Estou em desespero Memoria episódica pode voltar a funcionar estou triste por nao lembrar acontecime

15 respostas
Estou em desespero Memoria episódica pode voltar a funcionar estou triste por nao lembrar acontecimentos minha vida ta sem nexo sou border ?
Olá. O que te faz levantar a hipótese de transtorno borderline? O que faz com que você perceba a vida sem nexo, já parou pra avaliar? Em relação a memória episódica: sim, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa avaliar o quanto que questões emocionais podem estar interferindo nesses esquecimentos, possibilitando dessa forma que possíveis fatores psicológicos sejam trabalhados e acolhidos. E a partir da construção de uma relação analítica ser investigado o quanto se faz necessário o acompanhamento por parte de outros profissionais, como por exemplo, neurologista e neuropsicólogo. Me coloco à disposição caso queira marcar uma entrevista!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta

Olá, sinto que esteja passando por isso.
A perda de memória episódica pode ser sintoma de algo muito mais complexo. É importante entender o que esta acontecendo em sua vida nesse momento, se esses episódios de perda de memória estão frequentes, caso seja, existem outros profissionais, além do psicólogo para entender o que de fato está acontecendo contigo. Sugiro que busque um psicólogo para que você fale dessa angústia, do desespero.
A diagnóstico de um Transtorno como o Bordeline precisa ser avaliado caso à caso. Abs,
Será preciso uma investigação mais detalhada para entender o que está acontecendo no seu caso. Uma avaliação neuropsicológica ajudaria a identificar possíveis perdas cognitivas e a abrangência disso. A perda de memória relaciona-se a questões neurológicas e o transtorno de peersonalidade borderline, a questões psiquiátricas. Elas têm causas diferentes (mas, podem coexistir). Existe uma outra possibilidade relacionada ao fato de alguém não se lembrar de alguns acontecimentos recentes, que nos remete a um estado dissociativo de personalidade. É importante procurar ajuda profissional para identificar o que realmente está acontecendo com você. Não deixe de fazer isso, porque quanto antes entender o que está acontecendo, melhor será para resolver sua situação.
Olá. Consulte a ou o profissional que diagnosticaram boderline para observarem se a medicação está em dia, buscarem manejos para auxiliar nos sintomas. Busque uma ou profissional de psicologia para tratar sobee sua tristeza, sensação de que sua vida está dem nexo, o desespero.
Eu acredito que para você trabalhar essas suas questões, só através de terapia.
Percebo que você está meio perdido nas sua ideias, e precisa se organizar para que essas memórias não te leve ao sofrimento psíquicos.
Estados emocionais intensos e instáveis pode afetar a forma como a pessoa processa e recorda informações, embora, o TPB não esteja diretamente relacionado com dificuldades de memória. Para investigar e tratar esses sintomas é importante buscar ajuda terapêutica.
Sinto muito saber que você está passando por isso. A perda de memória ou dificuldades em lembrar acontecimentos podem ter várias causas, incluindo estresse, ansiedade, depressão ou outras questões de saúde mental. Não é possível diagnosticar um transtorno específico sem uma avaliação profissional.

Se você está se perguntando se pode ser borderline, é crucial consultar um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada. Um psicólogo, psiquiatra ou outro profissional de saúde mental pode ajudar a determinar as causas subjacentes de seus sintomas e trabalhar com você para desenvolver um plano de tratamento adequado.
Ola, bom dia. Como vai? Sinto muito que tenha passado por isto, imagino como deve estar sendo desafiador e trago sofrimento não conseguir se lembrar, mas que bom que está aqui procurando ajuda, sinta-se muito acolhida. Você traz duas questões a serem aprofundadas, qual real motivo da perda da memória, houve algum acontecimento, trauma, outro quadro associado como ansiedade e depressão? O seu diagnóstico de boder foi realizado por um profissional? Está sendo tratado?
São indagações que devem ser trabalhadas na psicoterapia e com o autoconhecimento para que possa lidar com as duas questões e ter um tratamento direcionado para melhora dos sintomas e mais qualidade de vida. Procure um profissional que sinta-se acolhida, cuide de você.
Fico a disposição. Um abraço @psiluanamarys
Olá, boa noite !
Sinto ouvir que está se sentindo assim. A perda de memória ou dificuldades em lembrar acontecimentos podem ter várias causas, mas é importante procurar ajuda de um psicólogo para avaliação adequada. Podemos fornecer orientação personalizada com base em sua situação específica.
Conte comigo para ajudar neste processo !
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
A perda de memória episódica e sentimentos de tristeza podem ser sintomas de várias condições, incluindo o transtorno de personalidade borderline. É importante buscar a ajuda de um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada e obter um diagnóstico preciso. Eles podem fornecer orientação e apoio adequados com base em sua situação específica. Se quiser avaliar o seu cognitivo e personalidade venha fazer uma avaliação neuropsicológica.
Sugiro buscar apoio Psicologico com urgencia para entender melhor seu caso
Oii, tudo bem?

Você pode procurar por um neuropsicólogo pra identificar através de uma avaliação neuropsi, seu funcionamento cognitivo global. Talvez, questões como atenção e funções executivas, podem estar prejudicando a memória episódica. Com a avaliação neuropsi, avaliação psicológica e/ou avaliação médica psiquiátrica, você pode também investigar sobre borderline, mas a avaliação neuropsi também te ajuda bastante a entender seu funcionamento cognitivo global, assim você consegue identificar e traçar caminhos mais funcionais pra melhorar as habilidades em déficit.

Se precisar de algo, estou por aqui. Bjs!!
Oi tudo bem ? veja bem, lapsos de memória episódica como você coloca, me leva a pensar que você tem tido dificuldades em lembrar de eventos que você esteve envolvida ao longo da vida.
Sabe, é recomendado você passar por uma avaliação neuropsicológica junto ao seu profissional da psicologia de confiança , mas além disso , posso te dizer o seguinte.
Existem varias explicações para essa "falta de memória", desde um déficit de verdade, até uma desconexão ou não percepção de pensamentos / sentimentos durante aquele momento da vida! e olha, absolutamente, esse sintoma isolado não é o suficiente para um diagnóstico de borderline!
Olá! Sentir-se em desespero por não lembrar de acontecimentos da vida pode ser angustiante, mas não necessariamente indica Transtorno Borderline. A memória episódica pode ser afetada por diversos fatores, como estresse, ansiedade ou depressão. É importante buscar apoio de um profissional para explorar esses sentimentos e encontrar formas de lidar com eles de maneira saudável.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica eficaz que pode ajudar no tratamento de problemas psicológicos, incluindo a dificuldade de memória e os sentimentos de tristeza que você está enfrentando. A TCC se baseia na ideia de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados, e que podemos modificar nossos padrões de pensamento e comportamento para melhorar nossa saúde mental.
Indico também trabalho de reabilitação cognitiva com estimulação da memória. Espero ter ajudado, caso precise estou aqui. Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!