É normal o uso do medicamento Cimelide diminuir o fluxo menstrual?

É normal o uso do medicamento Cimelide diminuir o fluxo menstrual?

3 respostas


Oi Boa tarde. Pode provocar diminuição do fluxo menstrual sim. Os antinflamatorios não esteroides provocam vasoconstrição e por consiguente melhora o sangramento

Dr. Maikel Peña Oliva

Dr. Maikel Peña Oliva

Médico de família

Valparaíso de Goiás

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Os efeitos adversos incluem diarreia, náusea, vômito, coceira, vermelhidão na pele, suor excessivo, prisão de ventre, gases, inflamação no estômago, tontura, vertigem, pressão alta e inchaço, entre outros. A incidência destes efeitos adversos varia bastante. Não há relação causal direta entre o uso de Cimelide e redução do fluxo menstrual. Espero ter ajudado!

Dr. Thiago Albeny

Dr. Thiago Albeny

Ortopedista - Traumatologista

Brasília

Agendar consulta

Olá! Sim, é relativamente comum que o Cimelide (espironolactona) cause alterações no ciclo menstrual, incluindo diminuição do fluxo, irregularidade ou até ausença temporária da menstruação. Isso ocorre porque a espironolactona é um antiandrogênico e atua como antagonista da aldosterona, podendo interferir nos níveis hormonais e, consequentemente, no ciclo menstrual. Estudos clínicos confirmam essa alteração como efeito colateral bem descrito do medicamento. Caso o fluxo diminuiu muito ou a menstruação atrasou significativamente, informe ao seu médico para avaliação, pois em alguns casos é possível associar contraceptivos orais para regular o ciclo durante o tratamento. Não suspenda o medicamento sem orientação médica.

Dr. Luan Estrela Pietro

Dr. Luan Estrela Pietro

Médico de família

Votuporanga

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.