De tempos em tempos eu sinto uma sensação de pressão principalmente na parte de trás da cabeça, não

5 respostas
De tempos em tempos eu sinto uma sensação de pressão principalmente na parte de trás da cabeça, não chega a ser dor mas incomoda muito, as vezes chega a dar sensação de faltar o ar e enjoo, tenho muitas enxaquecas também, já me disseram que pode ser estresse. Qual especialista devo procurar pra saber o que é isso? Tenho medo de ser algum risco de AVC ou pressão alta, corro esse risco?
Dra. Larissa Krautczuk Mach
Médico clínico geral, Generalista
Curitiba
Olá, tudo bem? Oriento que busque um Clínico geral, já que seus sintomas podem estar relacionados a uma gama de possibilidades, cabendo ao generalista entender melhor seu quadro e assim se necessário encaminhar para alguma especialidade. Esses sintomas realmente podem estar relacionados a uma Pressão Arterial elevada, assim como uma enxaqueca propriamente dita. Seja qual for a causa, um Generalista pode com certeza te ajudar!! Fico à disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pela sua queixa, me parece um quadro de enxaqueca com aura. Você pode apresentar sinais e sintomas associados ao sistema nervoso central, como pressão na cabeça, formigamentos, escotomas no campo visual (brilhantes ou escuros), perda da visão central ou periférica, entre outros achados que podem se apresentar momentaneamente e anteriormente à crise de dor de cabeça em si. Outros quadros podem estar associados sim, e existem riscos em não rastrear a real causa do seu quadro clínico. Procure inicialmente um clínico geral, para fazer o rastreio de doenças que podem levar ao seu quadro, e você será direcionado por ele ao especialista adequado para o tratamento.
Dr. Gabriel Kensy
Médico clínico geral
Marília
Essa sensação de pressão na parte de trás da cabeça, acompanhada por enjoo, sensação de falta de ar e histórico de enxaquecas realmente merece uma avaliação mais aprofundada. Embora o estresse possa sim ser um fator desencadeante ou agravante, não podemos atribuir todos os sintomas a ele sem investigar melhor. Por isso, é necessário agendar uma consulta para avaliar melhor o quadro.
Dr. André Rocha
Médico clínico geral
Maceió
Olá! A sensação de pressão na cabeça, especialmente na parte de trás, associada a enjoo, falta de ar e histórico de enxaquecas frequentes, realmente merece uma avaliação com mais atenção — até porque esses sintomas, apesar de poderem ter relação com estresse ou tensão muscular, não devem ser atribuídos automaticamente a isso sem investigação.

O medo de algo mais sério, como pressão alta ou AVC, é compreensível. Mas, em geral, o AVC costuma causar sintomas mais agudos, súbitos e com alterações neurológicas claras, como dificuldade de falar, fraqueza de um lado do corpo, visão dupla ou perda de equilíbrio. Como seus sintomas são recorrentes e não parecem estar acompanhados desses sinais mais graves, o risco imediato de um AVC parece baixo — mas ainda assim é válido investigar.

O mais indicado para começar é procurar um(a) neurologista, que poderá avaliar se esse padrão de dor está dentro do espectro de enxaqueca, cefaleia tensional ou outro tipo de disfunção neurológica. Em paralelo, vale a pena medir sua pressão arterial em momentos diferentes do dia para verificar se há alguma alteração que possa estar contribuindo.

Também pode ser útil um exame de imagem simples, como uma tomografia ou ressonância, dependendo da avaliação clínica.

Caso surjam outros sintomas ou haja piora, como dor intensa súbita, confusão mental, dormência ou alteração da fala, aí sim é importante procurar atendimento imediato.

Se quiser conversar com mais calma sobre isso ou precisar de ajuda para organizar esses próximos passos, estou por aqui.
Fico à disposição.
Dr. Marcos Vinicius Franca
Oncologista, Médico clínico geral
Taguatinga
Ola. Creio que o melhor profissional para avaliá-lo seja um neurologista. Ele poderá ver seus sintmas e avaliar qual é a origem dos seus sintomas.
Melhoras!

Especialistas

Letícia Guimarães Ghenov de Carvalho

Letícia Guimarães Ghenov de Carvalho

Nutricionista

Rio de Janeiro

Nicolas Azeredo

Nicolas Azeredo

Nutricionista

Rio de Janeiro

Stephanie Corrêa Lacerda Magalhães

Stephanie Corrêa Lacerda Magalhães

Generalista

São Paulo

Mariana Prada Cenedesi

Mariana Prada Cenedesi

Pediatra

São Paulo das Missões

José Vitor B. Vitoi

José Vitor B. Vitoi

Médico clínico geral, Generalista

São João Nepomuceno

Alexsandro Oliveira Corrêa

Alexsandro Oliveira Corrêa

Nutricionista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Pressão alta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.