É possível duas pessoas diagnosticadas com transtorno de personalidade borderline terem um relaciona

14 respostas
É possível duas pessoas diagnosticadas com transtorno de personalidade borderline terem um relacionamento saudável juntas?
Olá! Sim é possível, se ambas reconhecerem o problema e estarem dispostas a enfrentar. Todo relacionamento tem suas complicações, dedicação, afeto, paciência e empatia tornam as coisas mais fáceis. O primeiro passo a dar é informar-se e saber o máximo possível sobre este tipo de transtorno de personalidade. A pessoa que sofre deste transtorno apresentar uma grande instabilidade emocional, que afeta o comportamento, o estado de humor, a autoimagem e o relacionamento com os outros.
Procurem respeitar os limites um do outro, façam terapia, autoconhecimento ajuda bastante.

Com certeza, desde que ambas estejam mto consciente dos sintomas do transtorno, procurar entender a dinâmica uma da outra e estar sendo acompanha e medicada. Td relacionamento tem suas questões e dificuldades, qdo além do corriqueiro temos uma problemática maior já conhecida e mtas vezes pouco controlável, as variantes do dia a dia se tornam mais complexas, portanto, um acompanhamento de casal seria mto útil, principalmente no inicio.
Certamente pode ser uma relação bastante desafiadora e é importante estar ciente disso. Porém é possível manter-se um diálogo constante sobre os limites de cada um, sobre coisas que cada um não se sente confortável em abrir mão, mas ao mesmo tempo estarem ambos dispostos a serem flexíveis naquilo que for importante para o(a) parceiro(a) também. É o básico para todas as relações e isso diz tudo. Diagnóstico nenhum é uma sentença. Borderline ou não, um relacionamento saudável demanda um trabalho de cuidado consigo e com a pessoa com quem você se relaciona.
Desejo felicidades ao casal!
É possível sim! Mas também é importantíssimo que ambos tenham acompanhamento psicológico para que o relacionamento caminhe de maneira funcional. Abraço!
Olá! Uma relação como essa irá apresentar certas particularidades mas, se o casal estiver sendo acompanhado por profissionais de saúde mental, é possível sim ter um relacionamento saudável. A psicoterapia é a principal aliada no tratamento desse transtorno e o auxílio do psiquiatra também pode ser importante em alguns casos para um melhor manejo dos sintomas. No entanto, mesmo com o tratamento, isso não significa que não irão surgir conflitos, até pq isso é natural em qualquer relacionamento, porém com o tratamento adequado ficará mais fácil lidar e superar as dificuldades que surgirem. Cuide-se bem!
Olá, é possível sim! É importante que ambos busquem por um profissional qualificado para auxiliar nessa caminhada, pois pode ser um relacionamento cheio de desafios, não devemos ignorar o fato de que todo relacionamento pode ter ser conflitos, a diferença vai estar em como vocês pretender lidar com eles, sendo os mesmos gerados pelos sintomas do transtorno ou não. Me coloco a disposição para eventuais dúvidas, Abraços.
Tudo é possível desde que tornemos isso possível. Ou seja, não vai ser fácil, vocês devem ambos ter consciência dessas limitações e tratá-las. Mas se fizerem isso, tiverem tolerância e muito amor, acredito que é possível.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Não posso afirmar que sim, nem que não. Os transtornos de um e de outro irão aparecer, e isso pode gerar inúmeros conflitos entre o casal. Talvez conflitos intermináveis, que podem desgastar todo o relacionamento, mesmo com muito amor. Claro que o acompanhamento psicoterápico de ambos é imprescindível. Mas mesmo assim as instabilidades de humor e de personalidade vão se manifestar a todo o momento.
Olá! tudo bem? É com certeza uma situação desafiadora, porém cada um manifesta suas questões de forma individual, estando ciente e respeitando o tempo de cada um ai dentro. Recomendo que o acompanhamento terapêutico seja realizado pelos dois, podendo recorrer a uma terapia de casal quando necessário. Espero ter ajudado, abraços!
Olá, espero que esteja bem.
Esse transtorno em especial dificulta as relações sociais e afetivas.
Sua questão parte da informação de que existem dois diagnósticos. Ambos sabem como é o transtorno, suas características, seus limites e tratamento.
Buscar acompanhamento para lidar com as questões deste relacionamento seria o mais prudente.
Boa tarde! Sim, é possível... mas ambos tem que estar fazendo terapia individual. Espero ter ajudado.
Olá! Sempre a essa possibilidade, desde que ambas estejam em tratamento psiquiátrico e terapêutico, é um transtorno que afeta a capacidade cognitiva do sujeito e requer uma alta demanda de cuidados. É difícil saber o que um borderline sente pelo outro, se é amor ou carência que é um traço da doença, a dependência de ter um outro para se sentir completo. Vivem intensamente medos de abandono e uma raiva inapropriada face a breves separações, ou pequenas mudanças. Através da psicoterapia, o indivíduo pode remodelar o seu comportamento, de modo a ter autonomia sobre suas ações. Por isso é imprescindível terapia individual e de casal, tudo caminha para o melhor, forte abraço.
é possível que duas pessoas com diagnóstico de transtorno de personalidade borderline tenham um relacionamento saudável, mas é importante considerar alguns aspectos.

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por instabilidade emocional, dificuldade em regular as emoções, impulsividade e padrões de relacionamento interpessoal instáveis. Esses sintomas podem afetar a dinâmica de um relacionamento, resultando em desafios e conflitos adicionais.

No entanto, com apoio adequado e tratamento psicoterapêutico, é possível que essas duas pessoas desenvolvam um relacionamento mais saudável e equilibrado. A psicoterapia pode ajudar cada indivíduo a entender seus padrões de comportamento, a lidar com suas emoções e a desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes.

Um relacionamento saudável exigirá trabalho conjunto, compreensão e apoio mútuo. Ambas as pessoas devem estar dispostas a se envolver em um processo terapêutico individual para trabalhar em suas questões pessoais e, ao mesmo tempo, estar abertas a uma terapia de casal, se necessário, para abordar as questões específicas que surgem no relacionamento.

É importante lembrar que cada caso é único e que a psicanálise considera a singularidade de cada indivíduo. Portanto, é fundamental buscar o apoio de um psicanalista ou outro profissional de saúde mental para uma avaliação individualizada e orientação adequada ao contexto específico do relacionamento. Seria leviano afirmar que tal relacionamento não representa um grande desafio, porém deve-se evitar ao máximo limitar os desejos, sonhos e objetivos, principalmente se envolvem amor, por conta de uma psicopatologia.
Sim, é possível duas pessoas diagnosticadas com transtorno de personalidade borderline terem um relacionamento saudável juntas. Algumas questões para ajudá-los(as): vocês conhecem e reconhecem em vocês, e um no outro, os nove sintomas de Borderline elencados pelo Manual de Psiquiatria (discutam cada um deles com seus psicólogos)? Um dos trabalhos psicoterapêuticos com portadores de TPB é a regulação emocional. Não que seja fácil, mas pessoas que se comprometam com o treinamento da regulação emocional podem sim, ter relações saudáveis! Veja na internet o admirável exemplo pessoal de Marsha Linehan, Borderline e Doutora em Psicologia, criadora da Terapia Comportamental Dialética (faz parte da TCC). À disposição para esclarecer e conversar a respeito.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!