É possivel sintomas de autismo leve diminuir com a idade? Quando era mais novo eu os manifestava ma

24 respostas
É possivel sintomas de autismo leve diminuir com a idade?
Quando era mais novo eu os manifestava mais, mas quando fiquei mais velho não tenho mais nenhum desses sintomas.
Olá
Autismo é uma condição psicológica irreversível pois é genética.
Por outro lado, há casos em que o autismo foi desenvolvido, criado pelo cérebro e com tratamento, tempo, vivência pode sumir.
Se realmente tinha sintomas de autismo que não estão mais presente, então não era autismo “genético “ .
Abs

São muitos os fatores que intervêm no curso do Transtorno do Espectro Autista. Um deles está relacionado ao grau em que o Transtorno se apresenta: quando é de natureza leve, são maiores as chances dos sintomas diminuírem significativamente. Outro ponto importante com relação à evolução do TEA é o momento em que a intervenção terapêutica junto ao paciente se inicia, pois, quanto mais cedo ela ocorre, mais chance tem o indivíduo de evoluir de forma favorável. De maneira geral, sim, é possível que os sintomas diminuam consideravelmente, porém cabe lembrar que cada caso é um caso diferente.
Olá.
Ninguém melhor que você para saber se o sintoma diminuiu. e se é assim que se sente, então é importante levar isso em conta.
Claro que também é importante buscar uma avaliação de um profissional da área da Psicologia para se esclarecer quaisquer dúvidas.
Forte abraço.
Sim, é possível! Se você não manifesta nenhum desses sintomas, nem perca seu precioso tempo de vida desconfiando de seus recursos e duas capacidades! Viva plenamente observando seus pensamentos, discernindo os construtivos dos destrutivos. Use a sua mente como uma ferramenta para viver bem!
Um abraço,
Lea
Considerando que, com o amadurecimento trazido pela vida adulta, independente de se encontrar ou não no Espectro Autista, passamos a compreender e lidar melhor com situações comuns da vida, seria possível afirmar que sim. O indivíduo que está no Espectro Autista, pode se desenvolver normalmente, quando respeitado (a) e acolhido (a) pelo seu entorno. Nos apegar demais a diagnósticos pode acarretar em agravamento de quadros de sofrimento psíquico. O essencial é se aceitar e buscar viver em harmonia consigo mesmo (a)!
Olá!
Sim, é possível, mas para tirar suas dúvidas e ter uma orientação mais assertiva, sugiro que você procure um psicólogo (a) especialista em autismo.
Um abraço!
A sua pergunta visa no meio de uma polêmica com respeito à explicação do autismo (e de outros chamados "trastornos"). Para a pessoa em questão, é pouco útil pensar em autismo como uma condição que dura para sempre, pois aparentemente não é. Tem gente que se sente aliviada por esta creênça, pois tira delas o peso de "ter que" melhorar embora esta ser uma atitude passiva. Quem consegue desenvolver a força necessária, vive melhor melhorando. No seu caso, aparantemente, aconteceu sem esforço. Parabens! Mesmo assim, procure entender como aconteceu, para fomentar mais melhoras que possam ainda se revelar como necessárias ou desejáveis.
Precisa ver se realmente você tinha "autismo", esse diagnóstico foi fechado? Ele deve ser feito por uma equipe multidisciplinar (neurologista, psiquiatra, Neuropsicólogo...) hoje muitas pessoas se identificam com alguns diagnósticos por pesquisas na internet...veja se hoje o que voce nomeia de sintoma realmente não surge mais...o que hoje te inquieta? Sugiro que reflita e busque uma terapia se achar necessário. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 130
Sua pergunta é difícil de se responder se realmente você tinha autismo sem diagnósticos, etc. mas não importa, o mais importante é que você está se sentindo bem.
Se você foi diagnosticado com autismo, entenda que o autismo é uma condição irreversível, o que pode ter ocorrido é ao longo dos anos você ter adquirido características adaptativas, fazendo com que os características que o diagnosticou não fiquem mais evidentes.
Sim, é possível!!! Se foi diagnosticado com autismo.
Olá! Num quadro de autismo leve em adulto, é provável que a pessoa tenha desenvolvido algumas estratégias para lidar com as circunstâncias da vida. Por isso, pode não deixar tão evidente certos comportamentos ou ter uma melhora na capacidade de se relacionar com outras pessoas.
Espero ter ajudado
Olá! Boa noite! Você pode ter sido diagnosticado erroneamente, e você tinha outra condição psicológica que desapareceu com o seu crescimento. Ou você desenvolveu as habilidades que você precisava pra lidar com os déficits que o espectro traz. Em qualquer um dos casos: que bom que você tá melhor! Forte abraço!
Olá! Existem níveis de autismo. Provavelmente, o seu deve ser leve, e ao longo da vida, você foi desenvolvendo habilidades adaptativas para lidar com os sintomas. Um abraço!
Sim, é possível, pois você vai aprendendo novas habilidades e desenvolvendo aquilo que antes não era tão fácil para você.
O autismo não tem reversão, é uma condição psicológica genética. Mas o que pode acontecer é, que se for descoberto na tenra infância, e o paciente receber um tratamento adequado desde cedo, ele pode diminuir os efeitos/ sinais com o tempo. Mas preste atenção, o autismo tem vários níveis, o seu pode ser um nível baixo. Procure orientação de um especialista.
Olá, seria interessante procurar um profissional da psicologia para te ajudar e orientar com mais segurança sobre seu caso. Cuide-se. Abraço
Olá! Você teve o diagnóstico de autismo por um médico/psicólogo/neuro? Atualmente, há uma "epidemia" de diagnósticos, alguns mal feitos, outros baseados em sites da internet que acabam criando rótulos limitantes, desnecessários e equivocados...Em caso de teres mesmo o transtorno diagnosticado, os sintomas tendem a melhorar com algumas mudanças socioambientais, desenvolvimento de recursos internos para lidar com suas dificuldades e muito autoconhecimento, além de treino de habilidades sociais. O mais importante é que estejas bem, conseguindo ter uma vida mais leve, dentro do possível. Fico à disposição! Abraço, Psicóloga Natália K.
Olá!
A questão é que sintomas do espectro autista estão presentes em outras situações.
Porém já acompanhei evolução de alguns quadros em que muitas habilidades se desenvolvem, mas alguns traços se mantém, depende de pessoa a pessoa.
Sim é muito comum. Conforme a idade avança, a pessoa com TEA aprende "protocolos" nas áreas que tinha dificuldades e com isso sente mais facilidade no convívio social, comunicação, etc. Consequentemente há uma diminuição nos sintomas.
Sim, é possível que os sintomas de autismo leve diminuam com a idade. Algumas pessoas com autismo leve podem desenvolver habilidades sociais e de comunicação que lhes permitem interagir melhor com outras pessoas e se adaptar às mudanças na vida. No entanto, é importante notar que cada pessoa com autismo é única e que os sintomas e o grau de severidade podem variar. Portanto, é importante procurar ajuda profissional para garantir que você esteja recebendo o tratamento adequado.
Sim, é possível que os sintomas de autismo leve diminuam com a idade. O autismo é um espectro e a intensidade dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa e também pode mudar ao longo do tempo. Algumas pessoas podem aprender a lidar com suas dificuldades e desenvolver habilidades sociais e de comunicação ao longo do tempo. Além disso, o ambiente em que a pessoa está inserida também pode ter um impacto significativo na expressão dos sintomas. Por isso, é importante lembrar que cada indivíduo com autismo é único e pode apresentar um quadro clínico diferente. Se você está preocupado com seus sintomas, é recomendado que você procure um profissional de saúde para avaliação e orientação adequadas.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento neuropsicologico tea - transtorno de espectro do autismo - R$ 220
Sim, é possível que os sintomas de autismo leve diminuam com o tempo. O desenvolvimento e o funcionamento das pessoas no espectro do autismo podem variar significativamente. Algumas pessoas podem apresentar uma redução dos sintomas ao longo do tempo, enquanto outras podem continuar a experimentar certas características do autismo ao longo da vida.

Para algumas pessoas, os sintomas de autismo podem se tornar menos evidentes à medida que desenvolvem habilidades sociais e de comunicação, aprendem estratégias de enfrentamento e se adaptam às demandas do ambiente. O amadurecimento emocional, a aquisição de habilidades sociais e o acesso a intervenções adequadas podem desempenhar um papel importante na redução dos sintomas.

É importante ressaltar que cada pessoa no espectro do autismo é única, e o curso do autismo pode ser diferente para cada indivíduo. Algumas pessoas podem continuar a enfrentar desafios específicos relacionados à comunicação, interação social ou comportamentos repetitivos, mesmo que os sintomas sejam menos pronunciados.
Além disso a diminuição da incidência de determinados sintomas não é igual a uma "cura", mas sim resultado das suas adaptações e manejos para atender as suas necessidades
Olá. É possível ter diminuição dos sintomas sim, mas não apenas pelo fato de mudarmos de idade. Penso que com maturidade e maior autopercepção é possível encontrar recursos para lidar com questões emocionais e ter resultado na expressão de sintomas. Abraço.