Estereotipias é o mesmo que ecolalia?

21 respostas
Estereotipias é o mesmo que ecolalia?
Ecolalia e uma estereotipai verbal, que consiste na repetição automática de uma palavra,silaba ou som, que se intercala entre frases, sem nenhuma finalidade.

Estereotipia verbal, que consiste na repetição automática de uma palavra, sílaba ou som, que se intercala entre as frases,sem nenhuma finalidade, como vimos, teria as seguintes características: fixidez duração, identidade inutilidade e inadequação às circunstâncias. Segundo Dromard, em muitos casos, trata-se de palavras ou frases que em época anterior à enfermidade tinham significação precisa e que, posteriormente, tornaram-se automáticas e perderam o seu conteúdo ídeo-afetivo.
Em alguns casos, porém, trata-se de palavra ou frases simbólicas que foram condensadas e cuja significação escapa à compreensão do examinador. Em casos de esquizofrenia, o autismo, com sua significação de perda do contato vital com a realidade, serve para explicar certos tipos de estereotipias da linguagem oral e escrita: os enfermos repetem sem cessar as palavras ou frases,em tom de voz monótono, em voz sussurrada ou aos gritos. As estereotipias verbais são comuns nos esquizofrênicos e deficientes mentais.
A Ecolalia pode representar uma forma de comunicação ou de manter contato social. Os profissionais envolvidos no processo terapêutico da criança (Psicólogos e Fonoaudiólogos) podem orientar familiares e professores para aproveitarem que as oportunidades de comunicação sejam favorecidas.
Ecolalia e a forma de linguagem que o paciente repete mecanicamente palavras ou frases que ouve. Pode ser tardia ou no momento. As esteriotipias são movimentos repetitivos, podem ser movimentos simples como balançar o corpo, sacudir as mãos.
Abraços
Não, estereotipia é a repetição de movimentos e ecolalia se refere à a repetição de palavras, normalmente a ultima que ouve, pode ser tardia ou não.
A Ecolalia é um tipo de estereotipia. Pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista apresentam déficits de interações sociais e de comunicação e também comportamentos repetitivos e interesses restritos.

Os comportamentos repetitivos que ocorrem sem função aparente são chamados de Estereotipias e, na maioria das vezes tem como função a auto estimulação, mas também podem ter como função a evitação de tarefas, entre outras coisas, tudo isso é analisado caso a caso.

A Ecolalia é caracterizada pela repetição de sons, palavras e frases podendo ser do tipo Imediata como, por exemplo, repetir o que o outro acabou de falar ou o final da frase dita pelo outro, ou do tipo Tardia como, por exemplo, repetir muitas vezes frases que ouviu de alguém, em uma música ou no desenho animado.
Boa tarde!!
A esteriotipias pertence ao comportamento. São comportamentos que se repetem involuntariamente e ecolalia é a repetição de palavras e frases após serem ouvidas.
Olá! As esteriotipias são movimentos repetitivos, podem ser movimentos simples como balançar o corpo, sacudir as mãos.
Ecolalia e a forma de linguagem que o paciente repete mecanicamente palavras ou frases que ouve. Pode ser tardia ou no momento.
Olá!

A ecolalia é uma forma de linguagem, onde o paciente repete palavras ou frases. Já a esteriotipia são movimentos repetitivos.

Espero ter ajudado!

Estou a disposição!
Olá! Certas perturbações mentais podem possuir a estereotipia como sintoma; por exemplo na esquizofrenia é apresentada repetição, transitória ou permanente, de maneia automática e inconsciente de gestos, palavras ou movimentos.
No autismo aparecem como um comportamento; quando o individuo se balança para frente e para trás, sem motivo aparente, mas é um comportamento natural na vida do individuo autista que o ajuda, internamente a se reorganizar e processar seus sentimentos dando a sensação de calma.
Já a ecolalia, é um transtorno que interfere na capacidade de comunicação e interação do autista, pois eles repetem a fala ou frase de outra pessoa. Ou seja, o uso de frases ecolálicas é a forma que o individuo consegue se comunicar e para alguns pesquisadores, o comportamento deve ser incentivado , mas o terapeuta precisa buscar entendimento do que está sendo comunicado dentro de um contexto.
Não. Ecolalia é a repetição de frases ou sons emitidos anteriormente, sem função. Ou seja, a repetição não tem a intenção de comunicação, mas sim e saúdo regulação. Já a estereotipia tem a mesma função auto reguladora, contudo abrange uma classe de comportamentos maior. Pode apresentar repetições físicas ou sonoras (ecolalia). Ambos os sintomas devem ser avaliados por especialistas e trabalhados, para maior adaptação do sujeito e desenvolvimento de suas potencialidades. A auto regulação pode aparecer após um episódio potencialmente estressante, a fim de que o organismo retorne ao estado normativo. Espero ter contribuído.
Ecolalia é um tipo de estereotipia. Enquanto a primeira é uma estereotipia verbal, na qual há repetição de fonemas já falados, a estereotipia é mais abrangente, sendo uma ação repetitiva ou ritualística ligada não apenas à fala como também pode ser motora ou relativa à postura.
Olá. A Ecolalia é um tipo específico de estereotipia onde o sujeito repete sons, trechos de palavras ou sílabas. Dentro do grupo das estereotipias há vários outros tipos de distinções, além deste. Um abraço.
Ecolalia é um tipo de Estereotipia.
No caso, é uma estereotipia verbal.
Estereótipos sao repetições de movimentos corporais. Sacudir as mãos, se balançar. Ecolalia é um comportamento verbal. A pessoa repete sílabas, ou palavras imediatamente após ouvi-la.
Existem Esteriotipias verbais e motoras. A ecolalia é um tipo de esteriotipia verbal, é chamada "eco" porque a criança repete o que fala como se estivesse ecoando... por exemplo: você diz a ela "oi, tudo bem?" e ela responde "tudo bem tudo bem tudo bem tudo bem..." e na verdade, muito provavelmente não é uma resposta e sim um eco da pergunta. Já a Esteriotipia motora é a repetição de um movimento como por exemplo: abanar as mãozinhas repetidamente, balançar o corpo para frente e para traz também repetidamente... as Esteriotipias são atos de autoestimulação, muito comum em autistas que como se isolam do "mundo exterior" precisam se auto estimular. Mas também podem aparecer em crianças sem autismo, em momentos de grande concentração e intimidade consigo mesmo. Comum em crianças mais sozinhas, ou crianças que vivem tanto conflito em casa quer precisam se voltar para dentro de si para não vivenciar o exterior.
Estereotipias são comportamentos motores e verbais que reportam a uma regularidade (ocorrem várias vezes) e são utilizadas pelas crianças autistas para autoestimulação e regulação sensorial.
Olá, bom dia!
As estereotipias são ações repetitivas, geralmente voltada para movimentos corporais. A ecolalia é uma repetição de palavras podendo ser verbal ou escrita.
Espero ter ajudado, grande abraço!
Olá boa tarde!
Como bem explicitado aqui ambas são esteriotipias uma verbal e a outra motora.
Muito boa sorte!
Abraço
sim. estereotipias são comportamentos verbais ou motores repetidos que podem ter várias funções, e a ecolalia é uma estereotipia.
Olá! Como vai?
A ecolalia lembra um tipo de estereotipia verbal, porém o segundo comportamento é um quadro mais abrangente e envolve também a repetição de movimentos físicos, aspecto não presente em uma escolia simples, por exemplo.

At.te