É normal gostar de se exibir nu? Tenho muita vergonha de ficar nu frente de amigos íntimos e parent

12 respostas
É normal gostar de se exibir nu?
Tenho muita vergonha de ficar nu frente de amigos íntimos e parentes. Mas gosto de ir a vestiários e me exibir em situações diversas. Geralmente, fico com porta do box semiaberta, saio do box com a tolha no pescoço, fico me secando por horas enquanto tiver alguém no vestiário, finjo que alguém me liga só para atrasar a vestir roupa, passo o desodorante antes de vestir qualquer peça de roupa, as vezes até faço a barba completamente nu.
O pessoal parece entrar e sair rápido do vestiário, mas eu gosto de ficar lá me exibir.
Precisaria avaliar melhor, mas se isso está ligado à um prazer sexual/excitação em se exibir nu você pode ter uma parafília(desejo sexual diferente da norma) chamada Exibicionismo.
Também podem ter outras causas para este comportamento. "Normal" pode até ser, considerando que você não é o único a ter isso mas eu me preocuparia mais em saber se isso te causa prejuízo ou causa prejuízo às outras pessoas à sua volta.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 150

Todo excesso esconde uma falta.
Bom...
Para começar, não tem uma só resposta para a sua pergunta.
Para esta questão podemos aqui fazer algumas suposições.
Parece ser uma possibilidade de personalidade histeriônica, que é do tipo que gosta de estar ter os holofotes para si, ser o centro das atenções, gosta de ser o objeto de desejo. Entretanto com amigos mais próximos e parentes tem uma certa dificuldade de lidar com a nudez, o que leva a pensar que para estranhos seria mais fácil pois o julgamento dos estranhos não teria importância, já para parentes e amigos próximos o fato de ser julgado por eles importaria bastante. E támbem faz pensar porque o olhar do outro e tão importante para você, será que você não consegue ver a sua própia beleza, tem de se ter o aval do outro para ter valor, então você procura se colocar sempre nesta posição de objeto de desejo.
Problema algum! É sinal que você gosta de sentir o seu corpo sendo contemplado e admirado!
Tá tudo bem!
Um abraço,
Lea
Boa noite
Você parece estar apresentando o comportamento de exibicionismo, que faz par com aquele que você quer que te olhe (pulsão de olhar e ser olhado). Com certeza tem um componente sexual aí, muitas vezes homossexual. Dependendo do lugar em que você se exibe pode ser considerado crime, ou então você poderia sofrer algum tipo de violência por se exibir sexualmente e ser rechaçado. Você não diz se isso te incomoda ou não, se gostaria de trabalhar essa questão em terapia. Fico à disposição caro queira conversar mais a respeito. Abraços
Olá! Talvez uma das primeiras considerações a ser feita seja saber se alguém está sendo prejudicado ou abusado. Se nesse vestiário todos são adultos e ninguém é desrespeitado, ótimo. Sobre seu gosto por estar nu, seria interessante saber se você o faz para ser olhado e desejado ou se estar desnudo é prazeroso para você. Outro ponto a levantar seria sobre a liberdade que você teve com seu corpo ao longo de sua história, bem como de que maneira sua família aborda essa questão.
Olá! Antes de qualquer tipo de diagnóstico, é importante que você procure um profissional caso isso esteja lhe causando incomodo ou prejudicando as suas relações interpessoais. Como psicóloga cognitivo-comportamental entendo que todo comportamento e sentimento tem uma função dentro do contexto em que ele aparece, portanto, buscar autoconhecimento diante dessa situação é a forma mais adequada de esclarecer a sua dúvida. Um bom profissional pode te auxiliar nisso. Me encontro a disposição caso você tenha interesse. Abraços!
Bom estabelecer um trabalho em análise para conhecimento de seus prazeres e desejos, em uma sociedade pode parecer estranho mas, se você gosta de se exibir se sente bem, vamos pontuar seu bem estar, como já citado acima, Freud pontua bem sobre voyeurismo/exibicionismo, bem como o olhar citado por Lacan.
Oi! O conceito do que é "normal" não é absoluto. O que você pode fazer é olhar para isso para além deste julgamento prévio. O fato de você ter vergonha de ficar nu na frente de amigos e parentes, e de "gostar de se exibir para estranhos", parece demonstrar que a possível reação da pessoa que te olha tem um papel importante nesta forma de você procurar prazer. É um jogo de mostrar-se e ser olhado, e de extrair gozo do "impacto" que a exibição de suas partes íntimas possa ocasionar no outro. Isso já pode ser um início de reflexão: "o que me faz dar tal importância à possível reação do outro me olhando? Até que ponto esta importância me leva a correr riscos de ter prejuízos e provocá-los no outro?"
Me parecem questões interessantes e pertinentes, ainda mais no contexto da vida em sociedade.
Mais importante do que saber se é normal ou não, seria legal você se perguntar se isso te causa sofrimento e se isso inflige algum mal às outras pessoas. Se sim, qual a natureza desse sofrimento? Pois normal nenhum de nós é, cada um tem características que a maioria das outras pessoas não têm.

Muitos autores destacam que o saber que os outros estão nos olhando tem um papel muito determinante na nossa vida: podemos sentir vergonha, vaidade e até mesmo paranoia.
Essa pode ser uma questão complexa e pode estar relacionada a diferentes aspectos, como autoestima, sexualidade, autoimagem e busca por atenção. É importante considerar que, embora possa haver prazer nesse comportamento, pode haver consequências negativas, como constrangimento, desrespeito à privacidade alheia e possíveis implicações legais.

É recomendado que você procure ajuda de um profissional de saúde mental para explorar melhor esses sentimentos e comportamentos. Um psicólogo ou terapeuta pode ajudá-lo a entender melhor o que está por trás desses comportamentos e desenvolver estratégias saudáveis ​​para lidar com eles. Além disso, é importante lembrar que é preciso respeitar as escolhas e privacidade dos outros, e que a exposição indevida pode afetar negativamente outras pessoas e o próprio indivíduo que se exibe.
Trata-se de uma questão que pode envolver diversos fatores, tais como sexualidade, autoestima, autoimagem, dentre outras. Pode estar relacionada a prazer, mas também trazer consequências negativas, uma vez que pode, em alguma instância, apresentar implicações legais. Recomenda-se a busca por orientação de um profissional de saúde mental, para um diagnóstico e manejo adequados.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!