em pé diabético posso utilizar o curativo Curatec em uma fatura exposta, inclusive infeccionada? E

3 respostas
em pé diabético posso utilizar o curativo Curatec em uma fatura exposta, inclusive infeccionada? E buscando informações de outros profissionais soube que existe uma pomada que regenera a pele, e utilizada em cirurgias plasticas chamada Regederm, posso usar em pé diabetico lesionado e infeccionado??
Dr. Marcondes Figueiredo
Angiologista, Cirurgião vascular
Uberlândia
O pé diabético é um quadro clinico que merece muita atenção do medico e do paciente. Oriento que um Angiologista deve indicar o tipo de curativo a ser usado, princiapalmente em lesões infectadas que podem exigir antibioticos orais e cuidados com curativos locais , como alginato com prata bem indicado para feridas infectadas e com cavidades. Mas insisto, deve ter uma orientação direta de uma medico Angiologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Manoel Augusto Lobato dos Santos Filho
Angiologista, Cirurgião geral
São Paulo
O paciente diabético é extremamente sensível à infecções, sobretudo quando estas acometem o pé. Infecções em pé diabéticos podem piorar em horas e casos mais graves podem precisar de amputação do membro. Portanto é imprescindível a avaliação imediata de um cirurgião vascular. O uso de curativos especiais é secundário no tratamento do pé diabético, o mais importante é determinar a necessidade de limpeza cirúrgica ou revascularização do membro.
Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira
Ortopedista - traumatologista
Bauru
A ideia de que substâncias químicas utilizadas no tratamento de infecções nas extremidades de pacientes diabéticos pode favorecer a cura ou cicatrização da ferida é um erro de julgamento ainda muito disseminado. Na vigência de osteomielite com tecido desvitalizado o tratamento é iminentemente cirúrgico e tem como objetivo remover o tecido morto e, se possível, tentar evitar a amputação da extremidade. Se a ferida estiver limpa e não houver tecido desvitalizado, o uso de soro fisiológico (barato e eficaz) e antissépticos de baixo custo (clorexidine, por exemplo) durante a realização dos curativos é bastante efetivo.

Especialistas

Sarah Patury

Sarah Patury

Angiologista

Salvador

Victor Sampaio Barreto

Victor Sampaio Barreto

Cirurgião vascular

Salvador

Edson Fernando Strefezza

Edson Fernando Strefezza

Cirurgião vascular

São Bernardo do Campo

Elias Abdala Tauil Filho

Elias Abdala Tauil Filho

Cirurgião vascular

Guaxupé

Myrciara Macedo de Alcântara

Myrciara Macedo de Alcântara

Dermatologista

Curitiba

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Pé Diabético
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.