Devido a ansiedade/pânico e depressão, utilizei venlafaxina, escitalopram de duloxetina, sem muito s

4 respostas
Devido a ansiedade/pânico e depressão, utilizei venlafaxina, escitalopram de duloxetina, sem muito sucesso. Ultimamente, o psiquiatra receitou mirtazapina. A Mirtazapina tem real eficácia tanto para depressão quanto para ansiedade?
Sim, a mirtazapina é uma ótima opção terapêutica para ambas as condições e, quando bem tolerada, apresenta boa resposta clínica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Isa Sato
Psiquiatra
São Paulo
Olá! A mirtazapina pode ser uma opção ao tratamento .Casos que não respondem a diversas medicações ou caso o paciente não tolere aumento na dose das medições , pode ser valido uma investigação farmacogenetica- analise de como você metaboliza as medicações -.
Converse com seu psiquiatra sobre suas inseguranças e duvidas com relação ao tratamento , a falha com medicações anteriores pode gerar tanto sofrimento como a doença em si .
TODOS OS QUE VC CITOU SÃO EFETIVOS. O QUE MUDA SÃO OS COLATERAIS, A GENÉTICA DO PACIENTE, OS REMÉDIOS CONCOMITANTES QUE ESTE FAZ USO, ENFIM....VÁRIOS FATORES. NA DÚVIDA, SEMPRE CONVERSE COM SEU PSIQUIATRA. SEGURAMENTE, TE ORIENTARÁ COM MAESTRIA ... DE TODAS AS FORMAS FICO À DISPOSIÇÃO ... ATT DR MARCIO
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá! A mirtazapina é um antidepressivo bastante utilizado para tratar tanto a depressão quanto a ansiedade, e muitos pacientes apresentam melhora significativa com ela, especialmente quando outros remédios não trouxeram resultados satisfatórios.

Ela age de forma diferente dos ISRS, como venlafaxina, escitalopram e duloxetina, atuando em receptores específicos que ajudam a aumentar a liberação de neurotransmissores que regulam o humor e o sono. Por isso, é conhecida também por ajudar a melhorar o sono e aliviar sintomas de ansiedade, além de ter efeito antidepressivo.

Cada pessoa responde de um jeito, e o tempo para perceber os efeitos pode variar, geralmente entre 2 a 4 semanas. Se usada corretamente, sob acompanhamento médico, a mirtazapina tem real eficácia para esses quadros.

Se precisar de acompanhamento psiquiátrico acolhedor para avaliar sua resposta ao tratamento ou discutir outras opções, estou à disposição para ajudar. Você não está sozinha nessa caminhada e merece todo cuidado e atenção.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 112 perguntas sobre Remeron
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.