Estou passando por problemas familiares , isso ta afetando no meu trabalho? O que fazer?
19 respostas
Estou passando por problemas familiares , isso ta afetando no meu trabalho? O que fazer?
Olá, boa tarde! É comum de ocorrerem dinâmicas dentro da família que podem nos abalar, e por consequência afetar outras áreas da vida. Mas toda dinâmica, toda questão, tem um funcionamento. No processo de psicoterapia é possível entender esse funcionamento, e transformá-lo, para que isso não te afete desta forma e não prejudique o trabalho. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs!
Convidamo-lo para uma consulta: Primeira consulta - conversa inicial - R$ 170
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. O mundo de hoje nos força a pensar que somos pessoas distintas dependendo do contexto onde nos inserimos. Isso ocorre como uma forma de gerenciar as diferentes demandas sociais (trabalhar, estabelecer uma família, manter uma boa saúde, etc.), mas não é exatamente uma verdade. Apesar de agirmos de forma diversa dependendo do papel que assumimos, uma preocupação pode se fazer presente de forma constante, já que a pessoa preocupada ainda é a mesma. Dito isso, é notável o quanto um problema de uma das esferas de nossa vida pode influenciar em outra, como no seu caso em que problemas familiares intervêm no trabalho. Para tentar resolver ou viver melhor com isso, apenas trocar de ambiente ou tentar não pensar sobre o assunto não ajudam, pois o que nos incomoda tende a aparecer de novo mesmo em novas situações. Meu conselho seria o de buscar um psicólogo com quem você possa falar mais abertamente e de maneira aprofundada sobre suas questões. Assim você poderá encarar o problema de frente e aprender a lidar com ele de forma mais eficiente. Espero ter ajudado. Abraço!

Olá, boa tarde. Problemas familiares influenciam muito mais do que gostaríamos todas as esferas de nossa vida: social, trabalho... O problema se inicia de fato quando começam a interferir em nossa produtividade no trabalho, ou nos isola de nossa vida social.
Acredito que seja qual for o caso vc deveria buscar um psicólogo de sua confiança, e com quem vc se sinta bem em conversar. Ele(a) te ajudará a entender melhor tudo pelo qual vc vem passando e a enfrentar a situação de uma forma equilibrada.
Espero ter ajudado.

Olá. É comum quando uma área de nossas vidas não vai bem e afeta uma outra que vai bem ou não. Dificilmente conseguimos separar o que trabalho e o que é família, pois somos uma pessoa só. Converse com pessoas de confiança e se estiver com muita dificuldade em lidar com essa questão, procure um psicólogo, pois ele será neutro na hora de pontuar as questões. Atenciosamente.

Costumo dizer que quando um evento está nos mobilizando emocionalmente a ponto de impactar na nossa vida profississional, ou em outras áreas da nossa vida, esse é um sinal de que precisamos de ajuda. Um psicólogo pode te ajudar a comprender as dimensões do problema, dimensioná-lo e a buscar os caminhos pra você encontrar um equilíbrio.

Olá! Tudo nessa vida está conectado. Isso nos leva a concluir que os problemas familiares precisam ser enfrentados, resolvidos ou equacionados, em primeiro lugar. Não existe, contudo, soluções simples para problemas complexos. Problemas familiares, geralmente o são. Muitas vezes precisamos de ajuda especializada. Sugiro que busque um psicólogo. Ele não terá respostas prontas para as suas questões, mas juntos, e por meio da capacitação desse profissional, vocês poderão encontrar caminhos seguros para vencer essa crise. Abraço

Boa noite, o comportamento mais sabio nesse momento é procurar uma psicoterapia para te ajudar a entender qual o teu papel no contexto familiar e o tipo de responsabilidade que voce exercita nele. Sem essa consciencia pode correr o risco de se sobrecarregar ou abster de suas responsabilidades no ambito familiar. Compreender qual é teu lugar vai te ajudar a avaliar o grau de responsabilidade que vc tem ou não, sem essa consciencia é dificil saber o que fazer; procure um profissional da area.

Como já disseram meus colegas acima, é claro que problemas familiares afetam o trabalho, o rendimento escolar, os relacionamentos de maneira geral. Não dá para dividir nosso cérebro em compartimentos diferentes, sem conexão. Porém é importante frisar que precisamos aprender a focar em qualquer atividade que estamos realizando, e não nos deixar levar pelas emoções que querem perturbar a nossa mente. Tudo tem o seu momento certo, e quem consegue driblar as emoções negativas que nos perturbam está no bom caminho. Isto não significa que devemos ignorar os problemas familiares, e, na medida do possível, saná-los. Isso não é negar os problemas, mas saber lidar com nossas emoções e fazer a coisa certa.

Olá! Quando uma área da vida não vai bem é bastante comum afetar outras áreas. Lidar com questões familiares não é simples e nos traz grande preocupação, por isso acabamos "carregamos" os problemas. O melhor a fazer é trabalhar o autoconhecimento e a comunicação interpessoal. Para isso, como os colegas já citaram, o ideal é fazer uma psicoterapia para buscar se desenvolver. Espero ter ajudado. ; )

Olá! Geralmente nos sentimos angustiados e confusos quando problemas familiares surgem, muitas vezes provocando dúvidas, medos, insegurança e solidão.
Mas quando um sentimento ruim, um conflito, sintoma, incômodo ou doença aparecem, é interessante debruçar-se e conversar sobre isso, pois são sinais de que algo precisa ser transformado em você e portanto,
te ajudam para o autoconhecimento. Pode ser então uma oportunidade para descobrir aspectos seus que ainda não conhece.
O psicólogo pode ouvir e auxiliar você acompanhando esta travessia do desconhecido para o conhecido, favorecendo o ganho de aprendizados e sabedoria para lidar com as situações difíceis.

Olá. É muito natural que quando estamos atravessando problemas, seja de ordem familiar ou de outra ordem, isso inevitavelmente apareça em outros campos da nossa vida. A questão é como lidamos com conflitos pessoais, de modo que possam ter menos interferência na vida profissional. Encontrar um espaço onde você possa levar suas preocupações, incertezas, frustrações torna-se um cuidado com a sua saúde mental. E, neste sentido, a terapia pode ajudar bastante, sobretudo, nos momentos mais complicados de nossas vidas.

Olá! Boa noite! Quando problemas familiares evoluem ao nível de interferir em outras áreas, como no trabalho, entendo que torna-se importante buscar um acompanhamento psicológico com o intuito de compreender qual o seu papel nessa dinâmica familiar e qual seria a melhor forma de lidar com esses conflitos de maneira que você possa tratar essas questões de forma mais saudável e efetiva, permitindo, assim, um maior equilíbrio entre as diversas áreas da vida. Att. Carolina.

Olá! O filtro das experiências da vida é a mente. Psicoterapia é um processo de autoconhecimento para o nosso benefício e dos outros. Observe onde você tem conexão e vá em frente. Abs.

Infelizmente, não uma resposta pronta para sua questão. De fato, problemas numa esfera da vida irão interferir nas outras pelo fato de sermos a mesma pessoa que trabalha, se relaciona com a família, com amigos, faz planos de vida... não tem como separar perfeitamente uma coisa da outra, nós somos humanos, não somos objetos, máquinas. E do lado de cá, dos profissionais, não temos como te mostrar alternativas a sua questão por aqui, porque na certa seu problema familiar tem toda uma história que não estamos sabendo. Na certa, seu problema familiar necessita de atenção, detidamente, tanto quanto quão complexo ele for. A resposta que eu acredito mais próxima de ser efetiva é que esse é o momento de iniciar uma terapia para dar a devida atenção que esse conflito familiar demanda.
Se eu puder ajudar um pouco mais, fico à disposição.
Um abraço!

Olá! É comum quando algo não está bem em nossas vidas afetar outra área. Recomendo que procure uma psicoterapia para poder te auxiliar nesse momento. Com um acompanhamento de um profissional, irá te ajudar a atravessar esse momento, contribuindo nas melhoras dos seus sintomas.
Abraços!

Ola! Problemas familiares sempre nos atingem de alguma forma. Sugiro procurar por ajuda psicológica para entender a situação e se colocar no lugar adequado, pois isso nos leva a um turbilhão e não conseguimos ver o foco. Procure por ajuda, para que mais uma área da sua vida não seja afetado, ou seja, o seu trabalho, e consequentemente ter uma boa qualidade de vida em todos os aspectos! Espero ter ajudado

Apesar de desempenharmos diversos papéis na nossa rotina, somos uma pessoa só que trabalha, estuda, faz projetos e vive em família. Questões ligadas ao núcleo familiar nos afetam e sensibilizam de tal maneira (pela intimidade e dificuldade em nos afastar) que interferem nos demais campos de atividade e papéis que exercemos. A família é vista como cura, mas também a causa de inúmeras dificuldades que nos levam a pedir ajuda profissional.

Olá,

Tudo depende de como encaramos as situações, transtornos familiares são o que mais nos afetam e tem o poder de invadir outras áreas da nossa vida.
A questão é, até onde você pode mudar esta situação familiar?
Por momentos achamos que a situação é irreversível , em outros encontramos o caminho para mudar tudo isto. Assim como há um problema hoje, pode não haver amanhã.
Procura dividir com alguém de sua confiança ou um profissional, que está de fora sempre vê de outra maneira.
Tenho certeza que você irá encontrar a melhor maneira.

Problemas familiares podem afetar seu trabalho e comprometer seu desempenho. Para que você possa lidar com isso, falar deles com alguém pode te fazer entender melhor o que acontece.
Convidamo-lo para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 160
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Especialistas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Tratamento para dificuldade de relacionamento de casal, familiar e profissional

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.