Depakote ER serve para ansidedade e síndrome do pânico?
Depakote ER serve para ansidedade e síndrome do pânico?
3 respostas
Prezado paciente, O Depakote (Valproato de Sódio), além de anticonvulsivante, é um estabilizador de humor bastante eficaz em quadros de espectro bipolar. Muito comumente, o paciente bipolar apresenta sintomatologia similar à síndrome do pânico, devendo-se realizar o diagnóstico diferencial entre ambos. Ressaltando que ansiedade é extremamente comum em casos de bipolaridade. Tratar o paciente com medicamentos para ansiedade pode agravar seriamente o quadro bipolar. Apenas após avaliação minuciosa, pode-se chegar a um diagnóstico correto. Atenciosamente, Andrea Della Fávera.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Sim. Pode ser utilizado. Foi sugerido que seu mecanismo de ação consiste em aumentar as concentrações cerebrais de ácido gama-aminobutírico (GABA), que é o principal neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central. Qualquer substância que tenha a propriedade de elevar os níveis de GABA possui efeito ansiolítico.
Cada medicamento tem indicações formais, conforme ensaios clínicos e aprovação por órgãos fiscalizadores de saúde. O depakote ER é um anticonvulsivante com propriedades estabilizadoras de humor. Está aprovado para epilepsia e transtorno de humor bipolar, fase aguda e de manutenção. Não está indicado para o tratamento primário de transtornos de ansiedade, incluindo síndrome do pânico. Para tais transtornos, os antidepressivos e ansiolíticos são as escolhas preferenciais.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.



