É normal perder o interesse pelas coisas muito rapidamente? sempre que eu começo a estudar eu começ

26 respostas
É normal perder o interesse pelas coisas muito rapidamente?
sempre que eu começo a estudar eu começo com toda empolgação do mundo, depois de uns dias eu desânimo e perco o interesse e pulo para outro assunto, eu já tentei aprender idiomas, estudar para concursos, vestibular, programação… já gastei muito dinheiro me inscrevendo em cursos e nem mesmo a perda financeira me motiva a estudar, eu sempre fracasso, eu não consigo gostar de algo a ponto de eu estudar aqui por semanas/meses
Eu admiro pessoas que consegue estudar para algo durante anos a fio, depois de uns dias eu pego uma certa repulsa e não consigo mais, mesmo eu sabendo da recompensa eu não consigo, o que eu faço?
Sinto muito, que seu comprometimento com sua própria vida venha sendo assim.Te responder por aqui somente, sem uma contextualização maior dos detalhes seria leviano da minha parte. De qualquer forma, com certeza o melhor caminho é a psicoterapia, onde vc terá o seu espaço de escuta. Espero ter ajudado um pouco, desejo boa sorte, estou por aqui!

Olá.

Fico pensando em como se deu as escolhas para estes cursos, concursos, idiomas... Aliás, como vem realizando suas escolhas?
Outros pontos a serem observados são: como é seu estudo? Como está sua rotina? Há algo acontecendo a mais em sua vida que lhe tira a atenção? Você busca fazer muitas coisas ao mesmo tempo? Está cansado?
Está ocorrendo comparações com outras pessoas ao ponto de você se autodepreciar?

Além disto, o que você realmente gosta? O que quer? Do que precisa? Quando foi a última vez que parou se olhar, ouvir suas necessidades?

Além destes inicias pontos reflexivos é de valia entender desde quando tais comportamentos te acompanham, pois talvez seja necessário uma avaliação neuropsicológica para descartar ou confirmar um quadro de TDAH.

Também me chama a atenção de você mirar a recompensa, mas não falar se apreciar o processo seja de estudar programação, um idioma...

Logo, seria interessante uma avaliação neuropsicológica para descarte ou confirmação de TDAH e acompanhamento profissional.

Espero ter ajudado.
Olá, sempre tentamos achar respostas nas coisas que fazemos e as vezes existe e pode ser que não tenha.
De qualquer forma, apenas com seu relato, ainda faltariam informações para se aprofundar em uma resposta. O que é muito válido e acredito que seria muito importante seria buscar uma ajuda, para compreender o que esta causando essa mudança frequente de gostos e vontades ultimamente e como você pode se ajudar junto com o acompanhamento de um profissional.
Olá! Não é fácil viver sem encontrar atividades que nos motivem e façam bem a nós. As causas para esse tipo de questão podem ser de diversas ordens e o que fazer para cuidar disso também depende de um entendimento mais amplo do que te leva a se sentir assim.
Então, o caminho mais indicado para entender o que está acontecendo e o que fazer é buscar por uma avaliação cuidadosa e pelo tratamento adequado com um profissional da Psicologia e da Psiquiatria.
Boa tarde! Sua própria consciência parece responder sua pergunta. Não 'e uma questão de ser normal, mas sim de você evoluir, progredir, fazer conquistas a partir dos seus potenciais, habilidades, pensamentos e sentimentos. Os fatos de você desistir podem mostrar transtornos de procrastinação, boderline, tdah, bipolaridade, falta de auto conhecimento para decisões assertivas, problemas de saúde, entre outras causas. Eu sugiro você cuidar do seu universo interno, de você por inteiro. Fazer uma psicoterapia antes de algo mais grave emocionalmente. A falta de direção, energia e persistência vai ocasionar outras questões. São componentes bem importantes para a evolução pessoal. Espero ter ajudado. A disposição.
Olá!!Compreendo sua frustração por perder o interesse rapidamente em seus estudos. É natural sentir desânimo em alguns momentos, mas se isso acontece com frequência, pode ser um sinal de que algo precisa ser ajustado.
Existem diversas causas para a perda de interesse, desde fatores biológicos e psicológicos até questões relacionadas ao ambiente de estudo. É importante buscar ajuda profissional para identificar a origem do problema e encontrar soluções personalizadas.
A terapia EMDR e o Pain Management podem ser ferramentas eficazes para lidar com traumas e bloqueios emocionais que podem estar interferindo em seus estudos.
Se você busca ajuda para superar seus desafios e alcançar seus objetivos, entre em contato para uma primeira consulta. Será um prazer conversar com você e entender melhor suas necessidades.
Lembre-se, você não está só nessa jornada. Com o apoio adequado, você poderá desenvolver estratégias para manter o foco e a motivação, e finalmente alcançar o sucesso que deseja. Tudo de melhor!
Boa noite,
Respondendo sua pergunta. Chama-se impulsividade. Procure um psicólogo que trabalhe com Terapia cognitivo-comportamental para ajuda-lo a ter foco
Olá! Julgo ser importante procurar identificar o porquê deste comportamento de perder o interesse. Pode ser que a impulsividade esteve presente no momento de uma escolha, ou seja: você não pensou o suficiente para tomar uma decisão. Porém, pode ser que existam outros fatores, até então ocultos, que estão influenciando nisso. Em casos de transtornos como a depressão ou o TDAH, por exemplo, a capacidade de se animar com algo pode estar afetada. Eu recomendaria a busca por um psicólogo. Ele poderá te ajudar nisso, com certeza!
Para responder a sua pergunta é preciso conhecer o seu contexto atual e o familiar, sua história de vida, o que te dá prazer, o que você evita, como você evita. Todas essas perguntas e tantas outras são feitas em um processo psicoterapêutico, no qual você poderá se conhecer melhor e construir pontes para a busca de mais qualidade de vida. Estou à disposição!
Olá, esse deve estar sendo um processo muito sofrido, acredito que seria interessante você buscar ajuda Terapeutica, para entender todo esse funcionamento, sua personalidade e crenças que fazem com que você fique repetindo esse padrão de comportamento. Coragem. Abraço e fico a disposição.
Boa noite! Seria interessante investigar melhor como você escolhe suas áreas de estudo,isto é,quais critérios você leva em conta? Além disso,verificar quais são suas expectativas sobre os cursos que faz,o que acredita que as pessoas que conseguem estudar até o final pensam e sentem sobre esse estudo? Fazendo um processo de psicoterapia você poderia entender melhor esses pontos e modifica-los de modo prático em sua vida.
Fico â disposição no modelo online ou presencial.
Olá. Vou começar pela observação sobre sua pergunta: É normal? O que normalizar esses acontecimentos traz de conforto para você? Porque ao que me parece essas situações estão te deixando incomodado (a).
Dessa forma vou te passar algumas informações sobre o funcionamento humano que podem contribuir contigo.
De acordo com a Teoria da Evolução a nossa tendência é a acomodação. E quando nos movimentamos é para atender as necessidades básicas.
Para que a gente se movimente e busque mudanças é necessário que tenhamos motivação.
Ocorre que o estudo exige tanto da atenção e da memória, quanto do físico.
A preocupação que você traz pode ter inúmeras possibilidades. Algumas já citadas como TDAH, mas também pode ser um quadro de depressão, pode ser um quadro de stress, pode ser hormonal, alimentar e até mesmo físico, pois os níveis de insulina no sangue pode levar a sintomas como os que você citou.
E pode ser falta de treino e foco.
Indicação: faça exames médicos para descartar que seja algo biológico, ainda assim há indicação para psicólogo.
Posso fazer uma avaliação psicológica contigo. Entre conhecer meu perfil e agende.
Fui concurseira e passei em um concurso público onde eram 52.000 candidatos. Fiquei entre os 180 primeiros.
Conheço técnicas que te ajudarão a encontrar motivação e alcançar os resultados que você procura.
Estou a disposição.
Olá! É mesmo muito angustiante se sentir assim.. sinto muito que esteja passando por isso... Mas o lado bom é que você está aqui, questionando e buscando ajuda..
O conceito de "é normal" é muito complexo quando se trata de atenção X procrastinação e eu costumo dizer que "quem não sabe o que procura, não reconhece quando encontra".

Sua dificuldade em dar continuidade nas coisas que se propõe a fazer, pode estar ligada a uma falta de propósito e essa, geralmente vem da falta de autoconhecimento.

Procure pendar nos seus desejos, nos seus sonhos, pra entender se essas atividades fazem sentido pra você... Não é possível estudar por "anos a fio" se você não pretende fazer nada com esse investimento, se no final não tem algo que te faça brilhar os olhos e se realizar...

Busque iniciar a sua Psicoterapia para investigar as causas do seu desânimo e assim será possível verificar estratégias para clarear a sua mente em relação ao que faz seu coração bater mais forte.

É preciso também afastar as possibilidades físicas, como transtornos de atenção, por exemplo.

Espero que fique bem, você vai se encontrar!
;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá. Achei interessante você começar seu texto escrevendo sobre empolgação, e talvez seja justamente esse fator que te faz não permanecer nas suas escolhas porque os estímulos são fortes, porém têm a ver com o ambiente em que está inserido no momento, por isso, são passageiros, o que é diferente da motivação que tem a ver com seus propósitos. Esse sintoma pode ter relação com questões diagnósticas ligadas à depressão, TDAH, entre outras, mas só pelo seu relato não podem ser investigadas, avaliadas e muito menos diagnosticadas. Diante disso, percebo que é necessário buscar um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, possibilitando assim, autorreconhecimento, entendimento das suas motivações, pois somente a partir do olhar individualizado para o seu caso será possível pensar sobre diagnóstico, possibilidades de trabalho e intervenções. Caso queira marcar uma entrevista, estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Simples. Você possui algum registro inconsciente que o impede de crescer. Conheça você mesmo.
Olá, são muitas situações que podem estar influenciando suas decisões, tanto sintomas psicológicos é emocional, como tbm sociais e relacionais. Acredito que seja importante buscar auxílio psicológico para melhor entendimento de seu quadro é possível auxílio para que consiga desenvolver suas competências e habilidades almejando seu crescimento e desenvolvimento pessoal como um todo.
Olá. Recomendo buscar auxílio profissional. Inicie psicoterapia e com a ou o profissional poderão cuidar de seu quadro e também considerar se há outras necessidades, seja um trabalho de orientação vocacional, psiquiatria, entre outros.

Olá. Provavelmente essa questão que você relatou é a ponta do iceberg de algo maior. É preciso investigar seu histórico de vida para entender porque desenvolveu esse padrão de autodisciplina insuficientes. A psicoterapia vai ajudar a entender esse quadro. Se ele iniciou desde a infância, ou na adolescência, se é em todas as áreas ou apenas na acadêmica e profissional. Estou à disposição para ajudar nessa autodescoberta.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200
Na perspectiva junguiana, a perda rápida de interesse pode indicar conflitos internos entre diferentes partes da psique, como o ego, a sombra e os arquétipos. Pode ser útil explorar essas dinâmicas internas para entender melhor as motivações subjacentes e buscar uma integração mais harmoniosa das diferentes facetas da personalidade. Isso pode envolver trabalhar com a sombra, reconhecer e integrar os arquétipos ativos e buscar uma maior unidade psicológica, o que pode ajudar a encontrar maior consistência e dedicação às atividades de estudo.
Acredito que você não deve pensar quanto a normalidade disso. Pode ser que, apesar de parecer atraente, o que você se propõe a fazer não é algo que está exatamente dentro das tuas potencialidade. Muitas pessoas demoram um tempo para encontrar alguma coisa que realmente as façam persistir.
Agora, o que fazer com isso? Entender e conviver, e se possível trabalhar o seu ponto de vista caso seja algo mais profundo do que isso.
Sem dúvida, fazer psicoterapia com afinco e com disposição pode te ajudar.
Olá, como vai? De fato, somente saber sobre as consequências de nossas ações, não altera o nosso comportamento. É natural não gostar de tudo em uma área específica, por mais que você goste e ame o que faz. Há algumas coisas que inevitavelmente serão mais chatas ou difíceis. Acredito que iniciar um acompanhamento psicológico, pode te ajudar a olhar para essas questões com mais profundidade. O profissional levantará informações sobre sua história de vida; realizará encaminhamentos - se necessário, e elaborará um plano de tratamento que possibilite construir uma vida com sentido e significado. No entanto, viver uma vida valiosa não quer dizer que a vida será isenta de problemas ou dificuldades. Aprender a lidar com isso também é fundamental. Um abraço! Se cuide.
Olá!

Seria interessante que pudesse fazer um acompanhamento psicológico para entrar mais em contato com seu funcionamento psíquico e assim, compreender melhor sua falta de motivação para as atividades as quais você se dispõe a fazer inicialmente. Seria importante investigar como você lida com prazer e desprazer, com dados de realidade e com frustrações, por exemplo, entre diversos outros aspectos que só poderão ser pensados e trabalhados em psicoterapia, junto a um profissional qualificado.
Olá! Imagino que essa falta de constância e foco estejam te causando muita frustração. Sua dificuldade parece estar em grande parte relacionada ao foco nos estudos. Vale questionar se essa empolgação do início está ligada ao fato de realmente ter interesse no curso/concurso/vestibular escolhido ou ela só acontece pela esperança de uma nova oportunidade de fazer as coisas darem certo, sem analisar se faz real sentido pra você. Importante investigar suas motivações ao realizar essas escolhas, como é ambiente em que você vive e avaliar a presença de transtorno de ansiedade ou TDAH que prejudicam a nossa atenção, memória, foco e também podem acentuar a impulsividade.
Olá! Desistir pode ser indicativo de diversos transtornos, tais como procrastinação, transtorno de personalidade borderline, TDAH, bipolaridade, falta de autoconhecimento para decisões assertivas e problemas de saúde. Recomendo que você cuide do seu mundo interno de forma abrangente, considerando a psicoterapia como uma medida preventiva antes que a situação emocional se agrave.
A dificuldade em dar continuidade às suas atividades pode estar relacionada à falta de propósito, que geralmente resulta da falta de autoconhecimento. Reflita sobre seus desejos e sonhos para compreender se essas atividades têm significado para você.
A ausência de direção, energia e persistência pode acarretar outras questões, sendo elementos cruciais para o desenvolvimento pessoal.
Abraços
Olá! Esse funcionamento em relação aos seus interesses não é "normal". Você já percebe prejuízos objetivos, inclusive. Para sair desse padrão, é preciso entender melhor essa "perda de interesse". Provavelmente, trata-se de algo mais relacionado à dificuldade de lidar com as dores do processo de desenvolvimento de um projeto do que exatamente a existênciaou não de interesse pelo resultado do projeto.
Para falar de forma bem objetiva, fazer qualquer coisa minimamente estruturada na vida dá trabalho. Busque ajuda psicológica.
Olá! Não é normal perder o interesse pelas coisas rapidamente. Esse é um sintoma presente no TDAH, mas não quer dizer que você tenha o transtorno por apresentar essa característica. Essa mesma característica está presente em outras condições. Recomendo que você procure um psiquiatra ou neurologista pra identificar se é necessário fazer uma avaliação neuropsicológica para confirmar ou descartar a hipótese de algum transtorno. Com o diagnóstico adequado é possível fazer um tratamento correto para o seu problema e reduzir os prejuízos que esse transtorno já trouxe e poderá trazer a você.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!