Em pessoas que NÃO apresentem narcolepsia, mas que tenham eventos esporádicos de catalepsia, qual é

4 respostas
Em pessoas que NÃO apresentem narcolepsia, mas que tenham eventos esporádicos de catalepsia, qual é a causa provável dessa ocorrência?
Acrescentaria também a necessidade de um trabalho psicoterapéutico conjuntamente com os tratamentos médicos.

Acrescento: É um distúrbio que impede a pessoa de se movimentar, mesmo que os sentidos vitais estejam em plena atividade, Tratando-se de uma doença que ainda possui muitos mistérios, ela pode ser de formação congênita ou não.Podendo ser decorrente de quadros esquizofrênicos ou histéricos, relacionados as questões emocionais.Para isso é necessário fazer uma consulta com psiquiatra e neurologista e manter um atendimento com um psicólogo, conforme já mencionado pelos profissionais acima.Abs.
A Catalepsia não tem necessariamente que vir de um quadro de Narcolepsia!
Alguns fatores podem desencadear a Catalepsia, dentre esses pode ocorrer em casos de intoxicação ou alcoolismo, na abstinência de cocaína, em quadros Psíquicos de Neurose como a Histeria, ou no desenvolvimento do Mal de Parkinson, entre outros.
A rigidez muscular na Catalepsia, apesar de diferir do quadro comum de crises de Epilepsia, pois o indivíduo mantém a consciência durante a crise e os membros apesar de apresentarem rigidez, mantém certa mobilidade, ainda assim não se pode descartar a hipótese de convulsões focais ou outros quadros Neuropsíquicos.
Consulte um Neurologista, e descartada a hipótese de um quadro neurológico, ele o encaminhará a um Psiquiatra.

Abraço
A cataplexia consiste numa entidade semiológica do distúrbio neurobiológico narcolepsia, caracterizada por atonia muscular abrupta com conseqüente queda ao solo. No entanto, não implicando perda da consciência, não obstante exibir mutismo e incapacidade de exibir comportamentos motores, fato que gera no sujeito sofrimento subjetivo. Sintomas adicionais da entidade nosológica narcolepsia seriam distúrbios do sono, sendo que a capacidade operacional do paciente fica comprometida por sonolência e outros sintomas advindos das alterações do sono.