Estou no inicio da gravides a medica mandou usar Utrogestan vaginal mais passei a ter cólica, devo p

3 respostas
Estou no inicio da gravides a medica mandou usar Utrogestan vaginal mais passei a ter cólica, devo parar?
Dra. Ana Ximena Zunino
Ginecologista
Rio de Janeiro
NÃO VEJO RAZÃO PARA PARAR, DE QUALQUER MANEIRA, ENTRE EM CONTATO COM SUA MÉDICA.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O uso de utrogestan está indicado em geral para pacientes com história de colo curto com maior risco de trabalho de parto prematuro e para pacientes que realizaram cerclagem uterina devido a incompetência istmo cervical. Infelizmente há um uso indiscriminado dessa medicação sem indicação clínica. Por exemplo, não há evidência que justifique o uso em ameaça de aborto. Além disso o uso dessa medicação não está associado a "cólicas"geralmente. No seu caso, outros diagnóstico diferenciais devem ser pesquisados. De toda forma, não suspenda o uso de uma medicação sem orientação médica, a não ser que essa medicação lhe causa uma reação adversa grave.
Olá! Parabéns pela sua gestação e obrigada por confiar e compartilhar sua dúvida!

O Utrogestan (progesterona) é muito utilizado no início da gravidez para ajudar na fixação e manutenção do embrião, especialmente em casos de risco de aborto ou de histórico de perdas gestacionais.

É comum que, com o uso vaginal, algumas mulheres relatem um leve desconforto ou cólicas, mas geralmente esses sintomas são transitórios e não indicam a necessidade de suspender a medicação.

No entanto, se as cólicas estiverem:
Muito intensas,
Acompanhadas de sangramento,
Ou causando preocupação,

o ideal é que você entre em contato com sua médica o quanto antes para que ela avalie a necessidade de ajustar a dose, trocar a via de administração ou investigar outras causas para as cólicas.

De forma geral, não é recomendado parar o medicamento por conta própria, pois ele é importante para a evolução segura da gestação.

Fique tranquila, respire… é natural ter muitas dúvidas nesse momento. Estou à disposição para te acolher e orientar com todo carinho.

Um abraço apertado,
Dra. Ana Letícia – Ginecologia & Obstetrícia – AMMED

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 839 perguntas sobre Utrogestan
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.