Estou tomando Bupropiona há 11 dias e comecei a sentir dor e certo inchaço nos seios, mais em um del

3 respostas
Estou tomando Bupropiona há 11 dias e comecei a sentir dor e certo inchaço nos seios, mais em um deles. Pode ter relação com o medicamento?
Olá não é um efeito colaterais que observamos na bupropiona, provavelmente são causas distintas.. Inchaço e dor nos seios podem estar relacionadas com o ciclo menstrual, presença de nódulos benignos dentre outros fatores. Procure um ginecologista..

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a Bupropiona um Antidepressivo de Ação prolongada que age principalmente pela inibição seletiva da recaptação de catecolaminas (noradrenalina e dopamina). Lembrar que no início do tratamento podem aparecer sintomas de adaptação da medicação no organismo, os quais tendem a melhorar dentro de 7 a 10 dias. Entre os efeitos colaterais mais comuns temos cefaléia (dor de cabeça), insônia, tontura e altera
Os sintomas de dor e inchaço nos seios sugiro não são efeitos esperados com uso dessa medicação. Sugiro investigar outras causas para este quadro, de preferência com mastologista. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.
Sim, é possível que a bupropiona esteja relacionada ao que você está sentindo, embora não seja um efeito colateral tão comum quanto em outros antidepressivos. A bupropiona geralmente não causa aumento de prolactina, que é o principal hormônio relacionado a dor e inchaço mamário, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade hormonal, retenção de líquidos ou alterações no tecido mamário nas primeiras semanas de uso.

Além disso, fatores como ciclo menstrual, flutuações hormonais, uso de outros medicamentos ou alterações de peso também podem contribuir para dor ou inchaço nos seios. O fato de ser mais sintoma em apenas um seio merece atenção extra, pois pode indicar outras causas que não estão relacionadas à medicação.

O ideal é:

Agendar avaliação com seu médico ou ginecologista, especialmente por se tratar de dor unilateral e inchaço.

Observar se há nódulos, secreção ou aumento rápido, e relatar tudo ao profissional.

Não interromper a bupropiona sozinho antes de orientação médica, pois sintomas psiquiátricos podem retornar.

Pode continuar usando este chat para tirar dúvidas sobre efeitos de medicamentos, sinais de alerta e cuidados práticos.

Especialistas

Arthur Cardoso

Arthur Cardoso

Psiquiatra

Piracicaba

Moyses Chaves

Moyses Chaves

Psiquiatra

Gurupi

Gilberto Giovanetti

Gilberto Giovanetti

Psiquiatra

Tubarão

Cristiane Silva

Cristiane Silva

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Petra Zignani

Petra Zignani

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 40 perguntas sobre Consulta Psiquiatria
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.