É possível esquecer uma memória com hipnoterapia? Ou dar outro significado à ela?

18 respostas
É possível esquecer uma memória com hipnoterapia? Ou dar outro significado à ela?
A memória não é apenas um fator cognitivo de registro, de gravura de um momento que passou. Ela é também (e sobretudo) um afeto. Em psicanálise dizemos que uma memória não pode ser apagada, ela é esquecida em um processo ativo que chamamos de recalque. Portanto, recalcar uma memória é um processo ativo do inconsciente de esquece-lá, suprimi-la, por inúmeros motivos, seja porque ela expõe um desejo impossível do sujeito reconhecer, seja porque ela carrega um trauma ou um afeto oposto ao nosso ideal, etc. No entanto, o que acontece com essa memória esquecida ou recalcada, é que ela se impõe sobre as escolhas atuais dos sujeitos na vida sem que eles possam dar conta disso; há um processo de repetição das escolhas que se impõem aos sujeitos e que frequentemente associa-se ao destino, aos infortúnios, justamente por não se reconhecer nelas. Nesse sentido, o trabalho de uma análise não é o de produzir mais esquecimento, mas justamente de relembrar, recordar, essas coordenadas antigas e muito arcaicas da nossa existência, dos nossos desejos, e que fornecem os índices do que nos acomete hoje. Fazendo isso, é possível reinventar um presente novo e um futuro no qual não se está cativo a essa repetição do recalque que mantém o presente sempre igual, engessado, o mesmo. Portanto, produzir outros significados em relação a memória, como você disse, é o horizonte de uma análise. E mais do que isso, trata-se de compreender a função de cada “memória”, a forma como ela nos faz repetir e o modo como se manifesta nos sintomas, no corpo e nos adoecimentos.

Não tem como esquecer algo. o que acontece é ressignificar a emoção relacionada memoria que te causa dor, para que deixe de te incomodar. Ela vai revisitar o evento e permitirá fazer uma terapia naquele exato momento.
Você continua lembrando, mas ele não te trará a dor que hoje sente.
Entendo que esquecer uma memória difícil e dolorida parece ter a função de cessar o sofrimento que a acompanha. Entretanto existem evidências de estudos realizados em algumas abordagens que para se relacionar com ela de outra forma ou ressignifica-la como voce diz, esquecer ou evitar essas memórias não é a melhor forma, porque busca evitar a experiência da dor e não encontrar estratégias mais efetivas para lidar com o sofrimento.
Talvez seja possível "apagar" a memória, mas entenda que isso não seria a melhor solução, pois dependendo do caso você estaria vulnerável à mesma situação posteriormente. Na grande maioria das vezes, as lembranças desagradáveis são justamente uma forma do cérebro tentar se proteger, lembrando-o constantemente daquilo com o intuito de que não se repita. Entretanto essa estratégia orgânica acaba por não deixar que o passado fique no passado. Então o trabalho do Psicólogo Cognitivo Comportamental é realizar de duas a três coisas: 1. neutralizar a lembrança, de modo que ela não fique ativando sensações desagradáveis; 2. Ressignificar a lembrança, podendo dar a ela uma nova leitura e; 3. Utilizar essa própria lembrança para você perceber suas forças, mesmo algo desagradável tendo acontecido com você.
A hipnoterapia não está comprometida com o apagamento de uma memória, mas pela realização de novo contato com a memória dentro de um espaço terapêutico, permitindo um processo de ressignificação da mesma. Existem vários recursos terapêuticos para lidar com o trauma. Caso seja essa sua questão, sugiro procurar uma psicoterapia para identificar e trabalhar contigo a questão do trauma. De preferência um especialista ou alguém que entenda do assunto, pois o evento traumático tem um funcionamento muito específico dentro do psiquismo... É possível ressignificar e viver uma vida mais livre.
Olá! Na hipnoterapia é possível ressignificar suas memórias,mas apagar não. Quando conseguir dar um "novo" sentindo a suas memórias, vai lembrar de forma menos traumática e dolorosa. Procure fazer terapia, busque ajuda!
Atuo com essa abordagem, da psicologia e hipnoterapia e te digo que não é possivel esquecer nenhuma memória... mas é possível sim, voce ressignificar, ou melhor, dar um novo significado a essa memória... os processos de hipnoterapia tem resultados excelentes.
A hipnoterapia pode lhe ajudar sim de alguma forma, desde que seja feita por um profissional com responsabilidade. Seria interessante a psicoterapia, com um profissional trazer algumas questões referentes ao que anda acontecendo e sentindo com relação a isso. Entender quais os contextos, a frequências, formas que lida com isso, seria importante avaliar. Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiências. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Enquanto psicologa analista do comportamento sugiro que você faça psicoterapia para ampliar seu autoconhecimento de modo que possa ressignificar sua história de vida e potencilizar sua qualidade de vida no momento presente.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Bom dia amigo! Tá tudo bem por aí? Então, vamos lá, tecnicamente não é possível esquecermos de nenhum tipo de memória, o que pode ser feito de fato sim é ressignificar o que aconteceu, aumento sua tolerância ao que lhe causou desconforto no passado. Para realizar esse aumento de tolerância, e posterior ressignificação, é necessário que o corpo esteja em um estado consciente de funcionamento (esse ponto é de extrema importância), o que a hipnose não promove da forma correta. O estado hipnótico é um estado do corpo humano em um formato pré-consciente, de modo que a exposição à memória traumática não está sendo realizada na prática, mas sim apenas uma catarse emocional do evento vivenciado. O ideal é realizar um processo de psicoterapia pela abordagem cognitivo comportamental para fazer essa exposição a memória de forma segura, acompanhada de um profissional que tenha um plano terapêutico bem estruturado. Espero ter respondido sua pergunta, fica bem e grande abraço!
Olá, não apagar a memoria não é possível, mas sim ressignificar e você lembrar sem sofrer.
A hipnoterapia pode ser usada para ajudar as pessoas a lidar com memórias traumáticas ou perturbadoras, mas não necessariamente "esquecê-las" no sentido literal. Em vez disso, a hipnoterapia pode ajudar a pessoa a processar essas memórias de uma maneira menos perturbadora e a reduzir o impacto emocional que elas têm sobre ela.
Olá. É possível elaborar, ou seja, revisitar experiências, acessar traumas, recuperar-se em relação a eles, passar a não mais viver com todos os efeitos que eles nos causam quando não os conhecemos. Nosso trabalho épara superá-los, conhecendo as emoções associadas a esses eventos, comportamentos, pensamentos que automatizamos a partir de tudo isso. Acredito que isto saciaria a sua vontade de esquecer, pois talvez sua questão seja parar de sofrer ou parar de sofrer os efeitos dessa experiência.
Bom dia,

Apagar a memória ruim que te trás angústia e sofrimento não é possível, infelizmente. Porém, existem técnicas em algumas abordagens da Psicologia que permite você compreender o fenômeno dessas memórias e o desenvolvimento de habilidades para conseguir conviver com ela de maneira mais tranquila, mesmo com ela presente. Procure profissionais sérios pra te ajudar, pois é possível você viver mais saudável mesmo com essas memórias. Boa sorte...
Olá!

A hipnoterapia pode ajudar a recontextualizar memórias e alterar a forma como você as percebe, mas não necessariamente faz com que você esqueça completamente uma memória. Em vez disso, pode ajudar a reduzir o impacto emocional negativo associado a ela ou a reinterpretá-la de uma maneira mais positiva. É importante discutir seus objetivos e expectativas com um profissional de hipnoterapia para determinar se essa abordagem é adequada para você.

Seria importante buscar um profissional qualificado no uso desta que é uma FERRAMENTA a ser utilizada na busca por autoconhecimento e manejo das suas emoções

Te convidamos para uma consulta: Hipnose - R$ 220
Olá bom dia. A hipinose é uma ferramenta que pode ajudar na resignificação dessa memória recalcada. Com isso é um grande e eficiente caminho para mudar essa memória traumática.
Olá, apagar uma memória não é possível. Às vezes a pessoa "bloqueia" lembranças traumáticas a fim de evitar o sofrimento, mas essa não é a melhor maneira de lidar com os traumas. É preciso trabalhar esse trauma de maneira a resignificar essa memória. Isso pode ser feito com hipnoterapia ou outras técnicas de psicologia.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Boa tarde! Tanto o tratamento com psicoterapia formal como com o uso de hipnose permitem que o paciente ressignifique as emoções ligadas a algum evento! Se tiver mais dúvidas entre em contato para mais informações.
Fico á disposição no online ou presencial.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!