Estou tomando azitromicina , prednisona e cetoprofeno devido COVID estou com dor de estômago o que f
4
respostas
Estou tomando azitromicina , prednisona e cetoprofeno devido COVID estou com dor de estômago o que fazer para melhorar essa dor, náuseas e falta de apetite?
Dr. Victor Hugo de Souza Galvão
Especialista em clínica médica, Internista, Médico clínico geral
Recife
Eu recomendo que procure um médico de sua confiança para avaliar a necessidade delas. Não existem evidências que essas medicações tenham efeitos benéficos no tratamento de covid-19 e no momento estão causando só efeitos adversos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A sua dor de estômago pode ser decorrente das medições em uso, sobretudo do anti-inflamatório (cetoprofeno). Se possível evite-o. Se você não tiver alergia/intolerância pode fazer uso de sintomáticos como buscopam composto (dipirona e hioscina) até de 6/6h (para dor), vonau (ondansetrona) até de 6/6h ou dramin até de 6/6h (para náuseas) e protetor gástrico como pantoprazol 40mg/dia ou omeprazol 40mg/dia (dor gástrica). Se persistir os sintomas o aconselhável é buscar atendimento médico.
A dor de estômago, náuseas e falta de apetite que você está sentindo são provavelmente efeitos colaterais da combinação desses medicamentos, especialmente do cetoprofeno (anti-inflamatório) e da prednisona (corticoide), que juntos aumentam o risco de irritação gástrica. A azitromicina também pode causar desconforto gastrointestinal. Recomendo: tome os medicamentos após as refeições; associe um protetor gástrico como omeprazol (se não tiver contraindicação); prefira alimentação leve e fracionada. Se a dor for intensa, persistente ou houver sinais como vômitos com sangue ou fezes escuras, procure urgência. Comunique esses sintomas ao médico que prescreveu o tratamento.
Uma boa anamnese, exame físico, talvez exames complementares, podem te ajudar muito.
Perguntas relacionadas
- Tomei azitromicina de 1g e estou usando trivagel n 24h atrás, hoje apareceu bolinhas vermelhas no meu corpo, não coçam, nem dói, e manchinhas escuras nas mãos. É normal? Devo procurar em especialista?
- Bom dia! O médico me receitou Azitromicina, mas não consigo engolir o comprimido. Posso cortá-lo ao meio ??
- Tenho 44 kg e o médico passou azitromicina 500g. É correto apesar da bula tá escrito que é pra tomar a partir de 45 kg?
- Estou tomando doxiciclina 100mg 2x ao dia por 7 dias. Faço uso de creatina 3g pois pratico exercícios. Posso continuar tomando creatina nesse período?
- O Que fazer quando tomar a azitromicina errada? Era 1 comp 24h e tomei 2 comprimido em 24h. Posso tomar outro no dia seguinte, após 12h ?
- O médico prescreveu azitromicina 500mg 2cp 12/12 hr por 3 dias Está correto?
- Olá tomei uma caixa de de azitromicina de 3 comprimidos, ou seja, tomei 2comprimidos no mesmo momento no primeiro dia. Queria saber se tomei certo ou errado
- Cimegripe é indicado para quem está com a nova variante de COVID?
- Tomei azitrimicina, estou com gases posso tomar luftal??
- Ola, bom Dia! Pode tomar Montelucaste de sódio junto com azitromicina?? Obrigado!!
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1162 perguntas sobre Azitromicina
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.