, mas foi um ferimento pequeno, não foi profundo, não lembro se me vacinei. Pode ter algum problema?
- Minha filha de 5 anos cortou o pé em um ferro enferrujado mais ela já é vacinada, devo levá-la no médico pra tomar algum antiflamatorio?
- Há um tempo atrás, apareceram feridas nos meus dois pés, como se fossem pequenas bolhas roxas e algumas com pus. Ao longo de um mês pra cá, desde que isso aconteceu, tive muita febre, cansaço, náuseas, diarreia, agora estou começando a ter falta de ar e uma dor imensa no ombro direito/pescoço/costas.…
- Estou grávida de 4 messes tomei a vacina contra o tetano em 2015,hoje furei meu pé com prego enferrujado e não sangrou ,não entrou muito mais furou....preciso tomar a vacina de novo ?
- Furei o pé com um prego, foi profundo, saiu bastante sangue, mas foi controlado, tenho o reforço feito em 2021, necessito fazer mais uma dose ou não?
- Fiz um arranhão superficial no dedo, não chegou a "sair" sangue, mas dá pra ver que tem umas linhas finissimas de sangue na pele depois que foi lavado. Não está doendo nem nadah, lavei com agua e sabão e tomei a vacina de tetano a 3 anos. Devo me preocupar?
- Meu filho tem 9anos e rasgou o dedo do pé num portão enferrujado precisa tomar a vacina anti tétano?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 128 perguntas sobre Tétano
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.