Estou com o esse diagnóstico: "Vesicula biliar com Boa distensão, paredes finas, apresentando aderida

3 respostas
Estou com o esse diagnóstico: "Vesicula biliar com Boa distensão, paredes finas, apresentando aderida a sua parede pequena imagem ecogênica, de aspecto polipóide, medindo 7 mm. Nesse caso é indicado logo a retirada da vesícula, ou dá pra acompanhar com ultrassonografia? Sou Sara, fiz 29 anos.
Dr. Marcelo D'Oliveira
Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
Rio de Janeiro
Bom dia Sara, ideal uma consulta presencial para que sejam feitas algumas perguntas e avaliações sobre seu caso. A priori, pólipos de vesícula menores que 01 cm (10mm), sem a presença associada de cálculo, poderiam ser acompanhados com exame de imagem seriado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tal imagem corresponde a um pólipo de vesícula. Em sua grande maioria os pólipos de vesículas são compostos por colesterol, porém quando é adenomatoso deve ser indicada a cirurgia.
Como é impossível realizar a biópsia do pólipo devida a localização dentro da vesícula biliar, usamos características do mesmo para avaliar os fatores de risco para ser adenomatosos.
Dessa forma possuem indicações formais de cirurgia pólipos acima de 1cm (10mm) ou pólipos que cresceram entre duas ultrassonografias.
Para ter uma exata noção sobre o seu pólipo será necessário repetir futuramente tal exame para comparar seu crescimento.
À disposição para maiores explicações,
Marco Aurélio Lameirão
Dr. Leonardo Sardou
Cirurgião geral
Rio de Janeiro
A grande maioria desses pólipos estão relacionados a quadros de dislipidemia e denominam-se colesterolose que é a impregnação na mucosa por colesterol. Entretanto existe um consenso onde o tamanho do pólipo (10mm), a presença concomitante de cálculos na vesícula e o crescimento rápido no período de 1 ano, são indicativos para intervenção cirúrgica. Isso se deve ao fato de caso esse pólipo for de caráter adenomatosos ( proveniente das glândulas da mucosa da vesícula),existe o risco de malignização. Quando isso ocorre o tumor apresenta um caráter extremamente agressivo com altos índices de mortalidade mesmo quando são operados e tratados com rádio e quimioterapia . Dessa forma prevenindo uma evolução dessa natureza, esses critérios foram criados baseados nas estatísticas globais evitando um desfecho ruim. Hoje a colecistectomia laparoscópica é o procedimento mais realizado na cirurgia gastroenterológica o que traz segurança e baixa morbidade quando indicada nesses casos.

Especialistas

Phillipe Abreu

Phillipe Abreu

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

São Paulo

Giovanna Ricarte

Giovanna Ricarte

Cirurgião geral

Campo Grande

Marcio Canavarros Serra

Marcio Canavarros Serra

Cirurgião geral

Cuiabá

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Luciano Flores Fernandes

Luciano Flores Fernandes

Cirurgião do aparelho digestivo

Santa Maria

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Doenças Biliares
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.