Estava com a hemoglobina glicada 5,7 atualmente está 5,6 glicemia de jejum 88 e insulina 2,5; faço a

2 respostas
Estava com a hemoglobina glicada 5,7 atualmente está 5,6 glicemia de jejum 88 e insulina 2,5; faço acompanhamento com nutricionista, quero saber se preciso procurar endocrinologista?
Depende. Voce deve ser portadora de sindrome metabolica. Geralmente há grande melhora com perda de peso, diminuindo a resistÊncia insulinica. + atividade fisica.

Observando os valores que você mencionou, como a hemoglobina glicada (HbA1c) que passou de 5,7 para 5,6, uma glicemia de jejum de 88 mg/dL e insulina de 2,5 µIU/mL, parece que você está mantendo bons níveis de controle glicêmico. A hemoglobina glicada em torno de 5,6% está dentro da faixa considerada normal e indica um bom controle do açúcar no sangue ao longo dos últimos meses. Da mesma forma, uma glicemia de jejum de 88 mg/dL está dentro dos limites normais, sugerindo que seu corpo está gerenciando bem os níveis de glicose.

A insulina de 2,5 µIU/mL, dependendo do contexto e do momento da coleta em relação às refeições e à atividade física, também pode ser considerada dentro de uma faixa normal, indicando que seu pâncreas está produzindo insulina adequadamente. No entanto, a interpretação dos níveis de insulina deve sempre considerar o quadro clínico completo e outros exames laboratoriais.

O acompanhamento com um nutricionista é uma excelente estratégia para manter uma alimentação equilibrada e saudável, o que é fundamental para o controle glicêmico e a prevenção de diabetes e outras condições metabólicas. Se você está conseguindo manter esses bons níveis com a ajuda de sua nutricionista e não está experimentando sintomas ou preocupações específicas relacionadas ao metabolismo da glicose ou a outras questões endócrinas, pode não ser necessário procurar um endocrinologista neste momento.

No entanto, se você tem preocupações específicas, histórico familiar de diabetes ou outras condições endócrinas, ou se simplesmente deseja uma avaliação mais aprofundada do seu estado metabólico e endócrino, consultar um endocrinologista pode ser benéfico. Um endocrinologista pode oferecer uma avaliação detalhada, considerando seus resultados laboratoriais, histórico de saúde, e estilo de vida, para assegurar que você está no caminho certo e para identificar precocemente qualquer sinal que possa requerer atenção especial.

Lembrar-se de que a saúde é um estado dinâmico e a prevenção é sempre a melhor abordagem. Manter um diálogo aberto com seus profissionais de saúde e realizar check-ups regulares são práticas recomendadas para garantir seu bem-estar a longo prazo.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.