Dr estou com glandula supra renal ovoide adenoma com 2.7 x 1,7 cm ela pode vir a crescer e virar cancer

3 respostas
Dr estou com glandula supra renal ovoide adenoma com 2.7 x 1,7 cm ela pode vir a crescer e virar cancer , tem como evitar , to preocupadanao seria melhor retira -la obrigada
Ao se deparar com um nódulo em adrenal, deve-se avaliar se este é funcionante, ou seja, se está produzindo algum hormônio em excesso: para isso, são feitos alguns exames de urina e sangue. Paralelamente, deve-se avaliar a probalidade de ser um nódulo maligno, para isso são avaliado as características (tamanho, densidade, etc.) do nódulo ao exame de imagem (tomografia com contraste). De maneira geral, todos nódulos adrenais maior que 4 cm devem ser retirados. Você deve procurar um endocrinologista para fazer essa avaliação completa. Boa sorte!

Não basta a imagem (ela também é importante para avaliar tamanho e característica da lesão na adrenal), porém a avaliação clínica do paciente e a parte laboratorial são fundamentais neste caso para ver a melhor conduta. Nâo se costuma mexer em achados radiológicos sem o paciente apresente alguma pista para que o procedimento seja realmente necessário.
As características do tumor à tomografia computadorizada (TC) ou à ressonância magnética são os dados mais importantes para se saber se ele é benigno ou maligno. Os adenomas geralmente se apresentam à TC como lesões ovaladas, < 3 cm, densidade pré-contraste < 10 HU e clareamento do contraste > 50%. Os carcinomas geralmente têm mais de 6 cm, densidade > 20 HU e clareamento < 50%. É preciso tbém checar se o tumor produz hormônios ou não. Temos recomendado cirurgias para os tumores adrenais não funcionantes > 4 cm e para todo tumor secretor de hormônios independentemente de seu tamanho.
Att
Prof Lucio Vilar