Estou afastada do trabalho por depressão, ansiedade… pretendo iniciar faculdade de psicologia e a da

3 respostas
Estou afastada do trabalho por depressão, ansiedade… pretendo iniciar faculdade de psicologia e a data que inicio vai bater com alguns dias que ainda estarei de atestado. Posso frequentar a faculdade normalmente ou isso pode me prejudicar, tem alguma lei que impede? Esqueci de perguntar ao psiquiatra.
O atestado/afastamento tem como finalidade suspender suas obrigações trabalhistas, não a sua vida pessoal, acadêmica ou social.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo sua dúvida pois isso é bem comum e faz sentido se preocupar.
De forma objetiva: em geral, não há lei que impeça frequentar a faculdade enquanto está afastada do trabalho por motivo de saúde. O afastamento serve para reduzir exigências e estresse laboral, e estudar não invalida automaticamente o atestado, desde que não prejudique sua recuperação.
O ponto principal é coerência clínica: se você consegue estudar, mas ainda não consegue trabalhar, isso pode ser compatível já que cada atividade tem demandas diferentes.
O ideal é alinharmos isso com cuidado e, se necessário, ajustar a orientação no atestado para te proteger. Se puder, agende uma consulta comigo para avaliarmos sua situação com tranquilidade e segurança. Estou à disposição.
Olá!
Nesse caso o atestado serve para justificar sua ausência no trabalho porque, nesse momento, você não tem condições psíquicas de exercer suas funções laborais. Ele não impede automaticamente atividades como estudar, sair de casa, fazer terapia ou frequentar algum curso ou a universidade — inclusive porque essas atividades podem fazer parte do processo terapêutico. At. te.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.