Estou com minha psicanalista ha bastante tempo e amo a abordagem. Mas simto que estou andando em cír

19 respostas
Estou com minha psicanalista ha bastante tempo e amo a abordagem. Mas simto que estou andando em círculos. Pode ser que eu leiga nn observe o avanço. Mas estive pensando em migrar pro tcc. Como saber o momento de mudar? Seria realmente necessário?
Olá
Se você percebe a necessidade da mudança, prossiga. Com a TCC no processo terapêutico você e o terapeuta estabelecerão as suas metas e o tratamento seguirá com objetivos definidos. A necessidade você também deve decidir, o processo é seu, converse com o profissional que te atende hoje e fale como se sente sobre isso.

Olá, se você está com a percepção de "andar em círculos", talvez seja o momento de tentar uma abordagem nova. O paciente é o protagonista do seu processo. Na TCC construímos uma relação de parceria com o paciente e caminhamos juntos no processo.
Olá! Faz parte. É importante que você exponha isso para a sua analista. Mudar pode ajudar sim. Você não precisa ficar “presa” em uma abordagem. O importante é você se sentir bem e sentir que está ajudando de alguma forma. E não se sentir mal por isso, como falei no início, faz parte. Boa sorte na sua jornada :)
Olá. Não há uma correlação direta entre se sentir "andando em círculos" e isso ser apenas um indício de que está na hora de mudar, seja de abordagem, seja de analista. Por exemplo, faz parte de uma análise a repetição. De qualquer forma, creio que o primeiro a se fazer é colocar isso para a sua analista, para que você tenha mais elementos para decidir por si o que fazer. Abraço.
Seja sincero com ela, fale isso, pode te ajudar. Sempre recomendo a permanência em terapia. Se a troca for inevitável para você, existem muitos outros profissionais de diversas abordagens, não só a TCC, mas, em todo caso, veja se isso não se repete com o novo profissional, pois isso pode ser exatamente o que está sendo trabalhado em sua terapia. O terapeuta não é seu inimigo e é sempre bom conversar sobre suas dúvidas e problemas, até mesmo aqueles relacionados a terapia! Desejo tudo de bom! Abraço.
Olá! Acredito que um primeiro passo importante já foi dado, que é sua própria percepção sobre isso. Talvez seja interessante expor isso à sua analista. Mudar de terapeuta não significa que as coisas estão “dando errado”, apenas uma busca por novos caminhos. Abordagens comportamentais (como a TCC ou a Análise do comportamento) tem como característica importante a definição de objetivos terapêuticos e metas claras, que são baseados naquilo que te trás desconforto. E o processo terapêutico se dá, fundamentalmente, em torno do alcance dessas metas, principalmente quando se trata de profissionais que trabalham com práticas baseadas em evidências (sugiro que você busque por esses), por isso são vistas como abordagens mais “breves” ou “objetivas”. Mudar de abordagem nesse momento também não lhe impede de retornar para a psicanálise em outro momento. O importante é que você se sinta bem. Espero ter ajudado e estou à disposição.
Olá, em uma experiência analítica é preciso considerar os mecanismos de "resistência ao tratamento", sendo a "repetição" o caminho necessário para que algo novo possa aparecer. Essa questão sobre "o momento de mudar" deve ser interpretada para além do incômodo que o seu tratamento lhe causa, para que você possa acessar "o momento de compreender" sobre o que se queixa... Talvez, seja importante levar essa questão para o seu analista. Seu analista deve estar advertido sobre em que momento você se encontra em sua análise, que material inconsciente está bordejando. Até.
Mudar de abordagem é um caminho, mas um segundo ponto para considerar é que cada pessoa atende de um jeito diferente, mesmo dentro daquela abordagem. Então não necessariamente o "problema" é a abordagem. Pode ser interessante levar esse ponto para seu terapeuta, conversar, demonstrar seu incômodo com isso e ver se há algo que pode ser feito.
Olá! Ao meu ver, uma pergunta norteadora que voce deve se fazer é, "está sendo efetivo na minha demanda?". Caso não, procure outro profissional.
Voce pode tentar, seja por curiosidade ou necessidade. Só saberá se for a campo.
Pesquise sobre EMDR e também sobre TCC, são abordagens que tem demonstrado eficácia cientificamente comprovadas.
Espero ter ajudado! Abraços, Cristy.
É importante demonstrar esse sentimento pra sua psicóloga, talvez seja uma sintomática do próprio processo.
Se mesmo após essa reflexão sentir essa necessidade de mudança a psicologia possui muitas alternativas para que você experimente. A TCC pode sim ser uma opção, mas talvez existem abordagens mais dialogadas dentro das abordagens humanistas e existenciais, converse com q psicóloga sobre o modo com ela trabalha, para entender qual você se identifica mais.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Senti vontade de te responder para dizer que passei exatamente por isso, e depois de 8 anos com a mesma analista mudei de terapeuta e abordagem. Entendi que tinha mais a ver com meu momento e novas necessidades do que propriamente com a analista. Então siga sua intuição, sendo honesta consigo mesma e com a terapeuta que esteve contigo em momentos importantes até aqui.
Oi, bom dia.

O primeiro passo é falar com ela sobre como você se sente em relação ao seu processo de análise. Pontos de estagnacão precisam ser tomadas como parte do tratamento. Depois disso, você saberá que decisão tomar. Desejo bom trabalho para você e seu/sua analista.
Ola, é sempre importante avaliar o progresso, a caminhada do processo terapêutico, se vc esta sentindo que não esta saindo do lugar converse com sua psicóloga, e se ainda assim sentir que é o momento de experimentar uma nova abordagem para sair dessa sensação de estagnação, experimente.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online
Creio que, antes de qualquer coisa, você precisaria levar sua inquietação ao conhecimento do(a) seu(sua) terapeuta, debater entre vocês os pontos onde você vem ou não vem percebendo mudanças, possíveis mudanças ou adequações para que seus objetivos sejam atingidos. Caso a sensação de necessidade de mudar persista, aí sim, valeria a pena encerrar o seu processo com quem lhe atende atualmente e procurar um novo profissional, seja lá de qual abordagem for, desde que se encaixe com suas necessidades. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Boa tarde! Repetições são importantes e necessárias, para que algo novo se produza. Às vezes mais fácil mudar algo externo, como o analista do que mudar algo interno.
É muito válido que você esteja refletindo sobre a possibilidade de mudar de abordagem terapêutica. A psicanálise e a terapia cognitivo-comportamental (TCC) são de fato abordagens distintas, cada uma com suas características e métodos.

Antes de tomar uma decisão, seria interessante compartilhar esses sentimentos com sua psicanalista. A comunicação aberta e honesta é essencial em qualquer relação terapêutica. Expressar suas preocupações sobre sentir que está andando em círculos pode ser um ponto de partida para explorar novas perspectivas na abordagem psicanalítica ou mesmo considerar uma transição para a TCC.

Além disso, é importante avaliar seus objetivos terapêuticos. Se você busca uma abordagem mais direta e focada em estratégias práticas para lidar com questões específicas, a TCC pode oferecer uma mudança de ritmo que você está buscando. Por outro lado, se aprofundar na compreensão do inconsciente e explorar questões mais profundas é fundamental para você, pode valer a pena continuar na psicanálise.

A decisão de mudar de abordagem terapêutica é pessoal e deve ser baseada em suas necessidades e metas específicas. Se possível, discuta essas considerações com sua psicanalista, pois ela pode oferecer insights valiosos e talvez ajustar a abordagem de acordo com suas preocupações. Lembre-se de que o processo terapêutico é colaborativo, e sua voz e opinião desempenham um papel fundamental na direção que ele toma.
Olá.... Não existe um momento certo, para você migrar para outra abordagem. A terapia seja qual for, para ter sucesso é 50% do profissional e 50% do paciente. Então se você acha que não esta mais sendo produtiva , esse é o momento! O que eu posso lhe garantir é que a terapia Cognitivo Comportamental é uma uma abordagem pautada no aqui e agora, na resolução dos problemas, esta abordagem trabalha com diversas metodologias e atividades praticas, todas comprovadas cientificamente através de evidências. O objetivo da TCC é fazer com que o paciente, após o término do tratamento, se torne seu próprio terapeuta. Espero poder ter contribuído com suas dúvidas.
Se você está fazendo essas reflexões, já é um sinal para um possível mudança. Mas certeza você só terá quando de fato fizer. Mudar é sempre bom, significar uma renovação, ou no mínimo uma experiência que muito possivelmente poderá trazer-lhe novas perceções e por não certezas do que de fato lhe faz bem. Estar num terapêuta por muito tempo e sentindo-se bem é uma certeza de que está onde quer. Mas mudar lhe trará novas percepções e uma nova perspectiva. Assim conhecerá uma nova abordagem e quem sabe se sentirá melhor. Só saberá fazendo.
Como alguns dos colegas, sou da opinião de que o melhor a se fazer é conversar com sua psicanalista abertamente sobre o assunto. Pensamentos de mudança são frequentemente enganosos. Migrar para TCC em específico não deve ser visto como uma solução para estagnação, caso exista. A confrontação com a profissional será uma espécie de teste, e permitirá entender se há alguma insuficiência no tratamento ou se o sentimento de se estar andando em círculos é um momento da dinâmica da cura.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!