Depois que eu tive uma crise de pânico, qualquer respiração ofegante ou aceleração nos batimentos eu

2 respostas
Depois que eu tive uma crise de pânico, qualquer respiração ofegante ou aceleração nos batimentos eu me sinto com medo. É possível eu colocar na cabeça que vou ter crises e ter mesmo o problema sendo físico? Lembrando que antes da crise eu sentia isso e não entrava em desespero porque sabia que era físico e tudo ficava bem.
Dra. Lorena Gonçalo
Psiquiatra
São Paulo
Sim, é possível pensar que não vai ter, se controlar nos aspectos físicos (coração, respiração) para diminuir ou impedir a crise. Os sintomas físicos interferem na mente, como você teve uma crise, você aprendeu que pode acontecer novamente. Agora você tem que aprender tudo de novo para saber que nada de mal irá acontecer. É um exercício de muita prática e as vezes necessário um psicólogo para auxiliar nesse processo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. José Lucas Carvalho
Psiquiatra
Vila Velha
O medo de ter novas crises é um sintoma comum em quadros de ansiedade. Pensar muito nas crises prévias, começar a se sentir ansioso e de fato ter uma crise é algo que também pode acontecer.
Sintomas físicos (taquicardia, tremores, sudorese) são sintomas que podem acontecer durante uma crise de ansiedade. Perceber a presença desses sintomas pode ser interpretado pela pessoa como um sinal de que está ansiosa e de que vai entrar crise e isso de fato acontecer.
Nesses casos é importante o acompanhamento com psiquiatra e com psicólogo, para que seja iniciada uma medicação que possa reduzir os sintomas e também para que se aprenda técnicas de como lidar com essas situações e evitar que a ansiedade aumente.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.