Estou a um ano e dois meses tomando sertralina para ajudar na ansiedade, nesse periodo senti melhora
5
respostas
Estou a um ano e dois meses tomando sertralina para ajudar na ansiedade, nesse periodo senti melhoras na ansiedade, porem acabou a vontade de tudo, engordei 30 kls nesse um ano, uma preguiçada lascada, a tempos venho pesquisando e estudando sobre bupropiona, ainda nao pedi a troca para o meu pisquiatra, queria ver o que vcs tem a me dizer para que eu venha aconversar com meu pisquiatrar e trocar o medicamento.
A sertralina pode, em algumas pessoas, causar redução de libido, apatia (“embotamento emocional”) e ganho de peso, especialmente após uso prolongado. O que você descreve — perda de vontade, desmotivação e aumento importante de peso — merece sim reavaliação com seu psiquiatra. A bupropiona é um antidepressivo com perfil diferente: Ela atua em dopamina e noradrenalina. Tende a causar menos ganho de peso, pode ajudar em energia, motivação e concentração, por outro lado, ela pode: Aumentar ansiedade em algumas pessoas, piorar insônia, não ser ideal para quem tem histórico de crises convulsivas ou transtorno alimentar. Importante: não é obrigatório “trocar” totalmente. Em alguns casos o médico pode reduzir a sertralina, associar bupropiona, ou fazer transição gradual. Não interrompa a sertralina por conta própria. Leve esses pontos ao seu psiquiatra de forma aberta. Relate claramente o ganho de 30 kg e a apatia — isso é clinicamente relevante.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Oi boa tarde, que bom que você melhorou da ansiedade. Entendo a sua insatisfação com os efeitos colaterais mas isso pode ser contornado conversando com seu psiquiatra. A Bupropiona pode aumentar ansiedade em algumas pessoas, causar insônia no começo do seu uso, então nao é a primeira escolha para quem tem ansiedade muito forte, como parece ser o seu caso. Ela pode ser usada junto com a sertralina, se for o caso, para diminuir sintomas de compulsão alimentar, aumentar o animo e a disposição, por ser uma medicação mais ativadora. Não modifique a sua prescrição antes de conversar com seu psiquiatra, principalmente se a sua ansiedade estiver controlada.
A sertralina pode melhorar a ansiedade, mas em alguns pacientes está associada a apatia emocional, redução de motivação, fadiga e ganho ponderal, como você descreve. A bupropiona tem perfil mais ativador, menor risco de ganho de peso e menor impacto em libido, podendo ser uma alternativa em casos de embotamento afetivo e anergia. Por outro lado, a bupropiona pode piorar ansiedade em algumas pessoas, sobretudo no início, e não é a primeira escolha para quadros ansiosos puros. Uma estratégia comum é avaliar troca gradual ou associação, com desmame cauteloso da sertralina, conforme seu histórico clínico e resposta prévia. É importante discutir com seu psiquiatra riscos, benefícios e um plano de transição individualizado, sem mudanças por conta própria.
Caso deseje agendar uma consulta, estarei disponível para te ajudar.
Atenciosamente,
Dra. Daniele Lacerda
Caso deseje agendar uma consulta, estarei disponível para te ajudar.
Atenciosamente,
Dra. Daniele Lacerda
Olá! Entendo sua frustração, melhora da ansiedade com perda de energia, ganho de peso e redução de motivação realmente impactam muito a qualidade de vida.
A sertralina pode, em algumas pessoas, reduzir libido, energia e favorecer ganho ponderal ao longo do tempo. A bupropiona tem perfil mais ativador e costuma ter menor impacto em peso e apatia, mas a decisão depende do seu diagnóstico principal, intensidade da ansiedade e histórico de resposta a medicamentos.
O ideal é conversar com seu psiquiatra levando esses pontos objetivos (ganho de 30 kg, apatia, perda de motivação) para avaliar se é caso de troca, associação ou ajuste de dose. Se desejar uma análise mais estruturada para organizar essa estratégia com segurança, fico à disposição para consulta psiquiátrica.
A sertralina pode, em algumas pessoas, reduzir libido, energia e favorecer ganho ponderal ao longo do tempo. A bupropiona tem perfil mais ativador e costuma ter menor impacto em peso e apatia, mas a decisão depende do seu diagnóstico principal, intensidade da ansiedade e histórico de resposta a medicamentos.
O ideal é conversar com seu psiquiatra levando esses pontos objetivos (ganho de 30 kg, apatia, perda de motivação) para avaliar se é caso de troca, associação ou ajuste de dose. Se desejar uma análise mais estruturada para organizar essa estratégia com segurança, fico à disposição para consulta psiquiátrica.
Olá, boa tarde! Bom, sobre os sintomas colaterais que você citou, o ganho de peso e a perda de vontade de tudo, que chamamos hipoestesia emocional podem, de fato, melhorar ao uso de Bupropiona. Agora para é importante dizer que quando há troca de medicação os efeitos benéficos da medicação trocada podem ou não se manterem com o uso da nova medicação. Talvez, em conversa com seu psiquiatra, valha levar em consideração o acréscimo da Bupropiona.
Perguntas relacionadas
- Olá, bupropiona causa impotência sexual ou diminuição da libido? Obrigado
- estou tomando bupropiona há uma semana e me sentindo muito irritada, esse efeito passa? além disso, sinto minha cabeça leve... como se qualquer movimento pudesse me levar a tontura. É norma? Passa?
- Também tomo o Bupropiona e da a sensação que o nariz está entupido, e a garganta irritada. É normal?
- Comecei a tomar bupropiona e naltrexona há 15 dias ,na primeira semana uma dose ,na segunda duas doses ,e hoje tomei 3 doses pela manhã e logo depois tive convulsão ,suspendi o remédio de imediato pois meus exames deram normais e ficou claro que foi o uso desse medicamento que me fez isso ,pois nunca…
- Estou tomando 150mg de Bup + 50 mg por enquanto só uma vez ao dia para adaptação, mas junto estou tomando iombina 7mg + chá verde 400 mg… e a imobina me faz mal de mais … fiz um teste de tirar ela hoje … mas minha cabeça tá explodindo o dia todo, tem 5 dias que inicie o tratamento, para compulsão alimentar……
- Bupropiona aumenta a testosterona em mulheres? Pq ela aumentou minha libido? Ela pertence a classe das anfetaminas? Ela causa dependência?
- Estou a 60 dias tomando a bupropiona mais não senti diminuição na vontade de fumar , estou fumando até mais que antes , isso é normal? Pois acredito que com o uso durante as semanas a vontade iria diminuindo gradativamente!!
- Boa noite ! Gostaria de saber se é normal sentir tremores , tomando bupropiona +naltrexona +topiramato manipulado, já fazia uso algum tempo, consegui emagrecer 15 quilos, só que parei de emagrecer, deu um tempo na medicação, e agora voltei novamente,mas estão aparecendo estes sintomas?
- Faz 3 dias que comecei a tomar Contrave. E estou com algumas pintinhas vermelhas no rosto, é normal?
- Mandei manipular meu Bupropiona por causa do preço do remédio! É confiável?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 887 perguntas sobre Bup
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.