É possível fazer tratamento para saúde mental com dois terapêutas diferentes na mesma semana? No meu

21 respostas
É possível fazer tratamento para saúde mental com dois terapêutas diferentes na mesma semana? No meu caso, só tenho dinheiro para pagar uma consulta por semana; a outra é coberta pelo plano de saúde. Gostaria de tirar esta dúvida, uma vez que sinto que preciso de terapia 2x na semana e já gasto bastante com psiquiatra particular. Perdão, de antemão, se a pergunta soar antiética. Ela é, antes de tudo, genuína e parte de uma dúvida sincera.
Olá
Tudo depende do contrato a ser feito com o profissional.

Olá!
Uma pergunta bem interessante e compreensível de ser realizada. Quando há a identificação da necessidade de um acompanhamento mais frequente, o seu psicoterapeuta precisa saber disso. Pode apresentar a ele (a) sua proposta para melhor desempenho de seu processo psicoterápico. Permanecer com o profissional quem vem te acompanhado é o melhor recurso que pode utilizar. Caso sinta outros sentimentos que não te faça se sentir seguro, aí se enquadra em um contexto diferente, o que te permite buscar outro profissional. Isso é natural, se não se sentir vínculo, possui o direito de alterar. Caso diferente, não há necessidade de dois profissionais ao mesmo tempo. Leve esse contexto ao seu médico da alma, assim como fez aqui, uma pergunta genuína e sincera. Saudações!
Apesar de toda ajuda profissional de qualidade ser bem vinda, é muito importante que você tenha em mente qual a sua demanda para o tratamento e como estes profissionais têm te auxiliado. Conhecer melhor a abordagem psicológica destes profissionais também é importante, pois apesar de todas elas serem suficientes para um tratamento, abordagens muito diferentes podem acabar não conversando tanto entre si. Também recomendo que você converse com os profissionais que você frequenta sobre esta necessidade que você possui de procurar dois tratamentos pela frequência. Saber que você não sente este tempo suficiente pode ser muito importante no tratamento. Grande abraço
Acho que nenhum dos profissionais irá ficar feliz sobre isso, porque cada um tem sua própria metodologia, seu próprio jeito, sua abordagem, e talvez possa haver algum conflito sobre isso. Particularmente acho que poderá causar uma confusão. Por que não sugere ao profissional que atende pelo plano para pagar a segunda sessão particular para você fazer a terapia com a mesma pessoa?
Acredito que você deva conversar com seu psicólogo sobre a necessidade que sente, uma vez que já há bastante material de análise neste contexto. O ideal é manter o processo psicoterapêutico com um um único profissional, cabe a você decidir qual deles te deixa mais confortável. Abraços!
Olá, tudo bem? Querida(o) primeiramente parabéns por estar indo em busca do autocuidado, especificamente por meio da psicoterapia. Esse processo possui nuances específicas que, caso seja vivenciado de forma "dupla" (por dois profissionais), poderia prejudicar, já que na literatura não vemos a comprovação ou indicação para essa estratégia. Entendo a sua pergunta como uma dúvida genuína mesmo. Minha sugestão é que coloque essa demanda a(o) sua (seu) psi, para que ele possa avaliar melhor, entende? muitas vezes podem ter também variáveis inconscientes envolvidas aí, e todo conflito relacionado ao processo é desejável que seja exposto em contexto da terapia, isso favorece a intimidade necessária para que o Acompanhamento avance!
Espero ter auxiliado!
abração
Sua pergunta é pertinente! Se você tem desejo e demanda para duas sessões por semana, converse com seu Psicólogo e tente um acordo levando em conta sua possibilidade financeira.
Seria interessante você pensar qual deles você fez um vínculo maior para negociar um valor viável para mais uma sessão.
Oi. Seria bom vc conversar com o(a) sua(seu) psicóloga(o) da sua necessidade em ser atendida duas vezes na semana e da sua situação financeira, afim de, juntas(os)encontrarem um valor que possa ser viável para ambos.Acredito que seria melhor vc estar sendo acompanhada por um(a) terapeuta de cada vez.
Olá!
Uma dúvida bem pertinente.
A psicoterapia é um tratamento que acima de qualquer coisa visa a relação e o vínculo estabelecido com o seu psicólogo como fundamental no sucesso do seu tratamento. Não é recomendado o acompanhamento com dois profissionais diferentes, pois na psicologia existe diversas abordagens de tratamento, e dependendo de como os profissionais dirigem as sessões e de qual abordagem utilizem pode haver confusão por parte do paciente nas intervenções feitas pelos profissionais.
A dica é avaliar com quem você se sente mais a vontade e com maior vínculo de confiança, depois dessa análise, sente com o seu psicólogo e exponha a sua dificuldade financeira para manter o tratamento e pergunte se seria possível negociar um valor que fique bom para ambos.
Penso que não seria muito produtivo você fazer tratamento com dois profissionais psicólogos ao mesmo tempo, pois cada terapeuta tem sua maneira de direcionar o tratamento. Diante disso pode ser que haja um retrocesso, e não um avanço.
Boa tarde. O ideal é focalizar seu tratamento com um único profissional. Converse com seu psicólogo e tente chegar em um valor acessível ou um reembolso do plano de saúde.
Att
Penso que primeiramente você deveria escolher um dos dois profissionais que a atendem e abordar a questão financeira com ele/a.
O ideal é fazer o tratamento com um único profissional
Olá, boa tarde! Sugiro que faça terapia com um profissional e coloque no atendimento sua questão financeira. Dois profissionais Não implica em avanços em seu tratamento ,ao contrário, pode prejudicar.
Já recebi demandas parecidas algumas vezes em meu consultório. Sempre há uma intenção positiva quando o cliente quer "acelerar a terapia", mas digo: tudo tem o seu tempo. Fazer duas sessões por semana não acelera o resultado e muito menos os efeitos terapeuticos. O que coloco é: "vamos delimitar o seu objetivo inicial, trabalhar em cima dele, outras questões vão aparecer, cuidaremos disso também e vamos em frente!".
Uma sessão de 50 minutos por semana pode parecer pouco, mas se o cliente se trabalhar durante a semana, se observar, anotar fatos e ideias no seu dia a dia e trazer para a sessão, isso sim irá contribuir para o bom andamento da terapia.
Agora, quanto a questão de fazer terapia com dois profissionais simultaneamente, acredito que seja desnecessário. Pode ocorrer uma "competição" dentro de você entre o que cada um fala, a forma de trabalhar e de manejar a terapia.
No entanto, é muito comum receber clientes novos para avaliação que já fizeram uma primeira sessão com vários profissionais, não intenção de estar querendo "escolher" ou ver com qual se sente mais a vontade. O que é perfeitamente razoável e positivo.
Espero ter ajudado!
Como um médico, o psicólogo segue uma estratégia de tratamento fundamentado na psicologia. E cada profissional usa seus instrumentos técnicos para conduzir sua psicoterapia. Você precisa se sentir seguro e confiante no seu psicoterapeuta para que você consiga utilizar seus recursos emocionais e intelectuais no processo . Escolha o que vc sente mais empatia e invista neste tratamento.
Essa questão é muito interessante na minha opinião. Enquanto Psicólogo eu já passei por esse tipo de situação. Nesse caso é preciso compreender que existem três partes envolvidas, três perspectivas, três intenções e três expectativas. Por isso é delicado conciliar, mas na minha opinião não é impossível. Enquanto psicoterapeuta eu faço o máximo para me adaptar as necessidades do cliente, mas sem que isso prejudique a funcionalidade das minhas intervenções terapêuticas. A transparência entre psicólogo-cliente é um princípio imprescindível de qualquer terapia, nestes casos isso deve ser ainda mais rigoroso, então pode ser que funcione. Mas pela minha experiência esse ménage terapêutico (kkkk) tem vida curta (mas não que necessariamente seja um período negativo). Mesmo se tudo for bem, há uma forte tendência que o cliente direcione seu foco terapêutico decidindo por algum dos profissionais. Também cabe destacar que diferentes profissionais podem trabalhar diferentes demandas, mas de qualquer forma continua sendo uma proposta desafiadora. Finalmente também acredito que o paciente se colocar na posição de ter dois terapeutas é por si só um processo de autoconhecimento e aprendizado que talvez ele deva passar para amadurecer enquanto paciente e enquanto pessoa. E também acho que sob tais circunstâncias muitos profissionais sérios e dedicados acabam por evoluir.
É possível sim. Tanto é que você faz. Existe A possibilidade de fazer com terapeutas diferentes ou várias vezes na semana com o mesmo. Depende da necessidade e da disponibilidade.de.ambas as partes.
Eu não indico, pois são profissionais com visões diferentes e a probabilidade do paciente entrar em dissonância é bem grande e o benefício que ele busca poderá não ser alcançado. Veja com quem você se sente mais confortável e converse abertamente!
Boa tarde tudo bem? Na minha opinião acredito q não seria bom para o paciente.. Porque a especialidade do profissional pode dar choque..Sugiro que vc faça 2x por semana,com 1 terapeuta. Você pode acrescentar terapias alternativas, que acredito que ajude muito na melhora do paciente.
Olá. Não é recomendável fazer terapia com dois profissionais ao mesmo tempo, sugiro verificar com terapeuta do plano se ele(a) pode atender duas vezes semanal, uma pelo convênio e outra particular focando na mesma terapia, para que tenha um processo terapêutico mais coeso. Abraço
Olá. O primeiro passo é fazer uma avaliação psicológica a fim de identificar o que esta acontecendo com você, depois disso será montando o tratamento de acordo com a sua necessidade. Além disso, o tratamento tende a ser com um terapeuta apenas, se necessário ele pode incluir duas consultas na semana, mas, somente, se houver necessidade. Um forte abraço