Em caso de abscesso em toda a mão, até o pulso, como é feita a drenagem?

1 respostas
Em caso de abscesso em toda a mão, até o pulso, como é feita a drenagem?
Dr. Junot Hortêncio de Souza Neto
Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista
Rio de Janeiro
Boa noite!
Uma infecção com essa proporção é sempre uma doença grave, e por isso, a drenagem deverá ser realizada através de acessos cirúrgicos, que nesse caso específico provavelmente serão múltiplos!!!!
É preciso ter em mente que nem sempre o problema será resolvido por um único procedimento cirúrgico, pois é previsível a necessidade de novas drenagem para debelar completamente a infecção, embora em alguns casos apenas uma cirurgia seja capaz de resolver o problema!!!!
Esse tratamento é bastante delicado e com grandes chances de complicações (principalmente a rigidez da mão) e portanto, é importante que o paciente participe ativamente do tratamento e da reabilitação seguindo as orientações médicas de maneira correta!!!
Após a drenagem cirúrgica, eu acho importante manter o paciente internado em avaliação contínua, realizando antibióticos venosos até melhora clínica e de preferência com o auxílio de uma boa equipe de fisioterapia para tentar manter a mão o mais funcional possível, é importante entender que o membro deverá permanecer elevado e sempre, SEMPRE movimentando os dedos e o punho após a liberação do seu médico (essa é a melhor maneira de diminuir o edema e as chances de rigidez articular)!!!!!
Isso é uma doença grave, e como tal, precisa-se de grande atenção da equipe médica envolvida no caso, bem como de uma boa relação multi e interdisciplinar entre enfermeiros, fisioterapeutas, especialista em cirurgia da mão, infectologista, etc....
Confie nos seus médicos, confie em Deus e em toda a equipe que estará trabalhando para a completa solução do problema que eu tenho certeza que apesar das dificuldades que aparecerão no caminho, no final tudo dará certo!!!!!!
Espero ter ajudado!!!
Grande abraço!!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Rogerio de Andrade Amaral

Rogerio de Andrade Amaral

Ortopedista - traumatologista, Médico do esporte

Goiânia

Agendar uma visita
David Luiz Inacio Nadler

David Luiz Inacio Nadler

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Renata Leal

Renata Leal

Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista

Recife

Agendar uma visita
Fabio Carlos Nobrega Pinto

Fabio Carlos Nobrega Pinto

Especialista em dor, Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Bruno Veronesi

Bruno Veronesi

Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista

Brasília

Agendar uma visita
André Fernandes Pires

André Fernandes Pires

Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Drenagem abscesso da mão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.