É normal ficar com um sentimento de culpa enorme ,por algo que fiz quando tinha 16/17 anos hoje tenh

14 respostas
É normal ficar com um sentimento de culpa enorme ,por algo que fiz quando tinha 16/17 anos hoje tenho 19 e estou tendo varias crises penso que vou surtar,que minha vida acabou oque posso fazer?
Olá!
Olha só... Culpa é um sentimento bem recorrente do ser humano. O que aconteceu com você deve ter sido bem difícil e fez você se sentir muito mal. E por isso não se livrou desta culpa ainda. O tamanho da sua culpa é de acordo com seus valores e tudo indica que você tem valores bons e quando fez algo que julgou como errado, passou a se sentir culpado. Procure uma terapia, coloque pra fora, elabore tudo isso e trabalhe sua culpa. Nada acabou, muito menos sua vida... a sua dor, a sua culpa pode muito bem estar te indicando o quão boa pessoa você é.
E como costumo dizer se você acredita em você, eu também acredito. você consegue.

Abraços,
Edianez

Olá, boa tarde!!
É normal que sintamos culpa, ela sinaliza que não agimos de acordo com os nossos valores. Entretanto, de que forma a culpa tem te ajudado a se tornar a pessoa que você gostaria de ser? Troque a culpa pela responsabilidade, aceite o que aconteceu e mude o que for necessário para tornar-se a pessoa que gostaria de ser.
Como essa culpa tem gerado sofrimento extremo, busque acompanhamento psicológico.

Abraços!
Silvana Thomas
Não podemos apagar o nosso passado ou mudar o que aconteceu, mas é possível enxergar de outra forma alguns acontecimentos, ressignificá-los. Para isso, sugiro que você procure uma ajuda profissional. Dessa forma, você terá a oportunidade de falar sobre essas questões que estão acarretando em crises e sentimentos de culpa.
Olá. O tempo que mencionou que está sentindo isso é relativamente curto(2/3 anos), portanto o quanto antes você buscar uma ajuda psicológica e talvez também psiquiátrica especializada, melhor será.
Sua vida não terminou não.
Busque ajuda para lidar com seus sentimentos que te machucam, pois sentirmos culpa,raiva,medos é legitimamente humano ,mas precisamos entender isso melhor para continuarmos sem tantas cargas .
Busque ajuda e tudo correra melhor!

Breno Schweller
Psicólogo e Psicoterapeuta
Olá. Sim, é possível que sintamos algo por longos períodos, o que pode estar associado à gravidade do evento para nós, assim como características individuais, o processo de desenvolvimento educacional, entre outros fatores. Seria indicado cuidar dessa culpa, compreender, buscar elaborar. A psicotetapia pode auxiliar significativamente nesse caso.
Olá. Pode acontecer sim, mas como você mesmo relata, traz sofrimento para a vida. É possível trabalhar esses sentimentos em terapia e construir a compreensão do que fazer para lidar com eles e ter mais leveza e tranquilidade.
Sem dúvidas os sentimentos e acontecimentos não elaborados, em determinados momentos da vida, podem perpetuar e retornar como forma de sintoma. Por isso o mais importante nesse momento é você recorrer a um profissional e procurar um acompanhamento para trabalhar tudo isso que vem te gerando algum sofrimento.
Sugiro buscar uma psicoterapia para trabalhar essa culpa e transtorno de ansiedade. A tendência sem tratamento é piorar, reflete o que vc esta sentindo.
Olá, comece seu processo de análise com um profissional capacitado. Como meus colegas disseram, se não tratado isso vai se agravar.
Fico a disposição caso queiras iniciar esse processo comigo.
Grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Olá, tudo bem?
Não podemos apagar o nosso passado ou mudar o que aconteceu, mas é possível enxergar de outra forma as situações que te levam atualmente a se sentir culpada. Talvez seja importante uma aprendizagem corretiva para adquirir um crescimento psicológico e resignificar a forma como vc pensa.
Através da Terapia Cognitiva Comportamental - TCC trabalhamos a mudança de crenças e pensamentos que te levam a emoções negativas, a fim de levar uma mudança nessa crença que alivie o sofrimento, levando a transformações saudáveis no afeto, no pensamento e no comportamento.
Um abraço! Se precisar, terei muito prazer em te ajudar a compreender seus pensamentos. Um abraço!
@PsicologaSilmaraBandeira

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Sentimento de culpa é normal que possa sentir, porém não é legal que ele domine sua rotina e sentimentos, bacana seria você faça tratamento psicológico, isso vai ajudar a compreender melhor o seus anseios e questões emocionais que possa estar relacionadas ao comportamento e sentimento existente, Melhoras!!!
Oi, espero que esteja melhor. Primeiro, as nossas emoções não seguem o tempo do relógio, seguem o tempo delas. É muito comum sofrermos por situação que ocorreram há um tempo. Parece que sentir isso está afetando bastante o seguimento da sua vida agora, mas o que eu tenho pra te falar é que você já está fazendo um movimento pra lidar com tudo isso, que é pedir ajuda e tentar se entender. Quando a gente se permite olhar pra dentro, entender tudo o que aconteceu e elaborar essas questões, aparecem soluções e possibilidades onde a gente não consegue ver quando está confuso. Me coloco à disposição (:
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
É comum sentir culpa por ações do passado, mesmo que tenham ocorrido durante a adolescência. Esses sentimentos podem ser intensos, mas é importante lembrar que as pessoas evoluem e crescem ao longo do tempo. Aquilo que você fez aos 16/17 anos pode não refletir mais quem você é hoje.

Para lidar com esses sentimentos, pode ser útil considerar o perdão a si mesmo e buscar compreender as circunstâncias da época. A terapia, especialmente a terapia cognitivo-comportamental, pode ser valiosa para ajudá-lo a processar esses sentimentos e desenvolver estratégias para lidar com as crises de ansiedade. Além disso, compartilhar esses sentimentos com um terapeuta pode oferecer um espaço seguro para explorar suas preocupações e encontrar maneiras saudáveis de enfrentá-las. Não hesite em procurar ajuda profissional se sentir que esses sentimentos estão afetando significativamente sua qualidade de vida.
É comum sentir culpa por ações passadas, mas elas não definem quem você é. Na terapia cognitivo-comportamental, podemos desafiar esses pensamentos negativos e desenvolver maneiras saudáveis de lidar com eles. Praticar autocompaixão e, se necessário, buscar ajuda de um profissional pode ajudar a aliviar a ansiedade e encontrar maneiras de seguir em frente.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!