É possível que uma criança, com 02 anos diagnosticada com autismo moderado que tenha acompanhamento

4 respostas
É possível que uma criança, com 02 anos diagnosticada com autismo moderado que tenha acompanhamento correto e estimulo da familia seja reavaliada e classificada como leve com o passar dos anos?
Sim é muito provável de acontecer e sempre é nossa expectativa como pediatras.
Abraço
Dr Rubens Cat

É pra isso que serve a intervenção o mais precoce possível. O acompanhamento interdisciplinar, com profissionais especializados e apoio da família. Sim, é possível se alcançar bons resultados, melhora na qualidade de vida. :)
Com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional especializada, essas chances são bem grandes. Podemos pensar nos níveis de autismo como uma régua (espectro), onde dependendo dos estímulos que esta criança é exposta ela é capaz de se "movimentar", indo de um nível ao outro. Lembrando que isso pode acontecer tanto para um lado quanto para o outro, quando a criança não é estimulada e acompanhada com profissionais competentes, pode cair para um nível mais grave do transtorno.
Sim, é possível que uma criança diagnosticada com autismo moderado possa ter uma reavaliação com o passar dos anos e ser classificada como leve, principalmente com o acompanhamento correto e estímulo da família, além de tratamentos terapêuticos adequados. O autismo é uma condição que apresenta diferentes níveis de gravidade, e o desenvolvimento da criança pode ser influenciado por diversos fatores, como a idade, o ambiente em que vive, o suporte familiar, além do tratamento terapêutico. É importante salientar que cada caso é único e pode apresentar uma evolução particular, por isso é essencial manter um acompanhamento com um profissional especializado em neuropediatria para avaliar e direcionar o tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800