É normal tomar Amitriptilina ou Clonazepam e não sentir sono várias horas após a ingestão?

3 respostas
É normal tomar Amitriptilina ou Clonazepam e não sentir sono várias horas após a ingestão?
Sim, pois cada um tem uma resposta diferente aos remédios, assim como tem gente que toma um comprimido e fica com muito sono, inclusive sonolência residual no dia seguinte, há outros em que a medicação não tem efeito sedativo nenhum.
Por isso é importante o acompanhamento médico regular ate acertar a medicação e respectivas doses

Tanto a amitriptilina quanto o clonazepam são sedativos. Como já citado, o clonazepam passa a ser tolerado pelo organismo rapidamente. Algumas semanas já são suficientes para isso.
Ou seja, a dose que antes era suficiente para induzir o sono já não é mais, e por consequência a maioria das pessoas passa a ingerir doses maiores.
Essa decisão traz um grande prejuízo para a memória, atenção e concentração, além de, no longo prazo, contribuir para instabilidade do humor.
Muito frequentemente algumas pessoas usando doses altas de clonazepam (ou outros clamantes) reclamam de falta de energia ao longo do dia, e acreditam estarem deprimidas, mas não sabem que os próprios calmantes provocam isso.
É importante estar ciente dos prejuízos que os calmantes provocam e que há outras maneiras de lidar com os sintomas.
Insisto que não há tratamento adequado sem o auxílio psicológico.
Olá! A resposta a qualquer medicamento depende de mútiplos fatores agindo em conjunto. Das propriedades específicas de cada fármaco, da dose em uso, do organismo único de cada pessoa e do quadro psiquiátrico apresentado pelo indivíduo. Alguns medicamentos, como o Clonazepam, ainda podem estar associados a tolerância com o uso continuado (ou seja, o efeito vai diminuindo com o passar do tempo). No seu caso, em particular, ressalto que a falta de eficácia da Amitriptilina e do Clonazepam podem ter a ver com diversas causas, incluindo a presença de um quadro psiquiátrico ainda não diagnosticado. Diversos transtornos psíquicos cursam com insônia, a qual somente é resolvida com o tratamento adequado da condição de base. Insônia pode estar presente, por exemplo, em transtornos de ansiedade, de humor, em pessoas com doenças clínicas (como apneia/hipopneia obstrutiva do sono) ou ser uma insônia primária. Sugiro que você realize uma consulta para maior esclarecimento diagnóstico e tratamento.