Estou tendo problema do dente 46 estive com uma dentista para tratamento de canal e o mesmo está calcificado,

Estou tendo problema do dente 46 estive com uma dentista para tratamento de canal e o mesmo está calcificado, e a mesma solicitou que fizesse por microscópio. O fato é não tenho dor no mesmo nem com água gelada estou com curativo a quase 40 dias, posso colocar um bloco sem fazer o canal?

4 respostas


Olá. Se tem indicação de tratamento de canal, não há como colocar o bloco sem tratá-lo.

Dr. Diego Limoeiro

Dr. Diego Limoeiro

Cirurgião buco-maxilo-facial

Duque de Caxias

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá. Quando o canal está calcificado e precisa tratar geralmente é porque ele está necrosado (morto), e tem bactérias que com o tempo pode provocar uma infecção. Por isso que precisa tratar o canal. Como está calcificado, significa que ele ficou muito mais estreito que o normal é mais difícil de achar, daí a necessidade de tratar com um especialista (endodontista) que tenha microscópio. Colocar o bloco sem tratar certamente irá trazer problemas futuros.


O mais indicado é você procurar um endodontista (dentista especialista em canal ) para uma avaliação clínica e radiografica. Existe a possibilidade de se fazer bloco sem necessidade de se fazer o tratamento de canal; porém isso tem que ser muito bem avaliado.


Se faz necessário a avaliação radiográfica ou até tomográfica do dente. A tomografia é como se fosse um mapa/guia para o Endodontista poder tratar seu dente de uma maneira mais assertiva e segura. Para recomendar a colocação do bloco ou não, é necessário executar exames clínicos e ter a tomografia em mãos. Abraço

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.