Desde criança não sinto deslumbre por nada. Assim como quando conheci o mar a primeira vez (embora g

19 respostas
Desde criança não sinto deslumbre por nada. Assim como quando conheci o mar a primeira vez (embora goste muito), andei de avião a primeira vez ou de barco, ou conheci um lugar paradisíaco. Não tenho o sentimento de deslumbre e fico mal por não conseguir me sentir extremamente feliz como vejo os outros se sentindo. É normal?
Compreendo sua angústia em não sentir o mesmo deslumbre que as pessoas ao seu redor diante de experiências novas e grandiosas. É natural se questionar se algo está errado, se você é "diferente" ou se está perdendo algo importante..
A ausência de deslumbre pode ter diversas origens, e nem sempre indica algo negativo: Personalidade introvertida: Indivíduos introvertidos podem se concentrar mais em reflexões internas do que em experiências externas.
Rotina familiarizada: Uma vida com poucas novidades pode diminuir a capacidade de se maravilhar com o novo.
Cansaço ou estresse: A fadiga física ou mental pode diminuir a capacidade de se conectar com novas experiências.
Como também fatores psicológicos: Depressão: A anedonia, perda de interesse e prazer em atividades antes prazerosas, pode ser um sintoma.
Ansiedade: A apreensão excessiva pode impedir a imersão em novas experiências.
Traumas: Experiências negativas no passado podem influenciar a percepção de novas situações. O importante é que procure a juda de um profissional para se avaliar o motivo de se sentir assim e junto com ele encontrar um caminho se sentir bem.
Se precisar de mais alguna coisa, estou a disposição.
Atenciosamente.
Delta Medeiros

Olá.
Bem, essa é uma questão ampla, complexa e profunda.
Seguindo a estrutura de sua questão:

É preciso entender o que você quer dizer com deslumbre, é algo que você reage de maneira muito intensa? É alguma manifestação emocional condizente com a situação? É estar em um estado de fascinação sem exatamente algum movimento corporal? Aqui já temos questões a entender.

Outros pontos é como foi sua infância, como você manifesta outras emoções e sentimentos, quais pensamentos te envolvem quando está em situações que você entende que "deveria" se sentir deslumbrado, como fica seu corpo...

Outro aspecto é a comparação com outras pessoas. É preciso compreender que cada um sente e vive o mundo de maneira única, se comparar com o outro pode levar a uma perda de foco em si. Então em quais situações você faz esta comparação? Para quê? O que traz como consequência, resultados?

É normal? Aqui é outro ponto delicado. Muitas vezes o normal para uns não é para outros, entretanto há dois pontos a se avaliar: o que você compreende do que te acontece e se isso te gera sofrimento, é a partir destes dois pontos que pode-se então entender se é normal ou não *para você*.

Logo, não há uma resposta simples, suas questões abrem portas para novas reflexões e observações. Seria interessante você buscar acompanhamento psicoterápico com algum/alguma profissional do/da qual sinta-se bem em compartilhar e aprofundar suas questões.
Bom dia, é normal não sentir um deslumbramento intenso ou uma emoção extrema em certas situações, mesmo quando essas situações são consideradas emocionantes ou especiais por outras pessoas. Cada indivíduo é único e experimenta emoções de maneira diferente, e isso é perfeitamente normal.

Algumas pessoas são naturalmente mais reservadas em expressar suas emoções, enquanto outras podem expressar entusiasmo de forma mais evidente. Além disso, a capacidade de sentir deslumbramento ou extrema felicidade pode ser influenciada por uma variedade de fatores, incluindo personalidade, experiências passadas, estado de saúde mental e contexto cultural.

Se você se sente mal por não experimentar essas emoções da mesma forma que vê outras pessoas experimentando, pode ser útil refletir sobre o que é importante para você e o que traz significado à sua vida. Nem todos encontram felicidade ou realização nas mesmas coisas, e é importante valorizar suas próprias experiências e emoções, independentemente de como elas se comparam às dos outros.

Se você está preocupado com sua capacidade de experimentar emoções ou se isso está afetando sua qualidade de vida, pode ser útil conversar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo que pode ajudá-lo a explorar essas questões com mais profundidade e oferecer suporte adequado.
Fico a disposição

Te convidamos para uma consulta: Atendimento em psicologia - R$ 250
Acredito que merece uma boa avaliação desta questão para entender quais os motivos que te levou a esta situação.
Recomendo ajuda te terapêutica.

Qualquer estou a disposição para uma avaliação.
É normal não sentir deslumbre ou extrema felicidade diante de certas experiências, pois cada pessoa reage de maneira diferente. Compreendo sua angústia em não sentir deslumbre da mesma forma que as pessoas ao seu redor. Essa falta de intensidade emocional não significa falta de apreciação pelas experiências vividas. Se isso causa desconforto, pode ser útil explorar esses sentimentos com um terapeuta para entender melhor suas emoções e se sentir mais confortável consigo mesmo.
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
Entendo que se preocupe com este sentimento, mas algumas pessoas podem demorar a desenvolver este deslumbre ou para cada pessoa a felicidade deste modo tem um significado diferente não e possível medir, isso não e uma doença transtorno ou algo tipo e o modo como você a vida. Agora se este sentimento esta atrapalhando o seu dia a dia ou de fato esta se sentindo angustiado, procure um profissional da saúde mental para tentar encontrar o sentimento que esta sentindo falta.
Fico a disposição para falar sobre este e outros assuntos.
Abraços fique bem.
Olá. Pelo seu relato não vejo um problema, até porque se buscarmos no dicionário deslumbre é sinônimo de alucinar que por sua vez é sinônimo de perder a razão, já a felicidade é sinônimo de bem-estar, algo mais racional. Provavelmente você é alguém que age com sensatez e não há nada de errado nisso inicialmente, se não houver sofrimento, privação demasiada, perda do próprio sentido de vida, dos próprios desejos. Diante disso, considero importante que avalie se essas questões existem e se a resposta for afirmativa busque ajuda de um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento. Caso queira marcar uma entrevista, estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá, tudo bem? É perfeitamente normal que as pessoas experimentem emoções de maneiras diferentes, e isso inclui a ausência do sentimento de deslumbre ou extrema felicidade em certas situações. Nem todo mundo reage da mesma forma a estímulos ou experiências, e isso não significa que há algo de errado com você.

Algumas pessoas são naturalmente mais contidas em sua expressão emocional, enquanto outras podem ser mais propensas a expressar entusiasmo ou admiração de forma mais evidente. Além disso, as experiências de vida, personalidade, contexto cultural e outros fatores podem influenciar como as pessoas respondem a diferentes situações.

É importante lembrar que a felicidade e o deslumbre não são emoções universais ou obrigatórias em todas as situações. Às vezes, as pessoas podem simplesmente se sentir calmas, neutras ou apenas moderadamente satisfeitas em resposta a algo que os outros considerariam emocionante ou maravilhoso.

Se você se sente mal por não reagir da mesma forma que os outros em determinadas situações, pode ser útil explorar esses sentimentos com um terapeuta ou conselheiro. Eles podem ajudá-lo a entender melhor suas próprias emoções, lidar com qualquer desconforto que você possa sentir e desenvolver estratégias para cultivar uma maior satisfação e apreciação em sua vida diária.

Lembre-se de que todos nós somos únicos em nossa experiência emocional, e não há uma maneira "certa" ou "errada" de sentir. O mais importante é estar em sintonia com suas próprias emoções e buscar maneiras saudáveis de lidar com elas.
Olá, espero que esteja tudo bem! É compreensível sua angustia e preocupação, mas precisamos pensar que cada individuo sente as coisas de maneira subjetiva. É importante primeiramente entender se tem algo orgânico por trás, como por exemplo, avaliar exames físicos para retirar essa questão. Também é interessante observar seu autoconhecimento para compreender se o que procura para se sentir feliz, faz sentido e pode te proporcionar esse sentimento que busca. Fico à disposição, uma ótima semana!
Olá!
Como você tá hoje?

Entendo sua dor e posso imaginar que estar sentindo isso já deve, muito provavelmente, tê-lo(a) levado a se questionar sobre o valor e o sentido da existência antes.
A vida, às vezes, pode soar monótona demais a ponto de passarmos a acreditar, até, que estamos todos fadados ao sofrimento e ao insucesso.
Numa sociedade que nos vende a ilusão de que viver uma vida fluida e excitante é uma das únicas maneiras de se alcançar a autorrealização, quem não é tomado por "rompantes" de alegria e vontade de viver pode facilmente se sentir desapropriado da realidade e completamente impotente diante do Mundo.

Responder à sua pergunta, infelizmente, não é algo tão simples e que possa se resumir às limitações da "normalidade" (inclusive, o que significa essa palavra pra você?). Aposto que sua percepção deva estar ligada à uma configuração muito maior, que engloba todos os aspectos de sua vida, principalmente sua relação com o Mundo e os elementos da nossa cultura/sociedade que possam ter levado você a buscar o significado mais profundo da existência em satisfações ligadas aos prazeres estéticos (sensoriais).

Buscamos contemplar nossas necessidades nas coisas e nas experiências que ocorrem ao redor de nós, o que é muito natural e quase inevitável, levando em conta o Modus Operandi do Ser Humano contemporâneo. Tenho certeza, entretanto, que quando conseguir redirecionar o rumo da sua busca para "dentro de si", encontrará a razão (ainda mais verdadeira) de ser no próprio movimento que é inerente à Vida.

Que tal tentarmos responder a essa (e muitas questões mais), juntos?
Espero que possa encontrar os meios para se compreender melhor e se permitir enxergar a vida de modo mais agradável e recompensador.
Um forte abraço! Passe bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 110
Está se tornando cada vez mais comum esse tipo de embotamento. Mas tenho certeza que algo pode te impressionar, falo isso como psicólogo e como Mágico profissional :)
Somos seres singulares. O que é importante para um indivíduo pode não valer nada para outro e tudo bem, contanto que sua forma de perceber as coisas e o mundo não te deixem em constante sofrimento. O autoconhecimento aprofundado, que se obtém por meio de psicoterapia pode te mostrar novas possibilidades de aceitação do que você é e, consequentemente, gerando mais qualidade de vida!
Oiê! O fato de não sentir do mesmo modo que as outras pessoas, não quer dizer que não há sentimento ou emoção em você. Somos acostumados a nos comparar com outros, a ir atrás de um ideal inalcançável ou imaginário, e além disso, achar que a vida do outro é melhor, que nossa ou que ele é "mais feliz". O que é essa felicidade/bem-estar que você alcança? É complicado ficar atrás de algo se não temos certeza nem do que ele é... Também, veio-me há alguns questionamentos interessantes: esse nível de falta de deslumbre que você diz, acontece o mesmo com emoções "negativas"? O que você costuma fazer quando depare-se com emoções como tristeza, angústia, raiva, alegria, frustração, satisfação, inveja, nojo...? Não sei qual sua faixa etária ou gênero, mas tem inúmeras coisas, fatores e acontecimentos que influenciam no modo como sentimentos nossas emoções, no modo como reconhecemos elas, no modo como nos relacionamos com elas e por fim, o que esse deslumbre quer dizer para você? O que você imagina que seria? Há pessoas próximas que você considera deslumbrada? O que você está procurando? Enfim, muitas questões complexas, mas que não precisam ser entendidas e refletidas de forma individual, procure ajuda psicológica para compreendê-las da melhor forma! Você não está sozinha (o).
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! O que seria esse sentimento de deslumbre que você diz não sentir? Entendo que algumas nomeações de sentimentos ou sensações são singulares. As pessoas não sentem as mesmas dores e felicidades que as outras. Acredito que seria importante você investir em si em um processo de análise e investigar de onde vem essa questão. Espero ter auxiliado!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 130
É completamente natural reagir de maneira diferente e única a experiências diferentes, isso não necessariamente significa que tem algo de errado ou anormal com você. Talvez você ainda não tenha tido uma experiência que te deixasse deslumbrada ou talvez esse deslumbramento simplesmente se manifeste de forma diferente em você. É válido tentar explorar seus próprios sentimentos e tentar entendê-los, entrar em contato com eles. Uma análise pode te ajudar muito nisso. Abraços!
Olá! Como você se sente com você e sua vida? O que você descreve reflete seu mundo interior, vínculos familiares, inconsciente coletivo. Comparar-se com os outros não revela seu potencial interior que 'e único e parece bloqueado pelo que você relata. Na psicologia junguiana olhamos a fundo para essas questões e para a sua conexão com sentimentos e o sentimento do viver experimentar a vida em toda sua plenitude. Sugiro buscar terapia para autoconhecimento e melhor qualidade de vida emocional. A disposição.
Olá! É difícil dizer "sim" ou "não". Talvez o caminho mais adequado não seja o de comparar a experiência que você tem diante dessas situações exemplificadas com a experiência de outras pessoas ou assistidas em filmes, séries etc. Em um contexto de psicoterapia comportamental, você poderá compreeder com mais profundidade a si mesmo diante desses e de outros estímulos, além de poder também explorar o porque seria tão importante sentir o que você define como "deslumbre" para validar uma experiência vivida, como se esse fosse supostamente a única medida de "sentir-se feliz". Abç, Ana
Olá! Sentir deslumbramento ou não, isoladamente, pode estar relacionado a muitos fatores. Isso dificulta uma resposta direta quanto à normalidade, ao quanto sentir ou não é comum... No entanto, quando diz “fico mal por não conseguir me sentir feliz como vejo os outros se sentindo”, penso que este é um caminho inicial para explorar o problema.
O deslumbre tem a ver com a sensação que podemos ter diante de algo que perturba nosso entendimento, que nos retira de um lugar comum, que não podemos explicar facilmente, que nos causa admiração, encanto... Você tem relacionado essa sensação com a expressão de felicidade que enxerga nas outras pessoas...
Então, poderia observar em si mesmo como você tem sentido e expressado as emoções, tanto as agradáveis quanto as desagradáveis de sentir. Como tem sido o seu envolvimento na vida...
Eu escrevi algumas observações que talvez te auxiliem a refletir e, talvez, te deem a ignição que precise para iniciar uma psicoterapia. Fico à disposição, caso queira agendar uma primeira sessão. Atenciosamente, Cinthia.
Sentir deslumbre diante dessas situações citadas por você não é necessariamente um sinal de algo positivo. Claro que pode ser boa essa sensação de encatamento e fascinação em determinadas situações. Nós, seres humanos, somos muito propensos às emoções. Mas não ter todo esse fascínio não é necessariamente algom ruim. Mas como isso parece inconmodar você, é importante ser trabalhado numa psicoterapia. É preciso pensar no por quê esse deslumbramento te faz falta. E mais ainda, é preciso pensar no seguinte: se estas situações cotidianas não te causam deslumbre, o que será que pode causar? Essas e muitas outras perguntas podem ser respondidas através do tratamento psicológico. Fico à disposição caso queira agendar a primeira consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!