Dr.minha mãe começou tomar glifage xr de 500 só que comprei errado e acabei comprando de xr 750 . Te

2 respostas
Dr.minha mãe começou tomar glifage xr de 500 só que comprei errado e acabei comprando de xr 750 . Tem alguma contra indicação para ela tomar esse ou necessariamente o de 500 ?
Sem contraindicação a tomar o de 750mg. Importante só nao passar da dose máxima da medicação (3cp ao dia no caso do comprimido de 750mg)

A pertinência da sua pergunta é compreensível e muito importante, especialmente quando se trata da saúde de um ente querido. O Glifage XR é um medicamento utilizado no tratamento do diabetes tipo 2, atuando para melhorar o controle dos níveis de glicose no sangue. A diferença entre as dosagens de 500 mg e 750 mg não é apenas numérica, mas pode ter implicações significativas no tratamento e na resposta do organismo ao medicamento.

No contexto da medicina integrativa, que busca uma abordagem holística e personalizada do paciente, é fundamental considerar não apenas a condição específica que está sendo tratada (neste caso, o diabetes tipo 2), mas também as características únicas do paciente, como peso, idade, histórico de saúde, e outras condições médicas que possam estar presentes. Isso porque a medicina integrativa enfatiza o tratamento do indivíduo como um todo, não apenas focando em sintomas isolados ou condições específicas.

Alterar a dosagem de um medicamento sem orientação médica pode levar a efeitos indesejados, como hipoglicemia (baixa concentração de glicose no sangue) ou outros efeitos colaterais. Por isso, é crucial que qualquer mudança na medicação seja discutida e aprovada por um profissional de saúde que conheça o histórico médico da sua mãe.

Além disso, na medicina integrativa, a nutrição e o estilo de vida desempenham papéis fundamentais no manejo do diabetes. Intervenções como ajustes na dieta, atividade física regular e técnicas de redução de estresse podem complementar significativamente o tratamento farmacológico, oferecendo uma abordagem mais abrangente e eficaz.

Portanto, antes de fazer qualquer alteração na medicação da sua mãe, recomendo fortemente que consulte o médico que prescreveu o Glifage XR. O profissional poderá avaliar se a mudança de dosagem é segura e apropriada para o caso específico dela, considerando todos os fatores relevantes para um tratamento eficaz e seguro.

Lembre-se, a medicina integrativa busca otimizar o bem-estar e a qualidade de vida do paciente, enfatizando a importância de uma abordagem personalizada e holística. A colaboração entre paciente, família e profissionais de saúde é essencial para alcançar os melhores resultados no tratamento e na promoção da saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.