Estou com verme geográfico. Já tomei 3 comprimidos de ivermectina e usando a pomada tiabendazol. Apa
Estou com verme geográfico. Já tomei 3 comprimidos de ivermectina e usando a pomada tiabendazol. Apareceu uma bolha. Pergunta: Devo tomar mais antifúngico?
3 respostas
Verme geográfico não é um fungo, não há necessidade de tomar antifungicos, apenas os vermifugos que você já usou. A bolhas pode ser devido à inflamação. Seria melhor aguardar. Caso os sintomas iniciais voltem, precisaria de um novo tratamento.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Olá, tudo bem? O “verme geográfico” (larva migrans cutânea) não é fungo, então antifúngicos normalmente não ajudam no tratamento. Os medicamentos mais usados são justamente ivermectina, albendazol ou tiabendazol. O aparecimento de uma bolha pode acontecer por inflamação da pele causada pela própria larva, irritação local, manipulação (ato de coçar) ou reação ao tratamento. Nem sempre significa piora. Em alguns casos, uma única dose de ivermectina já resolve; em outros pode ser necessário repetir, dependendo da persistência da lesão. O excesso de medicação sem necessidade também pode aumentar efeitos adversos. Vale a pena avaliar a lesão numa consulta médica.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.

