Em tratamento para acne vulgar com Deriva C Micro tem 2 semanas e senti um piora na pele. Muitas nov
Em tratamento para acne vulgar com Deriva C Micro tem 2 semanas e senti um piora na pele. Muitas novas espinhas nasceram. É normal? Tratamento foi estimado em 3 meses pela dermatologista.
8 respostas
Olá! É normal sim. Em todo tratamento de acne pode ocorrer uma piora no 1o mês. Mas isso não significa que o tratamento precisa ser alterado. A avaliação de resposta deve ser feita só após o 3o mês, conforme indicado pela sua médica.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Sim, isso pode acontecer. Nas primeiras semanas de tratamento com retinoides tópicos, como o Deriva C Micro, algumas pessoas apresentam uma piora transitória da acne (“purging”), enquanto os microcomedões vêm à superfície. Geralmente essa fase melhora com a continuidade do tratamento. Como sua dermatologista estimou cerca de 3 meses para avaliação dos resultados, é importante manter o uso conforme orientado, desde que a irritação seja tolerável. Caso a piora seja intensa, surjam nódulos dolorosos ou a irritação seja importante, vale retornar antes da consulta programada.
Nas primeiras semanas, é possível haver aumento transitório de espinhas, principalmente das lesões que já estavam em formação. Porém, não deve ocorrer irritação intensa, ardor importante, descamação excessiva ou piora progressiva. Com apenas duas semanas ainda é cedo para avaliar o resultado; em geral, começamos a perceber melhora mais consistente entre 8 e 12 semanas. Mantenha o uso conforme a orientação da sua dermatologista e retorne antes se a pele estiver muito sensibilizada ou a acne estiver piorando de forma importante.
Sim, pode acontecer. Em 2 semanas você ainda não tem muito efeito da medicação e, ainda, pode ter irritação pelo ácido. É importante entrar em contato com a sua médica dermatologista se algo diferente estiver acontecendo. Ela lhe disse quando começaria a melhorar?
Olá! Nas primeiras semanas de tratamento com Deriva C Micro, que contém adapaleno, pode acontecer uma piora transitória da acne, com aparecimento de novas espinhas. Isso ocorre porque o retinoide acelera a renovação celular e pode fazer com que lesões que já estavam se formando apareçam mais rapidamente. Com apenas 2 semanas de tratamento, ainda é muito cedo para avaliar o resultado. Em geral, os primeiros sinais de melhora podem aparecer após 4 a 8 semanas, e a resposta mais completa pode levar alguns meses. Portanto, o período de 3 meses proposto pela sua dermatologista é compatível com o tempo esperado para avaliar a resposta ao tratamento. Continue utilizando conforme foi prescrito e não aumente a quantidade ou a frequência por conta própria, pois isso pode irritar a pele e piorar a acne. Use hidratante adequado e protetor solar durante o dia. Se a piora for muito intensa, com muitas lesões inflamadas, dolorosas, nódulos ou cistos, ou se houver irritação importante, ardência e descamação, entre em contato com sua dermatologista antes de continuar o tratamento para avaliar se é necessário ajustar a estratégia.
Olá! Nas primeiras semanas de tratamentos tópicos para acne pode ocorrer irritação ou uma piora inicial, e duas semanas ainda costumam ser pouco tempo para avaliar o resultado. Porém, muitas novas espinhas não devem ser consideradas automaticamente uma reação esperada. Avise sua dermatologista, principalmente se houver ardência importante, descamação, nódulos dolorosos ou risco de cicatrizes. Não aumente a quantidade ou a frequência por conta própria nem acrescente outros ácidos. O retorno permite diferenciar adaptação, irritação e acne ainda ativa, ajustando o plano se necessário. Se persistir insegurança após conversar com ela, uma segunda opinião também pode ajudar.
Nas primeiras semanas do tratamento com retinoide tópico pode ocorrer irritação e uma piora transitória aparente da acne, enquanto a melhora costuma ser avaliada ao longo de várias semanas. Com apenas duas semanas, ainda é cedo para concluir que o tratamento falhou. Mantenha exatamente a frequência indicada pela dermatologista, além de hidratante não comedogênico e fotoproteção, e evite acrescentar outros ácidos por conta própria. Se a piora for muito intensa, houver nódulos dolorosos, formação de cicatrizes ou irritação importante, antecipe a reavaliação dermatológica.
Perguntas semelhantes
- Tive uma espinha na bochecha, espremi mas não saia nada então furei com uma agulha. Passou um tempo
Tenho melasma e somp, uma dermatologista me recomendou usar o anticoncepcional Yasmin, mesmo assim e
Quando minhas luvas de lavar roupa acabaram, utilizei uma sacola plástica para lavar minhas calcinha
Fui a dermatologista e ela passou um hidratante com corticoide de 200ml, essa seria uma dose única o
Minhas pernas eram normais, com a pele macia e sem manchas. Após uma depilação com gilete, apareceu
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.



