Estou gravida de 30 semanas. Se eu estiver com Colestase obstétrica ( pois sinto muita coceira pelo

Estou gravida de 30 semanas. Se eu estiver com Colestase obstétrica ( pois sinto muita coceira pelo corpo e tenho hepatite C?. Esse médicamento Ursacol faz mal para o bebê?

3 respostas


Na colestase gestacional, o uso do Ursacol é justamente para evitar problemas para o bebê (como arritmia fetal, parto prematuro). Se você tem suspeita de que está com colestase, precisa procurar o seu obstetra ou um hepatologista com urgência.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


A colestase intra-hepática gestacional é uma doença que pode acometer as grávidas principalmente no último trimestre da gestação. São poucas as complicações relatadas aos fetos, contudo elas existem! O uso do ácido ursodesoxicólico (Ursacol) tem por objetivo aliviar os sintomas de coceira e tentar reduzir possíveis danos aos fetos, embora não totalmente comprovados atualmente tais benefícios. Não há relatos de problemas de seu uso para os bebês! O ideal é fazer acompanhamento com o Hepatologista neste período!


Uma boa anamnese, exame físico, talvez exames complementares, podem te ajudar muito.

Dr. Lucas Defanti

Dr. Lucas Defanti

Gastroenterologista

Rio Das Ostras

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.