Estou tomando a venlafaxina a 1 mês 75 mg e a 4 dias meu médico aumentou a dosagem, 75mg+37,5 mg e Q

3 respostas
Estou tomando a venlafaxina a 1 mês 75 mg e a 4 dias meu médico aumentou a dosagem, 75mg+37,5 mg e Quetiapina 25 mg à noite, nos 4 primeiros dias a angústia aliviou bastante, porém essa noite tive insônia e quando voltei a dormir depois de 2 hrs acordei com o coração acelerado, com crise e angustiada e ainda estou me sentindo assim, é normal durante esse período de adaptação ?
Apesar de poder haver algumas reações a aumentos da dose, isto não representa, necessariamente, um período de adaptação. Se você tem um transtorno de ansiedade ou outro transtorno associado a sintomas ansiosos, pode ser que, apenas, a medicação ainda não tenha tido tempo suficiente para agir (ou a dose ainda seja insuficiente) e, o que sentiu, são sintomas do próprio transtorno em tratamento. Converse com seu psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Você começou tomando venlafaxina 75 mg há cerca de um mês e, há quatro dias, seu médico ajustou a dose para 75 mg + 37,5 mg, além de adicionar quetiapina 25 mg à noite. Nesse início, você se sentiu bem — a angústia diminuiu. Mas na última noite teve insônia, despertou com o coração acelerado, crise de angústia e a sensação persiste.

É normal durante esse período de adaptação?

Sim, é esperado passar por mudanças no corpo e nas emoções nesse momento de ajuste.

Os efeitos colaterais comuns no início ou após aumento da dose de venlafaxina incluem: insônia, palpitações, agitação, ansiedade, ansiedade aumentada e sensações desconfortáveis. Eles costumam aparecer logo no início do tratamento ou logo após a mudança de dose e podem durar de 1 a 3 semanas, frequentemente sendo mais intensos na primeira semana
Doctoralia
+3
Doctoralia
+3
Doctoralia
+3
.

Quanto ao tempo de efeito da venlafaxina: sintomas iniciais podem aparecer em 3 a 4 dias, mas o efeito terapêutico completo geralmente leva de 2 a 4 semanas

Para reduzir efeitos indesejados, o ideal é fazer o aumento de dose de forma gradual, com intervalos de pelo menos duas semanas; isso ajuda o corpo a se adaptar melhor

A adição da quetiapina tem como objetivo ajudar no sono e reduzir a angústia. No geral, ela ajuda a atenuar a insônia, sobretudo quando combinada com venlafaxina
. Apesar disso, qualquer alteração pode inicialmente causar ajustes no sono ou reações física
Em resumo:

É completamente comum sentir insônia, taquicardia e angústia logo após um aumento de dose de venlafaxina, com ou sem quetiapina. Esses sintomas são geralmente temporários e tendem a melhorar com o tempo (dias a poucas semanas), conforme o organismo se ajusta. Se persistirem, piorarem ou trouxerem muita angústia, é importante comunicar ao seu médico para que ele possa avaliar e orientar possíveis ajustes.
Olá! Sim, lembrando que todo ajuste de antidepressivo ou início de uma nova classe, pode demorar aproximadamente mais de 14 dias para fazer efeito, sendo natural uma crise ou outra em fase de adaptação. At.te.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1255 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.