É normal eu me sentir adolescente aos 19 anos de idade?

14 respostas
É normal eu me sentir adolescente aos 19 anos de idade?
Olá!
Primeiro precisaria entender o que seria esse sentir adolescente aos 19 anos.
Se formos pensar no nível de maturidade do cérebro, você ainda é um adolescente, o cérebro não chegou a maturidade.
Porém aos 19 anos, espera que se esteja sendo funcional, ou seja, estudando e/ou trabalhando, nessa idade espera-se que você consiga cuidar de si, assumir responsabilidades. Talvez para decisões mais complexas seja difícil tomar uma decisão sozinho, talvez nessa idade, seja estranho pensar que você não é nem adolescente e nem adulto. É bem comum ter esse tipo de sentimento nessa fase. Verifica se isso está gerando um sentimento de inadequação, insegurança, baixa autoestima, que possa estar impactando de forma negativa, e assim causando um sofrimento psíquico importante.

A questão é entender o que seria "normal para você. Também é de extrema importância saber ate que ponto isso tem te incomodado. Por traz dessa pergunta tem todo um contexto subjetivo que se deve levar em consideração. Se isso tem incomodado ao ponto de trazer inquietação, faz-se necessário levar a um ambiente de escuta e acolhimento.
Olá, bom dia. Eu acho completamente plausível você ter esse questionamento. As pessoas esperam que quando fazemos 18 anos, uma chave vira e podemos tomar conta de nós mesmo e fazer decisões importantes. Mas, a verdade é que não é algo tão fácil de se fazer. Se for algo que lhe incomodo, procure uma psicóloga para que juntos vocês possam entender o que são esses sentimentos. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.
Já ouvi de muitos jovens que não se sentem com idade em que se espera estar respondendo com maior maturidade, com comportamentos ainda infantis, etc. Penso ser importante levar em consideração ainda os efeitos do período de isolamento da pandemia em que o contato com outros jovens e a frequência à escola esteve limitada, Estas atividades em grupo e as exigências de responsabilidade das mesmas, contribuem ao amadurecimento. Então, o normal pode estar mudando. E é importante você avaliar o quanto isto te incomoda e se for o caso, buscar ajuda.
Olá. A transição da adolescência, que é uma época de mudanças físicas, emocionais e sociais, para a vida adulta não é um processo rígido com limites definidos, mas sim uma jornada individual que varia de pessoa para pessoa. É o início da descoberta da identidade, da tomada de decisões importantes sobre educação, carreira e relacionamentos e, portanto, é comum experimentar sentimentos de incerteza, descoberta e desenvolvimento contínuo nessa fase da vida. Se você está preocupado com seus sentimentos ou está lutando para lidar com as expectativas em relação à sua idade, pode ser útil conversar com um psicólogo. Sempre à disposição.
Aos 19 anos estamos na transição entre a adolescência e a vida adulta e podemos ter dificuldade para lidar com essa fase. Algo que podemos questionar juntos é: O que você esperava sentir com 19 anos? Quais eram as expectativas em relação a sua idade? O que essa idade representa para você?
As vezes as expectativas são diferentes da situação real. E tá tudo bem, o importante é saber lidar com essas frustrações/dificuldades. Estou a disposição caso precise de ajuda com isso.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 120
E o que é ser adolescente para você?
Poderia trazer várias explicações sobre ser adolescente, contudo o que me importa é o que você pensa em se sentir mais jovem e o afeto que traz sobre esta posição "escolhida" na vida.
Digo "escolhida" com aspas pois esta posição pode ser uma escolha inconsciente relacionada a traumas e vivências infantis.
A terapia é o caminho para resolver!
Aguardo seu contato.
Quantos anos vc tem? Quem é vc? Sua história... Antes de responder a essa pergunta é preciso ouvir a sua história...
Olá! O que significa para você "se sentir adolescente"? E de onde vem esse questionamento sobre ser ou não normal? Não é possível responder a essa questão de forma generalizada, pois cada um irá sentir a infância, adolescência ou fase adulta de uma forma muito particular. É preciso escutar mais sobre isso, sobre seu contexto de vida, sua história... A idade isoladamente não pode ser um marcador de normalidade. Mas essa pergunta é interessante, pois há uma inquietação, uma questão que você faz sobre ser ou não normal a maneira como se sente e para que você possa elaborar sobre esse sentimento, é preciso apostar na palavra.
O sentir da faixa etária pode ser trabalhado em clínica (ambiente de escuta, compreensão e acolhimento). Sua pergunta é muito interessante, contudo se o nível de angústia está elevado, busque atendimento clínico psicanalítico. No aguardo.
Olá,
Sim, é completamente normal se sentir como um adolescente aos 19 anos de idade. O desenvolvimento humano não ocorre em etapas definidas e definidas; em vez disso, é um processo contínuo e fluido. A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta, marcada por mudanças físicas, emocionais, cognitivas e sociais. Essas mudanças não ocorrem automaticamente no momento em que atingem uma determinada idade, mas ao longo de um período de tempo variável para cada pessoa.

Existem várias razões pelas quais você pode se sentir adolescente aos 19 anos:

Desenvolvimento Cognitivo e Emocional : A maturidade cognitiva e emocional pode variar amplamente entre os indivíduos. Alguns jovens levam mais tempo para desenvolver habilidades de resolução de problemas, tomada de decisões maduras e controle emocional, fazendo com que se sintam mais jovens do que a idade cronológica indicativa.

Transições Significativas : Aos 19 anos, muitas pessoas ainda estão passando por transições importantes, como a entrada na faculdade, a busca por emprego ou a independência dos pais. Essas mudanças, semelhantes aos desafios que os adolescentes enfrentam, podem criar sentimentos de incerteza e novidades, ao entrar em novas fases de suas vidas.

Identidade em Formação : A formação da identidade é uma jornada ao longo da adolescência e início da idade adulta. Pode levar tempo para entender quem você é, quais são seus valores e objetivos, e isso pode resultar em sentimentos de estar "em processo" ou em um estado de desenvolvimento semelhante ao da adolescência.

Influências Sociais : O ambiente social desempenha um papel importante no desenvolvimento. Se você está cercado por amigos que estão passando por situações semelhantes ou que têm interesses e preocupações semelhantes aos dos adolescentes, é natural que você também se sinta nesse estado de espírito.

Comparação com os Outros : Às vezes, comparar-se com outras pessoas da mesma idade pode levar a sentimentos de atraso ou inadequação. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa segue seu próprio ritmo de desenvolvimento.

Personalidade e Traços Individuais : A personalidade desempenha um papel significativo em como percebemos e reagimos às situações. Se você tem traços de personalidade associados à juventude, como curiosidade, criatividade ou uma disposição lúdica, isso também pode influenciar como você se sente em relação à sua idade.

É importante lembrar que não há um padrão "certo" de desenvolvimento. Cada pessoa é única e enfrenta desafios e realizações em seu próprio ritmo. Se você está preocupado com essa sensação de estar atrasado em relação ao desenvolvimento, pode ser útil conversar com amigos específicos, familiares ou um profissional de saúde mental, que pode oferecer suporte e perspectivas adicionais.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110
Depende, o que é sentir-se adolescente. Acho importante dizer que assim como qualquer fase da vida, não temos uma data de corte, é um período de transição, porém, entender a magnitude desse sentir-se adolescente e os porquês desta pergunta, fará com que consigamos entender se devemos ou não nos preocupar com essa situação. Avalie portanto a possibilidade de buscar ajuda?
Oi, tudo bem?
Não se preocupe, é normal se sentir assim nessa idade. Afinal você ainda está na transição para a idade adulta. E ao contrário do que muita gente pensa, não é fazendo 18 anos que magicamente você virara um adulto. O cérebro ainda está em desenvolvimento e algumas funções executivas ainda estão em formação. Importante que você tenha a consciência de que agora terá mais compromissos e responsabilidades, e aos poucos se perceberá na vida adulta .
Olá! Sim, é normal se sentir jovem e ter sentimentos de adolescente aos 19 anos. A adolescência é uma fase de transição para a vida adulta, e muitas pessoas continuam a se desenvolver emocional e psicologicamente após essa idade. Cada pessoa tem seu próprio ritmo de maturidade e crescimento. O importante é reconhecer e respeitar seus próprios sentimentos e estar aberto ao crescimento e aprendizado contínuos à medida que você avança para a idade adulta. A terapia pode ajudar na questão do autoconhecimento e em muitas outras demandas que venha ter. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!