Estou grávida e tomo alprazolam ah 10anos a que fazer?

2 respostas
Estou grávida e tomo alprazolam ah 10anos, o que fazer?
Ola. O alprazolam assim como os outros na mesma classe como o rivotril não são medicações seguras para serem usadas na gestação. Mas é importante buscar o psiquiatra para avaliar a dosagem da medicação, o motivo do uso, outras opções seguras que possam ser trocadas.. A retirada abrupta também nao é aconselhada, precisa de supervisão medica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Usar alprazolam (uma benzodiazepina) por tanto tempo durante uma gestação implica riscos aumentados. Ele atravessa a placenta, o que pode afetar o bebê, e no fim da gravidez pode causar sintomas de abstinência neonatal ou outras complicações respiratórias ou neurológicas no recém-nascido. Também, quando usado muito tempo, há dependência física: parar de repente pode causar efeitos adversos para você e para o bebê.

Por isso, o ideal é não manter o uso do mesmo jeito sem supervisão. Muitas vezes os médicos tentam reduzir a dose gradualmente, para evitar sintomas de retirada, ou trocam para outro medicamento considerado mais seguro em gestação, além de usar outras estratégias (psicoterapia, apoio psicológico, cuidados com sono, relaxamento) para manejar a ansiedade ou pânico.

Se eu estivesse no seu lugar, recomendaria procurar seu psiquiatra ou quem cuida do seu pré-natal o quanto antes, para juntos avaliarem: se a dose pode ser diminuída com segurança, se há alternativa medicamentosa mais segura para gravidez, e como fazer isso de forma gradual, preservando sua saúde e a do bebê.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1828 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.