É normal escapes com coágulos usando diu de cobre?
É normal escapes com coágulos usando diu de cobre?
3 respostas
O preciso mecanismo de ação do DIU de cobre ainda é desconhecido, sugerindo a presença de vários fatores. Admite-se que o cobre promova mudanças bioquímicas e morfológicas no endométrio e muco cervical (citocinas, como aumento das prostaglandinas endometriais). Com isso o DIU afetará adversamente a ascensão dos espermatozóides. Acredita-se que cobre tem ação espermaticida, isto é, destrói os espermatozóides, impedindo sua penetração no útero. O processo ovulatório não é inibido pelo DIU. Então não existe inibição do sangramento. O efeito adverso mais frequente com uso do DIU de cobre é o sangramento genital irregular ou aumento do fluxo menstrual. Nestes casos, recomenda-se utilizar anti-inflamatórios, considerados primeira linha de tratamento. Com o tempo, estas alterações tendem a diminuir. Atentar para a possibilidade de mobilização do dispositivo, gravidez, infecção (endometrite ou salpingite), pólipo, leiomioma ou câncer endometrial. Quando há irregularidade menstrual em usuárias do DIU com mais de 40 anos e com fatores de risco para câncer de endométrio, recomenda-se avaliação da mucosa uterina. Aproximadamente, 20% das usuárias solicitam a retirada do DIU de cobre pelas alterações menstruais observadas.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
O DIU de cobre não realiza a privação da menstruação, ela segue ocorrrendo e isto é normal. O que pode ocorrer é irregularidade menstrual (incluindo oligomenorréia = não menstruar todos os meses), os chamados "spottings" (escapes menstrual) ou até mesmo aumento do fluxo menstrual.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.



