Estou gripada a uma semana, meu olfato e paladar pararam a dois dias, pode ser covid?

Estou gripada a uma semana, meu olfato e paladar pararam a dois dias, pode ser covid?

3 respostas


Boa noite, em alguns casos na mesma gripe podem diminuir de forma substancial os sentidos de paladar e olfato, porém nessa pandemia tem se visto com muito maior frequência na Covid, sendo inclusive parte dos sintomas a observar, seria muito bom consultar com um médico para diagnosticar seu caso confirmando ou descartando Covid.

Dr. Andres V. Zamora

Dr. Andres V. Zamora

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá, pela sintomatologia sim pode ser uma infecçao por covid 19. Voçe deve ser avaliada por um médico para uma boa avaliação e mais especificidade do quadro.

Dr. Lucas Gonzaga de Oliveira

Dr. Lucas Gonzaga de Oliveira

Médico clínico geral

Faxinal Dos Guedes

Agendar consulta

Olá! Sim, pode ser COVID-19, mas não é a única possibilidade. A perda de olfato e paladar pode ocorrer em infecções virais respiratórias, especialmente na COVID-19, mas também pode acontecer em gripes comuns, resfriados e outras viroses que causam inflamação e congestão nasal. No seu caso, como você está há cerca de uma semana com sintomas gripais e há dois dias percebeu alteração no olfato e paladar, é importante considerar a possibilidade de COVID-19 e realizar um teste para confirmação, se possível. Enquanto isso, o ideal é: manter repouso e boa hidratação usar lavagem nasal com soro fisiológico evitar contato próximo com outras pessoas até esclarecer o diagnóstico Procure atendimento médico se houver piora importante, falta de ar, febre persistente, dor no peito ou queda do estado geral. Na maioria dos casos virais, a perda de olfato e paladar tende a melhorar gradualmente com a recuperação da inflamação nasal. Que Deus abençoe você, concedendo saúde, proteção e uma pronta recuperação. Referências World Health Organization Centers for Disease Control and Prevention Ministério da Saúde UpToDate

Dra. Maria Jose Campos Neta

Dra. Maria Jose Campos Neta

Especialista em Clínica Médica

São Paulo

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.