É normal me desesperar muito quando alguém corre atrás de mim? normalmente alguém se sente pressiona

14 respostas
É normal me desesperar muito quando alguém corre atrás de mim? normalmente alguém se sente pressionado se um bandido ou alguém corre atrás da pessoa em uma brincadeira, mas eu realmente me desespero total quando qualquer coisa corre atrás de mim, pode ser um gato, cachorro ou qualquer pessoa, eu não tenho medo de um ser especifico, mas sim de qualquer coisa que corra atrás de mim
Oie! Você passou por algum trauma ou desconforto que envolvesse esse comportamento? Pode estar acontecendo o que chamamos de pareamento de estímulos, onde você atribui o estado "aversivo" de alguma situação, à objetos/situações que seriam "neutras". Se for esse o caso, a Terapia Cognitivo Comportamental pode te ajudar com a técnica de Dessensibilização Sistemática. Ainda que não seja isso, é importante tentar entender de onde veio esse medo e de que forma você pode lidar com ele.
Se cuida, fico à disposição para tirar mais dúvidas ;)

Olá! Você já passou por alguma situação em que precisou fugir? Situações como essas podem ser traumáticas e desencadear reações que nem sempre conseguimos compreender. É importante ressaltar que existem outros motivos que também podem levar alguém a adotar o comportamento de fuga.

Para obter um entendimento mais profundo e auxiliar no processo, você pode buscar ajuda de um psicólogo. Um profissional poderá ajudá-lo a explorar todos os aspectos envolvidos, compreender os motivos por trás do que você está passando e fornecer o apoio necessário para lidar com essas questões de forma saudável.

Desejo uma boa caminha na sua jornada.
Olá estas reações aflitivas acontecem a muito tempo ou apenas agora? Existem muitas questões que podem estar envolvidas neste sintoma. E parece que agora estas reações estão incomodando você em seu dia-a-dia.
A recomendação que faço é para que você busque um suporte psicológico que poderá ajudar a compreender suas reações. Cuide-se!
Olá, nós seres humanos temos inúmeros comportamentos que aparentam ser "inexplicáveis", alguns podem até gerar desconforto porém é válido repensar algumas situações, você já precisou fugir de alguma situação ou já passou por algum trauma que assemelhe ao descrito no seu comentário? O ideal seria buscar por um profissional qualificado que possa te auxiliar a entender o que acontece nessas situações, que possa te auxiliar no manejo desse comportamento e ao esclarecimento total dessa reação, espero ter ajudado e torço para que fique tudo bem!
Olá! Espero que esteja tudo bem, fora este detalhe
Acredito que você sabe que normal não é, não é mesmo? Porém, tenho certeza que existe um motivo para você agir assim. A terapia serve para lhe ajudar a entender o motivo, contextualizar ele e intervir para que isso e outras coisas deixem de ser um problema!
Olá, me parece que é algo que realmente te assusta e incomoda. Precisamos olhar a fundo seu contexto, sua história, entender os gatilhos, enfim, há muitas possibilidades que só darão para serem investigadas dentro da terapia, onde vocês encontrará um espaço seguro e acolhedor para olharmos com cuidado para isso. Estou à disposição para conversar e te ajudar, fique à vontade para entrar em contato comigo
O normal seria você não sentir este medo. Certos comportamentos provem de aprendizados.
Podemos estar falando de um trauma... de qualquer forma a mente guarda "segredos" e muitas das vezes nos revelam em momentos inoportunos. O primeiro passo é entender quando tudo começou e modificar o comportamento através de uma nova percepção.
Espero ter lhe ajudado!
Se precisar esclarecimentos maiores não deixe de fazer perguntas.
Att Roseli
Olá! Normal não é mas busque por um atendimento.
Acredito que você já sentiu certo incomodo com esse comportamento, e já percebeu que tem algo por traz que precisa ser visto. Como você pode observar com as respostas dos colegas, existem muitas possíveis causas para esse comportamento. Conclusão, procure um profissional, que possa te ajudar na percepção de si mesma. Quanto mais você conseguir compreender e identificar suas emoções, sentimentos, pensamentos limitantes, você conseguirá encontrar recursos internos que te permitirá trabalhar e eliminar esses comportamentos e emoções não desejadas.
Qualquer dúvida pode me chamar! Boa sorte!
Olá!
É necessário contar a tua história e o que você pensa que possa explicar esses sentimentos num ambiente de sigilo e confiança com alguém que saiba escutar. Não existem respostas padrão para sofrimentos individuais.
Fico por aqui, caso tenha interesse em conversar.
Boa sorte!
Olá, como está?
Parece que o fato de alguém ou alguma coisa correr atrás de você pode estar associado a alguns momentos desagradáveis anteriores em sua vida. Caso queira, seria interessante buscar uma ajuda psicológica para saber mais sobre isso, poder falar sobre esses momentos, lembranças que vem junto, sensações e sentimentos também que podem estar associados a esses momentos de fuga, perseguição, corrida e escape.
Espero ter ajudado um pouco aí, até mais.
Bom dia, isso certamente deve trazer incômodos e diminuir sua qualidade de vida. Busque um acompanhamento psicológico para compreender o que está por trás desse comportamento que te tira a serenidade. A abordagem da cognitiva comportamental é ótima para trabalhar medos além de ter maior compreensão dos motivos para ter esse comportamento. Um abraço
Penso que a resposta está na sua pergunta, pois você traz que o desespero é muito. Psicoterapia vai te ajudar a entender melhor o que está acontecendo. Abraço.
Olá! Na perspectiva da psicanálise, é possível que esse comportamento de se desesperar quando algo ou alguém corre atrás de você esteja relacionado a conteúdos inconscientes ou experiências passadas que estão sendo ativados nesse momento. Esse tipo de reação intensa pode estar ligado a um mecanismo de defesa psicológica, como a fuga ou a busca por proteção diante de uma situação percebida como ameaçadora.

O desencadeamento desse desespero pode ser associado a uma variedade de fatores, como traumas passados, conflitos não resolvidos, ansiedades profundas ou até mesmo simbolismos inconscientes relacionados ao ato de ser perseguido. Na psicanálise, buscar compreender os significados subjacentes a esse tipo de reação pode ser essencial para trabalhar na resolução desses padrões de comportamento.

Um psicanalista exploraria esses sentimentos e reações, buscando compreender a origem desses medos e desesperos, além de investigar possíveis associações simbólicas ou eventos traumáticos que possam estar influenciando esse padrão de comportamento. Por meio da análise e do entendimento mais profundo desses conteúdos inconscientes, seria possível trabalhar na elaboração e no enfrentamento desses medos de forma mais adaptativa.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!