Estou cada vez mais com dificuldade de puxar o ar de forma satisfatória, profunda, ficando confortáv
4
respostas
Estou cada vez mais com dificuldade de puxar o ar de forma satisfatória, profunda, ficando confortável só depois de bocejar. Antes isso era de vez em quando, agora tem sido comum, principalmente após comer. Às vezes, deitada também sinto isso. Tenho 52 anos, devo me preocupar ou não é nada?
Olá, bom dia! Para uma melhor avaliação é necessário uma avaliação médica completa. À disposição, Dra Laura Veras (clínica médica).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A dificuldade de puxar o ar profundamente, principalmente com alívio ao bocejar, pode ter várias causas e merece atenção, especialmente se está se tornando frequente. Esse sintoma pode estar relacionado a condições como ansiedade, refluxo gastroesofágico (GERD), distúrbios pulmonares (como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica - DPOC), ou até mesmo problemas cardíacos ou musculares. O fato de piorar após comer ou ao se deitar pode sugerir refluxo, que pode irritar as vias aéreas e dificultar a respiração. Recomendo procurar um médico para avaliação clínica detalhada, incluindo exames pulmonares, cardíacos e eventualmente gastrointestinais, para identificar a causa e tratá-la de forma adequada.
A dificuldade progressiva de puxar o ar, especialmente após as refeições e ao deitar, pode estar associada a diversas condições clínicas. Entre as possibilidades mais frequentes nessa faixa etária, destacam-se a insuficiência cardíaca, o refluxo gastroesofágico, doenças pulmonares crônicas (como asma ou DPOC) e causas funcionais, como ansiedade (Berliner et al., Deutsches Ärzteblatt International, 2016). A piora após as refeições pode sugerir compressão diafragmática ou refluxo, enquanto a piora ao deitar (ortopneia) pode indicar componente cardíaco. O alívio ao bocejar é frequentemente observado em quadros funcionais ou de hiperventilação. Não é possível estabelecer um diagnóstico sem avaliação presencial. Recomendo que procure um médico para exame físico, eletrocardiograma, radiografia de tórax e exames laboratoriais (hemograma, NT-proBNP, função tireoidiana), conforme indicado na avaliação inicial da dispneia (Wahls, American Family Physician, 2012). Como sou especialista em Clínica Médica, posso orientar que essa queixa merece investigação adequada e não deve ser ignorada.
Dr. Anderson Contaifer, médico especialista em Clínica Médica, CRM-SC 24484, RQE 18790.
Dr. Anderson Contaifer, médico especialista em Clínica Médica, CRM-SC 24484, RQE 18790.
Uma boa anamnese, exame físico, talvez exames complementares, podem te ajudar muito.
Perguntas relacionadas
- Grávida 2 meses pode fazer endoscopia? Estou esperando esse exame a 4 meses pelo sus.
- Tive relação com proteção, mas por precaução tomei a pílula do dia seguinte, dois dias depois iniciei o anticoncepcional de uso continuo ( 28 comprimidos), obs: é a minha primeira cartela. Tem algum problema?
- Tive relação com proteção, mas por precaução tomei a pílula do dia seguinte, dois dias depois iniciei o anticoncepcional de uso continuo ( 28 comprimidos), obs: é a minha primeira cartela. Tem algum problema?
- Pode fazer lavienn em cima da tireóide? Não causa problema ?
- Ficar muito tempo em jejum piora minha resistência a insulina? Mesmo que apos esse jejum eu não coma de maneira exagerada? Um jejum de aproximadamente 6/8 horas.
- Por favor, faço carbox com criofrequencia, estou precisando tomar azitromicina ,será que interferir no tratamento estético,faz 72 horas que fiz a sessão? E também fiz a 25 dias o bigode chinês com fios de pro!
- Boa noite! Tenho a impressão que quando minha mãe toma oxalato de escitalopram, gera esquecimentos e confusões. Ela já faz esse tratamento há quase 01 ano para tratar ansiedade e alguns episódios de esquecimentos. Alguém poderia ajudar?
- Boa tarde! Estou com uma infecção na pele(acne),tomando antibiótico, e ainda apresentei nódulos no pulmão.Irei iniciar golimunabe, porém, estou com receio de tomar a medicação antes da consulta com meu reumatologista.Gostaria de saber se o imunobiologico pode ficar na geladeira por 2 meses, pois só terei…
- Tomo tamoxifeno 20 mg posso tomar chás de hortelã e suco natural?
- Se eu beber um gole do copo de uma pessoa com HIV e as 2 estiverem com afta, pode pegar HIV?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.