Estou no 7 dia do uso de bupropiona para emagrecimento, nesses últimos dias tem me causado muita azi

2 respostas
Estou no 7 dia do uso de bupropiona para emagrecimento, nesses últimos dias tem me causado muita azia um tempo após a ingestão, não sei mais o que fazer, devo mudar o horário?
Entendo sua preocupação com os sintomas de azia após o início do uso de bupropiona, especialmente considerando seu objetivo de emagrecimento. A bupropiona é um medicamento originalmente desenvolvido para tratar depressão e auxiliar no cessar do hábito de fumar, mas também pode ser prescrito como parte de um plano de tratamento para perda de peso, devido ao seu efeito sobre o apetite e o metabolismo.

A azia pode ser um efeito colateral associado ao uso de bupropiona, embora não seja o mais comum. É importante considerar que a maneira como o medicamento é tomado pode influenciar o aparecimento de desconfortos gastrointestinais. Algumas medidas podem ser tentadas para minimizar esse desconforto, como tomar o medicamento com alimentos, se não houver orientação contrária do seu médico, ou ajustar o horário de ingestão para ver se há melhora nos sintomas.

No entanto, é crucial que essas alterações sejam discutidas com o profissional de saúde que prescreveu o medicamento. Ele poderá avaliar a pertinência de ajustar o horário de administração da bupropiona ou mesmo considerar outras estratégias de manejo para a azia, que podem incluir o uso de medicamentos para reduzir a acidez estomacal ou mudanças na dieta que possam ajudar a aliviar os sintomas.

Além disso, a medicina integrativa pode oferecer abordagens complementares para o manejo da azia e para a promoção da perda de peso de maneira saudável e sustentável. Estratégias como ajustes na alimentação, práticas de relaxamento e atividade física regular podem ser valiosas tanto para o controle dos sintomas gastrointestinais quanto para auxiliar no processo de emagrecimento.

Lembre-se, a eficácia e a segurança do tratamento dependem de uma avaliação cuidadosa do seu estado clínico geral, das suas necessidades específicas e da monitorização contínua dos efeitos do medicamento. Portanto, é essencial manter uma comunicação aberta com seu médico sobre qualquer sintoma ou preocupação que surja durante o tratamento.

A integração de conhecimentos de nutrologia e práticas complementares pode ser particularmente útil para você neste momento, oferecendo um plano de cuidados que considere todos os aspectos da sua saúde e bem-estar. A abordagem integrativa visa não apenas tratar sintomas específicos, mas também promover uma saúde geral otimizada, o que é fundamental para alcançar seus objetivos de saúde de forma equilibrada e sustentável.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Olá.

Um dos efeitos colaterais da bupropiona é azia, náusea e dor de estômago. Uma das alternativas é ingerir após alguma refeição para minimizar os efeitos, que tendem a melhorar com o passar do tempo.
Caso não haja melhora, retorne com seu médico para tomar a melhor decisão. O endocrinologista é o profissional mais adequado para seguimento de perda de peso e emagrecimento.

Atenciosamente,

Dr Gustvao Koga
Médico Endocrinologista
CRM 188024