Estou tomando 40mg de fluoxetina a 40 dias, para tratar crise de ansiedade e estava fazendo uso de 5
Estou tomando 40mg de fluoxetina a 40 dias, para tratar crise de ansiedade e estava fazendo uso de 5 gotas de clonazepam 2,5mg/ml, também diariamente por 29 dias. Parei há 4 dias o clonazepam. Posso vir a sentir efeito rebote?
5 respostas
Creio que não. Foi pouco tempo de uso. E, se já está sem o clonazepam há 4 dias e não sentiu nada de diferente, provavelmente não sentirá. Fique tranquilo.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Sim, é possível haver um leve sintomas de abstinência após a suspensão do clonazepam, principalmente com aumento temporário da ansiedade ou dificuldade para dormir. No seu caso, como a dose era baixa e o tempo de uso foi curto, a chance tende a ser menor. Caso os sintomas sejam intensos ou persistam por vários dias, entre em contato para reavaliação. É importante reforçar que não se deve suspender ou alterar a dose de nenhum medicamento sem a orientação do seu psiquiatra.
Sim, existe a possibilidade de ocorrer efeito rebote ou sintomas de abstinência após a interrupção do clonazepam, principalmente quando ele foi utilizado diariamente por cerca de um mês. Embora 29 dias seja um período relativamente curto, algumas pessoas podem apresentar sintomas como aumento da ansiedade, insônia, irritabilidade, inquietação, tremores e, em alguns casos, maior sensibilidade a estímulos. Esses sintomas costumam surgir entre 1 e 7 dias após a suspensão, dependendo da dose e das características individuais. Como você já está em uso de fluoxetina há cerca de 40 dias, é possível que ela já esteja exercendo seu efeito terapêutico sobre a ansiedade, o que pode reduzir a intensidade do rebote. Se, após quatro dias sem clonazepam, você estiver se sentindo bem, é um sinal favorável. No entanto, caso ocorram sintomas intensos ou persistentes, é importante entrar em contato com o médico que acompanha seu tratamento, pois pode ser necessário ajustar a forma de retirada. Nunca reinicie ou aumente a dose do clonazepam por conta própria.
Dificilmente, pois a dose que você estava tomando estava bem baixa. Para se ter noção, 20 gotas de Clonazepam equivalem a 2 mg, então 5 gotas de clonazepam seriam somente 0,5 mg. Essa dose é bem baixa, então dificilmente causará um efeito rebote após a interrupção do uso, ainda mais se foi por pouco tempo, como 40 dias.
Olá! Sim, é possível que você sinta algum efeito rebote ou sintomas de descontinuação, mesmo tendo usado uma dose considerada baixa (5 gotas ). O motivo para isso acontecer se deve a dois fatores principais:tTempo de uso: Você utilizou o clonazepam diariamente por 29 dias (cerca de 4 semanas). O cérebro se adapta rapidamente à presença dos benzodiazepínicos, e uma interrupção abrupta após esse período pode gerar reações, como você parou há 4 dias e o clonazepam tem uma eliminação lenta do corpo (meia-vida longa), é justamente entre o 3º e o 7º dia após a interrupção que os níveis do remédio no sangue caem a ponto de o corpo notar a ausência. A boa notícia é que você já está completando 40 dias de uso da fluoxetina (40mg). Esse é o período em que o antidepressivo geralmente atinge o seu início de eficácia terapêutica ideal para o controle da ansiedade a longo prazo. No entanto, como a ansiedade era o seu sintoma inicial, o cérebro pode ficar temporariamente mais vulnerável nesses primeiros dias sem o calmante. A conduta ideal para benzodiazepínicos utilizados por cerca de um mês é o desmame gradual (reduzir para 3 gotas, depois 2, depois 1) em vez da parada abrupta, justamente para evitar o rebote.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


